Contagem Regressiva para entrarmos para a História

Com a ajuda de todos, conseguiremos eliminar a pólio para sempre.

No dia mundial de combate à Pólio - 24 de outubro - lançámos uma campanha distrital para divulgação e angariação de doações que vão salvar vidas e dar às crianças de todo o mundo a oportunidade de terem um futuro saudável e livre da paralisia infantil.


Rotary International e os seus parceiros

O Rotary International e os seus parceiros lideram uma task-force de erradicação mundial da Pólio há mais de 30 anos. O nosso programa Pólio Plus foi o primeiro programa a abraçar a erradicação da paralisia infantil através da vacinação de crianças em grande escala. 

Como membros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), o Rotary International concentra-se na defesa e difusão desta causa, através da angariação de fundos, voluntariado e aumento da consciencialização para a necessidade de erradicar a Poliomielite.

Os Rotários já doaram mais de 2,2 mil milhões de dólares e incontáveis horas de trabalho voluntário para proteger mais de 3 mil milhões de crianças em 122 países. 

O Rotary tem desempenhado há mais de 35 anos um importante papel na sensibilização dos governos mundiais que levou à contribuição destes de mais de 10 mil milhões de dólares para a erradicação da poliomielite.


O que é a Pólio

A Poliomielite causa paralisia e pode ser fatal e ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo. 

O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia numa questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos. 

Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina.

 Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.

A Pólio hoje

Quando o Rotary e os seus parceiros formaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, ocorriam 350.000 casos de pólio por ano em 125 países. 

Hoje, reduzimos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam a reportar casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão. 

Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar, e mais de 1,5 milhões de pessoas que teriam morrido estão vivas.

 A infraestrutura que construímos para acabar com a Poliomielite está a ser utilizada para prevenir e tratar outras doenças (como a Covid-19), causando um impacto significativo em outras áreas da saúde pública.

Rotary em Ação

Mais de um milhão de Rotários doam tempo e dinheiro para o combate à Pólio.

 Todos os anos, muitos de nós atuamos ao lado de agentes de saúde na vacinação de crianças em países afetados pela doença. 

O Rotary International trabalha com a Unicef e outros parceiros na preparação e distribuição de materiais destinados às áreas afetadas por conflitos, barreiras geográficas e pobreza, além de recrutar voluntários, transportar a vacina e ajudar nos aspectos logísticos.

O Rotary e os seus parceiros fizeram um tremendo progresso contra a Pólio, veja os seus testemunhos na primeira pessoa!

#ROTARY PORTUGAL - JUNTOS SALVAMOS VIDAS é um projeto da Comissão Distrital D1960 - THE ROTARY FOUNDATION em colaboração com a Comissão Distrital D1960 de Comunicação e Imagem Pública de Rotary