RC TOMAR-CIDADE / Palestra Desafios e Bem Estar na Educação

20-10-2021

ENCONTRO COM O SENHOR SECRETÁRIO DE ESTADO ADJUNTO E DA EDUCAÇÃO, PROFESSOR JOÃO COSTA, EM REUNIÃO PÚBLICA DE PALESTRA ORGANIZADA PELO ROTARY CLUBE DE TOMAR-CIDADE, REALIZADA NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE TOMAR EM 20 DE OUTUBRO.

O Governador Paulo Martins, acompanhado pelo Presidente da Comissão Distrital de Juventude, Companheiro Jorge Lucas Coelho e pela Diretora Distrital de Protocolo, Companheira Rita Simões, dirigiu-se no passado dia 20 de outubro rumo a Tomar para assistir à palestra DESAFIOS E BEM ESTAR NA EDUCAÇÃO.
A receber o Governador no anfiteatro da Biblioteca Câmara Municipal de Tomar, gentilmente cedido pela Autarquia, encontrava-se o Presidente do RC Tomar-Cidade Companheiro Paulo Diogo, o PGD Mário Augusto Rebelo, o Vice-Presidente da Câmara Dr. Hugo Cristóvão, assim como muitos Companheiros do clube local e visitantes.

O auditório registando assinalável presença de professores dos Agrupamentos de Escolas da cidade e de convidados da Comunidade, para além de companheiros rotários, encontrava-se, às 17h30m, muito composto para assistir à palestra conjunta, cujo tema foi dividido entre os palestrantes, o Professor João Costa, Secretário de Estado Adjunto e da Educação, Professor Catedrático do departamento de Linguística da FCSH da Universidade Nova de Lisboa e a Dra. Adelaide Franco, owner e fundadora da MindsetPlus, professora convidada da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, profissional com mais de 30 anos de experiência em diferentes Organizações Nacionais e Internacionais, em funções de Gestão e Direção de negócios ou Projetos de grande complexidade, com impacto local, nacional e internacional.

Com missão de Estado, mas com oportunidade de testemunho e partilha de experiência, o Professor João Costa percorreu diversos caminhos, apresentando algumas soluções para os Desafios que se colocam à educação na escola pública, antes e posteriormente à pandemia. Desde a modernização de métodos aos processos de digitalização, a assembleia pode contar com elementos claros sobre o tema.

À Dra. Adelaide Franco ficou reservada a matéria do Bem-Estar na Educação, apresentando diversos elementos resultantes de estudos realizados em diversos países, Portugal incluído, onde ressalta a necessidade do reforço de comunicação e inclusão tão necessárias a uma aprendizagem competente, eficaz e desejada por todos.

Seguiu-se um momento de intervenções e questões, que foram prontamente respondidas, tendo o Companheiro Governador efetuado uma intervenção ilustrativa da grande capacidade e responsabilidade dos Clubes Rotários nas áreas de competência que possuímos na Educação quer na Alfabetização, Desenvolvimento Económico essencial à Educação de qualidade quer no Apoio Social, nomeadamente através das Bolsas Educacionais e da ação significativa da Fundação Rotária Portuguesa no apoio aos clubes nesta área essencial do desenvolvimento e crescimento da sociedade. O Companheiro Governador ofereceu ao Professor João Costa uma "peça do Ano" reforçando o nosso lema de Servir Para Transformar Vidas.

Foi depois o momento de avançar para a reunião do Rotary Clube de Tomar-Cidade, no local habitual, onde antes do jantar, muito participado pelos companheiros do clube e visitantes, o Companheiro Paulo Martins voltou a reforçar o papel de liderança indiscutível de Rotary e dos clubes nas áreas da educação e desenvolvimento económico essenciais ao combate dos desafios e bem estar na educação, nesse que é o nosso desígnio este ano de combater a indiferença através do Serviço na Transformação da sociedade e onde não pode haver melhor caminho do que o acesso a uma educação de qualidade sem limites de qualquer ordem, sejam de género, região, raça ou socio-economicos.

O Presidente do Rotary Club de Tomar-Cidade, Companheiro Paulo Diogo, encerrou a reunião agradecendo a presença de todos, manifestamente reconhecido pela presença de tantos Companheiros e pela concretização de uma ação de mérito que, neste regresso "ao presencial", abre o caminho para outros projetos que o clube partilhará com a comunidade.

(fotos de JLC e RadioHertz)