Mensagem de NOVEMBRO do Governador Paulo Taveira de Sousa
A MAGIA DE ROTARY E A ROTARY FOUNDATION
Queridas Companheiras e queridos Companheiros
A minha mensagem deste mês de novembro é dominada por Espanha, Rotary Foundation e Interact
Como todos sabemos, Espanha, em particular a região de Valência, foi atingida por um fenómeno natural que causou enormes perdas. Algumas irrecuperáveis e estou a pensar sobretudo em vidas humanas. Outras, apesar de devastadoras, podem ser minoradas e compensadas.
Os nossos Companheiros dos Distritos de Espanha, em especial do Distrito 2203, em que se situa a zona mais afetada, foram muito rápidos na resposta que puseram no terreno e, quase de imediato, abriram uma conta bancária para canalizar apoios de emergência. Mas o grande trabalho do Rotary ainda quase não começou e ele consiste no apoio às populações para reconstruirem as suas vidas de uma forma duradoura e de longo prazo.
Para esse efeito, foi criado um Subsídio Global, em que o nosso Distrito tem a honra de intervir como parceiro internacional e de que vos damos notícia na Carta Mensal deste mês. Recebi muitos pedidos de vários Clubes e Companheiras/os para saberem como ajudar Valência e a sua Comunidade. Normal, o Rotary é assim e o nosso ADN é estarmos presentes onde e quando é necessário. Hoje digo-vos: se querem ajudar, por favor concentrem os vossos esforços e recursos neste Subsídio Global para o qual o Distrito também irá canalizar uma parte do seu FDUC. Juntos conseguiremos causar um impacto maior na vida das pessoas afetadas e os nossos Companheiros espanhóis sentirão que têm deste lado da Península Companheiras/os sensíveis ao drama por que ainda estão a passar.
Este grave incidente é a ilustração perfeita do que podemos fazer através da Rotary Foundation, que, como sabemos, é o tema rotário de novembro.
A Rotary Foundation é o principal instrumento que temos à nossa disposição para fazer Magia! A Magia de fazer o Bem, a Magia de melhorar a vida dos outros, a Magia de causar um impacto positivo!
Sabemos bem que o Plano de Ação do Rotary nos impulsiona para causar impacto. Causar impacto é atuar de modo a que as nossas iniciativas beneficiem o maior número de pessoas possível e/ou que mudem significativamente a sua vida. De preferência de forma duradoura e sustentável.
Esse trabalho só é possível se aturamos em rede e não de forma isolada. Todas as iniciativas são meritórias mas devemos perceber que quantos mais aliados tivermos, quantos mais parceiros envolvermos, quantos mais estiverem ao nosso lado, mais resultados alcançaremos, maior será o impacto das nossas ações. Este impacto de que vos falo não é para benefício próprio, é para benefício daqueles para quem trabalhamos e das Comunidades em que se inserem.
Ora, nesta rede, nós podemos contribuir com o acesso aos programas da Rotary Foundation. Se repararem bem, a Rotary Foundation abrange praticamente todas as áreas do desenvolvimento humano. Basta percorrer as sete áreas de enfoque e lá encontraremos, a saúde, a educação, o ambiente, o desenvolvimento económico e comunitário, a paz e a composição de conflitos.
Por outro lado, os programas da Rotary Foundation, em particular os Subsídios Globais, permitem-nos mobilizar, não apenas os fundos disponibilizados pela Fundação como por todo o mundo rotário. Quando apresentamos um projeto a apoio da Rotary Foundation, de facto estamos a apresentá-lo a todo o Mundo, aos outros Distritos e aos clubes rotários onde quer que se encontrem, em busca de apoio para as necessidades que identificámos.
Alguns Companheiros ainda desconfiam, não da Fundação, mas da sua utilidade concreta. Acham que ela é uma entidade distante, de acesso difícil, que só serve para ajudar comunidades longínquas, perdidas nos confins da África ou da América Latina. Mas, com o devido respeito, enganam-se. Podemos recorrer à Rotary Foundation para resolver problemas dos nossos vizinhos, dos que nos estão mais próximos. E há muitos exemplos no nosso Distrito disso mesmo, porventura mal conhecidos. Mais, quando comparamos o produto das nossas contribuições com os fundos que obtivemos através dos programas da Rotary Foundation, o saldo é-nos claramente favorável. Através da Rotary Foundation nós podemos criar um maior impacto na nossa Comunidade.
Se porventura um clube não dispuser nos seus quadros de Companheiros que se sintam à vontade na apresentação de candidaturas, para além do apoio da nossa Comissão Distrital, pode também apelar a pessoas da sua comunidade para o ajudarem. Essas pessoas existem, estão disponíveis, mas por vezes ninguém se lembra delas. Será inclusivamente uma forma prática de nós mostrarmos o que é o Rotary e o que o Rotary tem para oferecer. Quem sabe, se um dia essas pessoas não estarão interessadas em ingressar nos nossos quadros e nos ajudarem de forma contínua e consistente.
Isto leva-nos a um último ponto. Vale a pena fazermos doações para a Rotary Foundation? Acho que já respondi a esta pergunta. Mas as doações de que vos falo não são necessariamente grandes quantias. Cada um contribui na medida do que lhe é possível e a nossa gratidão não se mede pelos cifrões!
Por isso, caríssima/o Amiga/o agradeço antecipadamente por tudo aquilo com que puder contribuir para esta grande Instituição. Estará seguramente a espalhar irresistivelmente a Magia do Rotary!
Finalmente, uma palavra sobre o mágico programa que é o Interact. A 5 de novembro, este programa completou 62 anos de existência. Através do Interact, o Rotary tem ajudado sucessivas gerações de jovens a desenvolverem as suas capacidades e serem melhores cidadãos. Conheço incríveis histórias de jovens para quem o Interact foi um farol nas suas vidas. É tempo de continuar este rumo e de estarmos próximos do nossos Interactistas, de apoiarmos as suas iniciativas, de incentivarmos a sua autonomia, de criarmos todas as condições para eles se tornarem em agentes de um Mundo em permanente mutação, de serem testemunhas dos Valores rotários e fautores da Paz positiva.
Mais uma vez estarmos a espalhar irresistivelmente a Magia do Rotary!
Paulo Taveira de Sousa | Governador D1960 2024-25