Seminário de

SERVIÇOS PROFISSIONAIS 2022

TALENTO - Recrutar, gerir e reter


Companheiras e Companheiros,

Rotary, enquanto organização de líderes e de profissionais, preocupa-se com as alterações no mercado de trabalho derivadas da tecnologia, demografia, globalização e educação que impactam fortemente o emprego e a competitividade do país.

Na Europa, três em quatro empresas já vêm a sua produtividade e rentabilidade comprometidas pela escassez de competências e pela dificuldade em recrutar as pessoas adequadas às atividades a desenvolver e, independentemente do sector de atividade.

Neste sentido, o Seminário do presente ano vai abordar a questão do TALENTO (ou a sua falta) nas organizações, na perspetiva da seleção, da gestão e da motivação para reter as pessoas necessárias ao adequado desenvolvimento das atividades e dos negócios.

Vamos contar com diferentes intervenções que vão relatar a situação atual nos seus negócios (pequenas e grandes empresas), para descobrirmos estratégias e boas práticas.

Haverá, ainda, lugar a debate.

Será uma sessão aberta a não rotários. Contamos com a presença de todos!


Alexandra Costa Artur - Presidente da Comissão Distrital de Serviços Profissionais - D1960 - 2021/2022


Os Oradores

Ana Teresa Penin

Com uma carreira de 30 anos dedicada ao desenvolvimento profissional e possuindo um perfil pragmático, Ana Penim assume-se como Thinking Partner de Líderes e Executivos de empresas altamente competitivas, nacionais e multinacionais, dos mais variados ramos de negócio.

A sua experiência e conhecimentos como empresária, no que respeita às dinâmicas de gestão do negócio, liderança, comunicação, negociação, vendas, retail, tendências de consumo e comportamento do consumidor são especialmente apreciados por Executivos e Empresas que querem desafiar-se a si próprios, otimizar a sua relação com a equipa e com o mercado.

Cofundadora e Managing Partner da YouUp - The Coaching and Mentoring Company, a mais antiga empresa portuguesa do setor.

Cofundadora do INV - Instituto de Negociação e Vendas, empresa dedicada à negociação e às vendas.

Mestre em Psicologia Organizacional; Master Practitioner em Coaching e Mentoring pela EMCC Global e PCC pela ICF; MBA; formação variada em Negociação e Vendas (Harvard/MIT), entre outras.

Autora e cocriadora de diversos conceitos comportamentais inovadores como a "Atitude UAUme!®", "No Noise®", "ActiveLeaderUp©", "Fórmula da Mudança", entre outros, os quais têm inspirado Líderes, Gestores de Recursos Humanos, outros Coaches, Team Coaches e Mentores, a desenvolver e transformar o estado emocional e a performance de si próprios e das suas equipas.

Docente do Ensino Superior e Formadora na área comportamental.

Autora de vários livros como: "Ferramentas de Coaching"; "Ferramentas de Team Coaching"; "Ferramentas de Mentoring"; "Atitude UAUme! ®"; "A Arte da Guerra na Educação e Formação", "Negociar & Vender", entre outros.

Autora regular de artigos especializados e vídeos sobre Coaching, Team Coaching e Mentoring, Comportamento do Consumidor, Retail, Negociação e Vendas.

Cofundadora e Publisher da revista DO it! - Vendas & Negociação.

Speaker internacional.


    Sandra Carvalho

    Possui Mestrado Integrado em Psicologia do Trabalho e das Organizações, Mestrado em Mediação e Interculturalidade, Pós-graduação em Mediação de Conflitos, com certificação pelo Ministério da Justiça e Pós Graduação em Gestão.

    Tem certificado de Competências Pedagógicas de Formador (CCP) e Formação em COACHING pela WE CREATE.

    Com percurso profissional com mais de 20 anos, iniciou a sua colaboração com o GRUPO EGOR em 2014, como consultora, no âmbito do Recrutamento & Seleção, Assessment & Development Centers, sendo igualmente responsável pelos Programas de Gestão de Carreira.

    Desde o inicio de 2021 que assume a Direção da Área de Recrutamento e Seleção Especializado e de Avaliação Psicológica da RH NORTE.





    Diogo Amorim

    "Toda a vida fui extremamente interessado em gastronomia. Estudei Artes Culinárias numa das mais reputadas escolas de hotelaria na Suiça.

    Estagiei num dos melhores restaurantes do mundo: o The Fat Duck, em Inglaterra. Foi aí que aprofundei o meu interesse em pão de fermentação natural, visto que o restaurante de 3 estrelas michelin se encontrava nessa altura a estudar o potencial gastronómico deste simples, e no entanto, complexo alimento. 

    Trabalhei num dos melhores restaurantes portugueses, o Vila Joya, e vim para Lisboa em 2015 fazer um Mestrado em Ciências Gastronómicas. 

    Durante quase dois anos desenvolvi o projecto Gleba, viajando por Portugal em busca de pequenos produtores de cereais e técnicas de panificação ancestrais. 

    No final de 2016 abri a padaria Gleba, onde se faz pão autêntico e verdadeiro. 

    Atualmente, a Gleba é a referência Lisboeta em pão artesanal, contando com 7 lojas, cercade 350 clientes B2B e 90 funcionários."


    Margarida Calado

    "A Margarida Calado é apaixonada pela Gestão de Talento e pela Igualdade, Diversidade e Inclusão. Licenciou-se em Psicologia Clínica (vertente sistémica) na Universidade de Lisboa e posteriormente tirou uma Pós-graduação em Gestão no INDEG e o PARH - Programa Avançado de Gestão de Recursos Humanos da Universidade Católica Portuguesa. 

    Profissionalmente trabalhou sempre nas áreas de People, quer como consultora - passando pela Boyden e pela Jason Associates - quer em empresas como a Microsoft, a IKEA e atualmente a NTT DATA, onde assumiu o desafio de Head of People em março de 2020, em pleno inicio da pandemia."