VISITA PROFISSIONAL À CENTRAL TERMOELÉCTRICA DO RIBATEJO

23-03-2024

No passado dia 23 de março de 2024 realizou-se uma visita organizada pela Comissão Distrital dos Serviços Profissionais à Central Termoelétrica do Ribatejo, localizada no Carregado, com o apoio incondicional do Past-Governador Vítor Cordeiro, anterior diretor desta infraestrutura estratégica nacional.

Esta visita há muito aguardada, registou elevada adesão, tendo participado companheiros de 17 clubes rotários e e mais de duas dezenas de convidados e familiares. O evento contou com a participação do atual Governador do Distrito 1960 David Valente, do Governador eleito 2024-25 Paulo Taveira de Sousa, do Governador nomeado 2025-26 Jorge Lucas Coelho e da Governadora indicada 2026-27 Isabel Rosmaninho.

Foi anfitrião o Eng.º Nuno Timóteo, Diretor da Central que se fez acompanhar pelos Engºs. Carlos Barroso e Carlos Campos, Supervisores da Operação, que lideraram os grupos na visita às instalações. Após a mensagem de boas-vindas e informação dos procedimentos de segurança, foi efetuada uma apresentação da Central com infografia ilustrativa da sua operação e modelo de gestão. Este centro produtor de energia tem a capacidade instalada de 1200 MW, utiliza o gás natural como fonte de energia, dispõe da tecnologia de ciclo combinado, que envolve o funcionamento simultâneo de uma turbina a gás e outra a vapor. Com elevado rendimento de conversão energética, esta central é uma das mais eficientes e com menores emissões, desempenhando um papel importante no sistema elétrico nacional, representou um investimento de 580M€, e entrou em funcionamento em 2004.

A apresentação suscitou por parte dos participantes questões muito pertinentes, demonstrando o interesse nesta visita. Ficaram evidenciados os processos de sustentabilidade dos sistemas de gestão utilizados, nomeadamente quanto ao ambiente, segurança, eficiência operacional, programa Lean, determinantes para atribuição das certificações ISO 9001, ISO 45001 e registo EMAS (Sistema Comunitário de Ecogestão e Auditoria). Os colaboradores, com elevado nível de especialização, flexibilidade e polivalência, garantem a atividade em laboração contínua. Foi referido o papel deste tipo de produção, de capacidade firme para fazer face à variabilidade da produção renovável e garantir a estabilidade do sistema eléctrico e a segurança do abastecimento, num contexto de transição energética, rumo à neutralidade carbónica.

Esta interessante jornada, considerada por todos muito enriquecedora para o conhecimento sobre o setor da energia, terminou com um almoço de companheirismo no restaurante Sabores da Quinta, no Carregado.


Ana Paula Ferreira - Presidente da Comissão Distrital dos Serviços Profissionais D1960 2023-24