VISITA PROFISSIONAL - INFRALOBO
Inserida no calendário determinado pelo Governador VÍtor Cordeiro e organizada pela Comissão Distrital de Serviços Profissionais, realizou-se do dia 25 de fevereiro uma visita à empresa INFRALOBO,Lda, amavelmente dirigida pelo seu Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Manso, que deu a conhecer o projeto SMART RESORT em aplicação em Vale de Lobo. A Infralobo é uma empresa participada pela Câmara Municipal de Loulé e pela empresa Vale de Lobo, para gestão inteligente do Resort Vale de Lobo e urbanizações adjacentes, proporcionando smart managment, melhoría contínua e optimização de recursos.
Este projeto inovador é uma visão integrada 360° para a gestão inteligente do resort de Vale do Lobo, nas áreas de atuação da empresa municipal Infralobo: água, saneamento, recolha de resíduos; e em funções delegadas pelo município - limpeza urbana, espaços verdes e via pública.
Na gestão da água, com recurso à telemetria baseada na tecnologia LoRa é possível detectar em tempo real eventos de perda da água e informar em tempo útil os clientes sobre consumos excessivos.Nos espaços verdes possui um sistema de rega inteligente, que com base nos dados da estação meteorológica instalada na sede, permite ajustar a rega. Na noite anterior à nossa visita tinha chovido e o sistema manteve-se desligado.
Na gestão dos resíduos possui um sistema de recolha inteligente, que permite a otimização de rotas de recolha seletiva, conforme o nível de enchimento dos caixotes de lixo. A implementação da gestão de frota, também permitiu uma melhor afetação e utilização das viaturas disponíveis.A instalação de painéis fotovoltaicos e baterias de grande capacidade permite a autonomia elétrica do edifício sede e da frota de veículos elétricos e ainda retirar rentabilidade neste domínio.
Todos os investimentos resultaram numa poupança de mais de 250 mil euros ano e de uma redução significativa da água não faturada, dos 18 para os 6,4%.
E mais impactante é o resultado medido pela satisfação dos anos de 550 utilizadores registados, que cresceu dos 65 para 81%.
A solução de gestão de reclamações, também disponível por telemóvel, aposta no princípio KISS - "Keep it simple, stupid!", ou seja, que a maioria dos sistemas funciona melhor se forem mantidos simples, evitando a complexidade desnecessária.