NOVO CLUBE INTERACT EM PONTA DELGADA

05-11-2021

No dia 5 de novembro, data em que se celebra a fundação do primeiro Interact Club no Melbourne High School, patrocinado pelo Melbourne Rotary Club, Flórida USA, foi entregue o Certificado de Organização ao Interact Club de Ponta Delgada, patrocinado pelo Rotary Club de Ponta Delgada, na Ilha de São Miguel, Açores e a funcionar no Colégio do Castanheiro, instituição de ensino particular que proporciona educação desde o Ensino Pré-escolar ao Ensino Secundário.

Não poderia existir maior proximidade geográfica entre os dois distritos ou maior semelhança entre estes dois clubes.

É uma satisfação imensa para o nosso Distrito a fundação de um Clube Interact e neste ano 2021/2022 o primeiro de um objetivo quase alcançado de duplicar o número de clubes o que será certamente atingido, estando já mais três em formação.

O Interact Club de Ponta Delgada tem 31 jovens Interactistas e como Conselheira a Governadora 2018/2019 Companheira Ilda Braz. Terá ainda no Colégio duas Conselheiras Adjuntas, as Professoras Filipa Leite Cabral e Maria Inês Silva que acompanharão em maior proximidade os jovens nas suas atividades semanais.

A cerimónia que se realizou no Auditório do Colégio, contou com a presença do Governador, Companheiro Paulo Martins, do Presidente do Rotary Club de Ponta Delgada, Companheiro Pedro Melo, demais elementos do Conselho Diretor do RC Ponta Delgada, Companheiros do Rotaract Club de Ponta Delgada, do Diretor do Colégio, Professor João Miranda, alunos, professores e familiares, para além naturalmente dos Interactistas e das Conselheiras de Interact.

Durante a sessão foi apresentado um vídeo que sintetiza as diversas ações desenvolvidas pelos jovens Interactistas durante o período de formação, que já constituiu um donativo a entregar à The Rotary Foundation para o combate à Pólio.

Na sua Intervenção o Diretor do Colégio enalteceu o trabalho realizado pela PGD Ilda Braz e Conselheiras Adjuntas na formação do clube e a satisfação de o mesmo se encontrar sediado no Colégio que dirige, contribuindo para o enriquecimento das vertentes humanitárias à disposição dos alunos.

O Presidente do Rotary Clube de Ponta Delgada salientou a alegria do patrocínio deste clube que vem engrandecer a Família Rotária na Ilha e proporcionar novas oportunidades de serviço junto da Comunidade.

Por fim o Companheiro Governador salientou a importância dos clubes de jovens em Rotary e o seu papel decisivo para ampliar a nossa ação nas comunidades, e na formação de liderança através da inspiração de jovens dos 12 aos 18 anos na prestação de serviços humanitários e incentivo a tornarem-se cidadãos globais responsáveis.

O Interact Club de Ponta Delgadatem data de constituição de 1 de outubro de 2021 e já elegeu a sua Direção sendo presidido neste primeiro ano pela Companheira Samira Bakaeva, a quem desejamos as maiores felicidades. De recordar que uma das Professoras Conselheiras e duas jovens participaram no Congresso Nacional de Interact e Rotaract realizado nos passados dias 22 a 24 de outubro, em Santa Cruz, Torres Vedras.