VISITA A PORTUGAL DA PRESIDENTE DE ROTARY INTERNATIONAL, JENNIFER JONES

19-04-2023

O Rotary em Portugal, teve a grata satisfação de receber, de 17 a 19 de abril, a Presidente de Rotary International, Jennifer Jones, e o seu marido, Nick Krayacich, acompanhados pelo seu assistente, Brad Howard, e a sua esposa Marcia Howard.

Os Governadores de Rotary [Distrito 1960 e Distrito 1970], Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira receberam no Aeroporto de Lisboa, no dia 16 de abril, e num momento prévio ao programa oficial, toda a comitiva oficial. 

A visita teve início na manhã do dia 17 de abril com uma reunião de trabalho no Instituto de Medicina Molecular da Universidade Lisboa [IMM], tendo a Presidente de Rotary International sido recebida pela Diretora Executiva dessa organização, Professora Doutora Maria Manuel Mota e pelo Investigador Principal do Laboratório de Investigação da Malária, Professor Doutor Miguel Prudêncio. O Distrito 1960 através do Rotary Club de Oeiras e parceiros realizou um Subsídio Global junto do IMM no valor de 160.000 USD permitindo construir um insectário de última geração, permitindo a replicação em contexto laboratorial do ciclo de vida do Plasmodium falciparum, o principal agente causador da mortalidade humana por malária., sendo o único da Península Ibérica e um dos 3 existentes na Europa. Esta visita permitiu conhecer os últimos avanços no estudo da vacina contra a malária, abordar a primeira candidatura, em 2020, a um Subsídio de Grande Escala da The Rotary Foundation e receber um incentivo da Presidente Jennifer Jones para submeter nova candidatura, dada a excelência da equipa portuguesa de investigação.

De seguida, foi efetuada uma visita ao Instituto Português de Oncologia de Lisboa [IPO] onde a comitiva foi recebida pela Dra. Lúcia Salgado, Membro do Conselho de Administração, e pelo Dr. Luís d'Orey Manoel, Diretor do Bloco Operatório. Integraram a comitiva representantes do Rotary Club de Lille, Rotary Club Lisboa-International e Rotary Club de Lisboa, clubes parceiros do Subsídio Global da The Rotary Foundation no valor de 77.186 USD, que resultou na entrega de uma Torre de laparoscopia para a unidade de cirurgia daquela entidade.

A manhã do dia 17 de abril terminou com uma breve visita à Torre de Belém, onde conheceram o projeto Rotary Club Lisboa-Norte, uma miniatura da escultura desse monumento para que as pessoas com dificuldades visuais possam conhecer a beleza e importância do mesmo. 

Seguiu-se um almoço entre parceiros institucionais no Restaurante Darwin's, em Belém, tendo tido a participação do Governador Eleito, Indicado e Designado do Distrito 1960, de empresários como a CEO da BP Portugal e a presença da Embaixadora do Canadá em Portugal, Elise Racicot.

A tarde foi dedicada a entrevistas junto da Comunicação Social, tendo sido feita uma gravação na CNN Portugal e outra para o Jornal Expresso.

Este primeiro dia terminou com um jantar oferecido pelo Presidente da República de Portugal, Prof. Doutor Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém à Presidente de Rotary International, Jennifer Jones e ao seu marido, Nick Krayacich.

Na manhã do dia 18 de abril, a comitiva deslocou-se até à bonita cidade de Coimbra, tendo a Presidente de Rotary International sido recebida à entrada da Universidade pela Tuna Feminina da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra que após a sua atuação colocaram as suas capas no chão para que a Presidente Jennifer Jones cumprisse a tradição e honra dada a personalidades.Foi feita uma visita à Universidade de Coimbra e no final da mesma, a Presidente de Rotary International foi recebida em audiência formal no Salão Nobre da Universidade de Coimbra pelo Vice-Reitor para as Relações Externas e Alumni, Prof. Doutor João Nuno Calvão da Silva, tendo sido o momento para se abordar o tão importante tema das Bolsas para a Paz da The Rotary Foundation.

A manhã terminou com um almoço no Restaurante Loggia, em Coimbra, com a participação do Governador Eleito, e Indicado e da Governadora Designada do Distrito 1970 e dos Presidentes dos 3 Clubes de Rotary da cidade de Coimbra [Rotary Club de Coimbra, Rotary Club Coimbra Olivais e Rotary Club Coimbra Saúde].

Ao final da tarde, a Presidente Jennifer Jones reuniu-se com as Novas Gerações de Rotary [Distrito 1960 e Distrito 1970] e foi um momento de partilha franca de perguntas e respostas sobre o futuro da nossa organização no prisma dos olhos da juventude.

A finalizar o dia, a família rotária (mais de 200 pessoas) juntou-se à sua Presidente para um agradável jantar que contou com a presença dos três Governadores de Espanha (Virginia Carballude, Victor Helena e Ingrid Steinhoff), do Coordenador Regional da The Rotary Foundation para a Zona 20 C, Sergio Aragon, do Director de Rotary International 2015-2017, Eduardo San Martin, entre muitos outros. 

A animação do jantar esteve a cargo da Tuna Masculina de Medicina da Universidade de Coimbra e o tradicional Fado de Coimbra esteve nas mãos e na voz do Grupo de Fado de Coimbra da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra.

A Presidente de Rotary International deixou firmes e inspiradoras palavras sobre o futuro do Rotary e a valorização do seu Plano Estratégico, apostando num Rotary de ação, próximo da comunidade e das necessidades das mesmas. 

No final deste magnífico encontro, os Governadores entregaram lembranças e toda a sala cantou, em uníssono, a música Imagine de John Lennon.

A visita da Presidente Jennifer Jones a Portugal terminou no Porto, na manhã do dia 19 de abril com uma visita à Graham's Port Lodge e com uma breve cerimónia de despedida pelos Governadores do Distrito 1960 e do Distrito 1970, Vítor Cordeiro e José Alberto Oliveira.

A galeria completa de fotografias está disponível em: https://velfoto.zenfolio.com/jjvisitptrs com a password: JJ2023  (JJ em maiúsculas).

(fotos: Jorge Velez)