Contagem Regressiva para entrarmos para a História
Com a ajuda de todos, conseguiremos eliminar a pólio para sempre.
No dia mundial de combate à Pólio - 24 de outubro - lançámos uma campanha distrital para divulgação e angariação de doações que vão salvar vidas e dar às crianças de todo o mundo a oportunidade de terem um futuro saudável e livre da paralisia infantil.
Rotary International e os seus parceiros
O Rotary International e os seus parceiros lideram uma task-force de erradicação mundial da Pólio há mais de 30 anos. O nosso programa Pólio Plus foi o primeiro programa a abraçar a erradicação da paralisia infantil através da vacinação de crianças em grande escala.
Como membros da Iniciativa Global de Erradicação da Pólio (GPEI), o Rotary International concentra-se na defesa e difusão desta causa, através da angariação de fundos, voluntariado e aumento da consciencialização para a necessidade de erradicar a Poliomielite.
Os Rotários já doaram mais de 2,2 mil milhões de dólares e incontáveis horas de trabalho voluntário para proteger mais de 3 mil milhões de crianças em 122 países.
O Rotary tem desempenhado há mais de 35 anos um importante papel na sensibilização dos governos mundiais que levou à contribuição destes de mais de 10 mil milhões de dólares para a erradicação da poliomielite.
O que é a Pólio
A Poliomielite causa paralisia e pode ser fatal e ainda ameaça as crianças de algumas partes do mundo.
O vírus invade o sistema nervoso e pode causar paralisia numa questão de horas, colocando em risco pessoas de qualquer idade, mas principalmente menores de cinco anos.
Não existe cura para a pólio, mas ela pode ser evitada com a vacina.
Ao contrário de muitas doenças, a poliomielite pode ser erradicada.
A Pólio hoje
Quando o Rotary e os seus parceiros formaram a Iniciativa Global de Erradicação da Pólio, em 1988, ocorriam 350.000 casos de pólio por ano em 125 países.
Hoje, reduzimos os casos em 99,9% e apenas dois países continuam a reportar casos do vírus selvagem: Afeganistão e Paquistão.
Graças aos esforços do Rotary e dos seus parceiros, cerca de 19,4 milhões de pessoas que teriam ficado paralíticas podem andar, e mais de 1,5 milhões de pessoas que teriam morrido estão vivas.
A infraestrutura que construímos para acabar com a Poliomielite está a ser utilizada para prevenir e tratar outras doenças (como a Covid-19), causando um impacto significativo em outras áreas da saúde pública.
Rotary em Ação
Mais de um milhão de Rotários doam tempo e dinheiro para o combate à Pólio.
Todos os anos, muitos de nós atuamos ao lado de agentes de saúde na vacinação de crianças em países afetados pela doença.
O Rotary International trabalha com a Unicef e outros parceiros na preparação e distribuição de materiais destinados às áreas afetadas por conflitos, barreiras geográficas e pobreza, além de recrutar voluntários, transportar a vacina e ajudar nos aspectos logísticos.
O Rotary e os seus parceiros fizeram um tremendo progresso contra a Pólio, veja os seus testemunhos na primeira pessoa!
#ROTARY PORTUGAL - JUNTOS SALVAMOS VIDAS é um projeto da Comissão Distrital D1960 - THE ROTARY FOUNDATION em colaboração com a Comissão Distrital D1960 de Comunicação e Imagem Pública de Rotary