VISITA PROFISSIONAL - INFRALOBO

25-02-2023

Inserida no calendário determinado pelo Governador VÍtor Cordeiro e organizada pela Comissão Distrital de Serviços Profissionais, realizou-se do dia 25 de fevereiro uma visita à empresa INFRALOBO,Lda, amavelmente dirigida pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Manso, que deu a conhecer o projeto SMART RESORT em aplicação em Vale de Lobo. A Infralobo é uma empresa participada pela Câmara Municipal de Loulé e pela empresa Vale de Lobo, para gestão inteligente do Resort Vale de Lobo e urbanizações adjacentes, proporcionando smart managment, melhoría contínua e optimização de recursos.

 Este projeto inovador é uma visão integrada 360° para a gestão inteligente do resort de Vale do Lobo, nas áreas de atuação da empresa municipal Infralobo: água, saneamento, recolha de resíduos; e em funções delegadas pelo município - limpeza urbana, espaços verdes e via pública.

Na gestão da água, com recurso à telemetria baseada na tecnologia LoRa é possível detectar em tempo real eventos de perda da água e informar em tempo útil os clientes sobre consumos excessivos.
Nos espaços verdes possui um sistema de rega inteligente, que com base nos dados da estação meteorológica instalada na sede, permite ajustar a rega. Na noite anterior à nossa visita tinha chovido e o sistema manteve-se desligado.
Na gestão dos resíduos possui um sistema de recolha inteligente, que permite a otimização de rotas de recolha seletiva, conforme o nível de enchimento dos caixotes de lixo. A implementação da gestão de frota, também permitiu uma melhor afetação e utilização das viaturas disponíveis.A instalação de painéis fotovoltaicos e baterias de grande capacidade permite a autonomia elétrica do edifício sede e da frota de veículos elétricos e ainda retirar rentabilidade neste domínio.
Todos os investimentos resultaram numa poupança de mais de 250 mil euros ano e de uma redução significativa da água não faturada, dos 18 para os 6,4%.
E mais impactante é o resultado medido pela satisfação dos anos de 550 utilizadores registados, que cresceu dos 65 para 81%.
A solução de gestão de reclamações, também disponível por telemóvel, aposta no princípio KISS - "Keep it simple, stupid!", ou seja, que a maioria dos sistemas funciona melhor se forem mantidos simples, evitando a complexidade desnecessária.