Visita de JOHN HEWKO a Portugal

28-06-2022

Os Distritos 1960 e 1970 de Rotary International tiveram o prazer de receber John Hewko, Secretário-geral e CEO de Rotary International, nos passados dias 27 e 28 de junho.

O primeiro dia iniciou-se com a visita ao Rotary Club Douro e Vouga International que tem desenvolvido um trabalho muito meritório no apoio à comunidade local de refugiados. Nesta receção preparada no histórico Convento dos Loios em Santa Maria da Feira, o Governador do D1970, Fernando Luís Nogueira e o Presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, Emidio Sousa, destacaram o trabalho levado a cabo pelo clube neste seu primeiro ano de existência, agradecendo na pessoa do Companheiro Ricardo Henriques (Presidente em 21/22) todo o empenho do clube no apoio aos mais desfavorecidos. John Hewko teve a oportunidade de contactar com vários refugiados ucranianos, trocando com eles algumas ideias e ficando a perceber melhor quais os principais desafios que enfrentam e como o Rotary os está a ajudar. Após este momento, teve lugar um almoço de receção do Distrito 1970 a John Hewko, organizado pelo Governador Fernando Luís Nogueira, e que enalteceu "a honra para o Distrito e para Portugal de receber tão ilustre convidado, numa altura em que o ano rotário está a terminar, esta foi sem dúvida a melhor forma de servir para transformar vidas". Este almoço contou ainda com representantes da PAR e várias dezenas de Companheiros que pretenderam assim acolher o Secretário-geral e CEO de Rotary International.

A visita ao Distrito 1970 terminou com a participação na Transmissão de Tarefas do clube mais antigo do Distrito, o Rotary Club do Porto.

No segundo dia, John Hewko foi recebido em Lisboa pelo Governador D1960 Paulo Martins, pela Past-Governadora Mara Duarte e pelo Governador-Eleito Vítor Cordeiro para uma reunião na ACNUR - Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados onde ficou bem patente a ação dos Portugueses no apoio ao povo ucraniano e todo o esforço mundial envolvido.

Seguiu-se um almoço de convívio com o Conselho de Governadores do D1960, com a participação dos Presidentes das Comissões Distritais de Serviços Internacionais e de Imagem Pública, respetivamente os Companheiros Álvaro Ribeiro e Jorge Lucas Coelho, do Presidente da PAR, André Costa Jorge e da Diretora da JRS Olena Namniyek, onde foi possível uma agradável interação entre todos e a partilha de experiências que têm sido objeto de trabalho pelos diversos clubes, ressaltando entre outras a realização do Espetáculo Solidário pela Ucrânia, realizado no Casino Estoril com organização do Rotary Club de Oeiras e demais clubes da Linha do Estoril. Com cerca de 900 lugares vendidos e a participação de grupos culturais ligados à Ucrânia, o espetáculo teve cobertura em direto pela CNN e CMTV e a sua receita integral foi entregue diretamente ao Distrito 2232 (Ucrânia e Bielorrussia) para apoio direto no terreno.

Ao final do dia o Companheiro John Hewko teve participou na Transmissão de Tarefas do Rotary Clube de Lisboa, o primeiro clube de Rotary em Portugal, onde mereceu o mais elevado destaque e pode assistir à admissão de quatro sócios, diversos momentos musicais e teve oportunidade de dirigir à assembleia uma emotiva e realista mensagem expressando o seu reconhecimento pelo trabalho realizado pelos clubes em Portugal e a sua visão de Servir para Transformar Vidas num Rotary mais moderno e sustentável, centrado nos problemas das comunidades que servimos. A mensagem mereceu o entusiástico aplauso dos cerca de 100 participantes entre os quais se encontravam muitos Rotaractistas. Foi-lhe entregue um relatório da atividade dos clubes de ambos os Distritos no apoio à Ucrânia e o Governador Paulo Martins enalteceu "a distinção de receber o Secretário-Geral e CEO de RI, o seu carater humanista e discurso claro resultantes de um profundo conhecimento da ação de Rotary, reforçando o enorme significado e importância desta visita, na apreciação, no terreno, das ações desenvolvidas pelos clubes, numa expressão de grande abertura de Rotary à sociedade e reconhecimento direto do serviço prestado".

Na agenda estiveram várias iniciativas organizadas em conjunto pelos dois Distritos. Um dos momentos mais emocionantes teve lugar na visita ao Seminário Cristo-Rei em Vila Nova de Gaia, onde a Plataforma de Apoio aos Refugiados tem 105 camas preparadas para acolher os refugiados da Ucrânia. Nesta visita foi possível a John Hewko conhecer e conversar com várias famílias que encontraram aqui o seu refúgio nesta fase tão difícil das suas vidas, aproveitado no final da mesma para agradecer "o trabalho e dedicação de todos os clubes rotários portugueses no apoio aos refugiados, permitindo que a integração dos mesmos seja uma realidade, apoiando na busca de soluções para as famílias nas mais variadas necessidades: habitação, cuidados de saúde, alimentação, educação e emprego".

Ainda em Lisboa, o Secretário-geral e CEO de Rotary foi recebido na Embaixada da Ucrânia, seguindo depois para os estudos da CNN Portugal para uma entrevista em direto. Em ambos os casos, John Hewko teve a oportunidade de partilhar a sua visão sobre a guerra na Ucrânia e ainda como o Rotary tem ajudado neste terrível conflito, apoiando desde o seu início milhões de refugiados em vários países como Polónia, Roménia, Portugal, entre outros. (https://cnnportugal.iol.pt/videos/o-papel-da-rotary-internacional-na-ajuda-aos-refugiados/62bb3ee00cf2ea367d434e04).

Para Sérgio Almeida, Coordenador de Imagem Púbica de Rotary para a Ibéria, de quem partiu o convite e a iniciativa de trazer a Portugal John Hewko, e que acompanhou toda a visita "ficou uma vez mais demonstrada a cooperação entre os Distritos 1960 e 1970 num exemplo para toda a Ibéria e para o mundo rotário. Aos Governadores Paulo Martins e Fernando Luís Nogueira, o especial agradecimento por todo o empenho na organização desta visita que ficará para sempre na memória do nosso Secretário-geral, que ao longo desta visita se mostrou sempre muito afável e reconhecido pelo trabalho dos rotários em Portugal".