38ª VOG - RC BARREIRO

06-12-2021

A 38ª VOG do Governador Paulo Martins, decorreu no dia 6 de dezembro ao Rotary Club do Barreiro com encontro no Marco Rotário do clube, localizado na entrada da cidade, numa relevante marca de Imagem Pública de Rotary na comunidade. A aguardar o Governador encontrava-se o Presidente Carlos Cardigos e vários companheiros do clube que partiram para a visita ao Museu "Espaço Memória" na zona que outrora foi o coração industrial do Barreiro, onde foi possível apreciar a historia do Barreiro desde o paleolítico até aos nossos dias, observando um vasto acervo patrimonial, artístico, histórico e documental do povo e história desta comunidade que foi elevada a cidade em 1984,

De passagem pela magnifica sede do Rotary Club do Barreiro, um Moinho junto ao Tejo com uma bela vista sobre Lisboa, num espaço cedido pela Autarquia.

Seguidamente a comitiva dirigiu-se à Câmara Municipal do Barreiro para apresentação de cumprimentos ao Presidente reeleito, Dr. Frederico Costa Rosa, oportunidade para agradecer o apoio que a Autarquia tem dado ao clube, reconhecendo a sua relevante ação humanitária ao longo dos seus 25 anos de historia. O Governador abordou o projeto de divulgação da Campanha Juntos Salvamos Vidas para Erradicação da Pólio, nos outdoors da Autarquia, que colheu parecer favorável. Idem em relação ao projeto Ambiente " Arvore, Eterna Companheira " colaborando com o clube na plantação de tantas árvores quantos sócios do Clube, atualmente 26, envolvendo as escolas.

A reunião com Conselho Diretor onde o Governador pode apreciar o Plano de Ação do Clube que está a ser implementado com grande empenho, incluindo o reforço do Quadro Social com entrada de jovens. O Clube tem grandes tradições também nos Intercâmbios de Jovens - Campos de Ferias, tema suspenso devido a pandemia que se espera seja retomado no próximo ano rotário.

O Jantar Festivo foi realizado na IPSS NÓS que é apoiada pelo clube. A NÓS é uma Associação de Pais e Técnicos para a integração do Deficiente. O espaço foi gentilmente cedido pela IPSS, sendo possível realizar jantar num ambiente familiar e caloroso. Registou-se a presença dos Assistentes do Governador para os Grupos 18 e 19, Companheiros João Peralta e Carlos Proença, do representante da Câmara Municipal do Barreiro, Vereador Carlos Guerreiro, do Presidente Rotaract Club do Barreiro, Companheiro Eduardo Fernandes, do Diretor-Geral da IPSS anfitriã, Dr. Humberto Candeias e de visitantes de clubes da Península de Setúbal.

Foi admitida no clube a Companheira Jennifer Pestana que transitou do Rotaract. Na sua intervenção o Companheiro Paulo Martins saudou o clube com forte ação no Servir para Transformar Vidas, reconhecido pela comunidade e entregou Diplomas de Reconhecimento e Mérito Rotário aos sócios com vinte ou mais anos em Rotary, incluindo alguns fundadores.