21ª VOG - RC FUNCHAL

01-11-2021

A iniciar as Visitas Oficiais aos Clubes do Arquipélago da Madeira, na companhia da sua mulher Teresa Lameiras, o Governador realizou a 21ª VOG do ano ao Rotary Club do Funchal.

Com início no domingo dia 30 de outubro, na Companhia do Presidente do RC Funchal Companheiro Edgar de Aguiar, foi efetuada uma visita ao Companheiro mais antigo do clube, António Drummond Borges - que por motivos de saúde se encontra impedido de assistir às reuniões e sessões publicas. Acompanharam outros companheiros do clube, numa tarde muito bem passada onde se falou da história de Rotary e desafios futuros. O Governador entregou ao Companheiro anfitrião um Diploma de Reconhecimento pelo seu exemplo em Rotary.

Seguiu-se a reunião com o Conselho Diretor no local habitual de reunião do clube, no Hotel Mélia, na qual o Governador deixou vários desafios no quadro do Plano Acão para este ano. O Clube tem com objetivo admitir três novos sócios, retomar as reuniões presenciais semanais, e desenvolver ações de apoio à comunidade. O clube aderiu ao Projeto de Ambiente do D1960 - Arvore Eterna Companheira.

O Jantar Festivo, nessa noite de domingo, registou a presença Assistente do Governador para o grupo1, Companheira Diná Goncalves, da Presidente do RC Machico-Santa Cruz, Companheira Jerónima Carvalho e de vários convidados e familiares, num ambiente de caloroso Companheirismo. O Governador apelou ao empenho na afirmação de se fazer cumprir Rotary, com projetos e num ambiente de Companheirismo, inspirado na Visão de Rotary.

A visita continuou no dia seguinte, segunda-feira 1 de novembro, com uma deslocação por barco e uma visita à Ilha de Porto Santo, organizada e coordenada pelo RC Funchal, numa oportunidade única para acompanhar as celebrações comemorativas do achamento da ilha em 1418. A comitiva integrou a cerimónia realizada na Assembleia Municipal com a presença do Presidente da Câmara Municipal do Porto Santo e diversos dirigentes de Instituições e Autoridades Locais. Na ocasião o Governador Paulo Martins dirigiu breves palavras ao Presidente da CM Porto Santo, conviveu com alguns ex-rotários do extinto Rotary Clube de Porto Santo e ficou em aberto a possibilidade de voltar a existir um Clube Rotario na ilha. No programa das comemorações seguiu-se uma Missa, a exibição do Grupo Musical e a plantação de uma Arvore da Amizade. O convívio prolongou-se pela tarde após almoço partilhado em franco Companheirismo.

Ao inicio da manhã do dia 2 de novembro, de regresso à Ilha da Madeira, teve lugar a sessão protocolar de apresentação de cumprimentos ao Senhor Presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma da Madeira, acompanhando o Governador uma delegação do RC Funchal liderada pelo seu Presidente. A sessão revelou-se muito interessante tendo sido reconhecido o relevante papel do RC Funchal ao longo dos seus 88 anos de história e partilhados desafios de ação no presente e futuro.
A finalizar este momento o Companheiro Governador foi entrevistado pela RTP Madeira, tendo tido a oportunidade de acentuar o importante papel dos Clubes Rotários no Arquipélago, nomeadamente no apoio ao desenvolvimento económico comunitário e à educação, através da entrega de Bolsas Educacionais.