Mensagem de ABRIL do Governador Paulo Taveira de Sousa
Pode uma Conferência do Rotary mudar o Mundo?

Queridas Companheiras e queridos Companheiros:
É já um lugar estafado dizer que o Mundo em que vivemos está a passar por momentos de grande complexidade, em que muito do que julgávamos adquirido está a ser sistematicamente posto em causa e em que ninguém sabe exatamente o que o espera no dia seguinte. A invasão da Ucrânia inaugurou esta fase, mas ela tem conhecido recentemente novos aprofundamentos. Suponho que todos sabem ao que me refiro e não pretendo ser mais explícito.
Esta é uma afirmação muito repetida, mas nem por isso menos verdadeira. E por muito ser dita corre o risco de se tornar banal no meio das nossas múltiplas ocupações quotidianas. Afinal todos temos de tentar viver o mais tranquilamente possível e não podemos estar sempre aterrorizados pelas notícias absolutamente caóticas com que nos assaltam.
Mas, há momentos em que temos de parar e pensar no que nos compete fazer. Ou seja, se há alguma coisa que cada um de nós possa fazer. E há! Aprendi com Jennifer Jones que cada um de nós tem em si um poder que por vezes esquece. É o que se chama "The Power of One" e não conheço tradução em português porque nunca ouvi ninguém falar nisto em português. Poderá dizer-se o "O Poder de Cada Um".
Ora neste cenário, em que os Valores em que acreditamos, como Rotários, estão sistematicamente a ser amesquinhados e arrasados, devemos cruzar os braços e esperar que a crise passe? Hoje assistimos ao advento de uma ideologia em que predomina a lei do mais forte, como se as comunidades humanas se devessem reger pelas leis da selva. São esses os ventos que sopram, pondo em causa valores civilizacionais conquistados pela luta e sofrimento de tantos. É, em minha opinião, absolutamente legítimo pensar-se desse modo. Só que essa visão do Mundo contraria em absoluto a visão do Rotary, os seus princípios e valores.
Se acreditamos no Rotary e nos seus princípios e valores, devemos lutar por eles, precisamente quando estão a ser postos em causa. E não se trata apenas de lutar pelo Rotary, mas sim construir o Mundo em que cada um de nós quer viver, acompanhado dos seus próximos, Mundo que nós acreditamos ser melhor com os valores do Rotary. Paz, respeito pelos outros, na sua irredutível diversidade, vontade de todos integrar em comunidades rumo ao Progresso (a Paz Positiva), preservação do Ambiente, compreensão entre os Povos são as bases da nossa visão do Mundo.
Ora, a construção deste Mundo obriga a que cada um de nós afirme as suas convicções. E só teremos força se estivermos juntos e unidos no essencial. Isolados seremos sempre vencidos e desanimaremos mais depressa. Bem andou o Presidente Mário César quando criou a mensagem para o próximo ano "Unite for Good".
Esta união obriga-nos a sair de casa e a juntarmo-nos uns aos outros para que todos sintam a força da União, nós e aqueles que nos observam. E também a atuarmos em conformidade. Ora, nós temos uma ocasião única para o fazer, e essa é a 79ª Conferência do Distrito.
Todos sabem que a Conferência é o evento maior do ano, mais extenso e mais trabalhoso. É sobretudo, tipicamente, o momento em que mais rotários convergem. Não há melhor ocasião para afirmarmos os nossos valores, alimentarmos as nossas convicções e sentirmos a união com os nossos Companheiros do que uma Conferência Distrital.
A 79ª Conferência não será mais uma Conferência, em que nos sentimos obrigados a marcar o ponto, sem grande compromisso, em que nos limitamos a passar por lá. Chegámos ao tempo em que é preciso sentir a camisola e ter orgulho em revelar os nossos Valores. Cito mais uma vez Edmund Burke, um pensador inglês do séc. 18: "para que o mal triunfe, basta que os bons não façam nada".
A Conferência foi pensada para ser uma afirmação dos Valores do Rotary. Ser uma eco conferência significa o nosso compromisso com a defesa do ambiente, tanto nos temas como na organização. Falaremos do Portugal Azul, da End Plastic Soup, de Cidades Inteligentes, da nossa própria pegada ecológica. A recordação que será oferecida aos participantes e oradores não pode ainda ser revelada, mas terá preocupações didáticas e de utilização prática. Limitaremos o desperdício ao mínimo. No jantar de 6ª feira, teremos 2 jornalistas de primeiro plano a abordar a verdade e a mentira no espaço público e como nos podemos orientar nesse mar encapelado. Parte do dia de sábado será dedicada à revisão do ano, incluindo os mais relevantes reconhecimentos distritais. O jantar de sábado é um momento de causas. Sim, vamos divertir-nos, mas ao mesmo tempo estaremos a ajudar todas as crianças do Mundo. "Todos pelas Crianças" é o mote desse jantar, em conjugação de esforços com a Unicef. Entre os artistas que atuarão no Salão Preto e Prata estão jovens refugiados afegãos que tocarão com músicos portugueses, numa experiência de diálogo intercultural. Como sabem, a música foi proibida pelos talibãs! A Conferência foi ainda o palco de lançamento de uma campanha de angariação de fundos junto de empresas, exatamente para a mesma finalidade, para que já pedi a vossa colaboração e que irá muito para além da Conferência. Ajudar as Crianças é ainda essencial para que a nossa luta contra a Pólio tenha sucesso. O nosso compromisso com as Crianças não é de hoje, é de sempre.
Não, não cruzamos os braços. Porventura poderíamos ter sido mais ambiciosos, mas estamos a fazer o que podemos para que a 79ª Conferência não seja mais uma, para que tenha propósito e ofereça uma ocasião para nos juntarmos e afirmarmos os nossos Valores. Esta Conferência poderá deixar marcas para o futuro, se cada um de nós aceitar este desafio e ajudar no que puder. E pode!
A Magia do Rotary lembra-nos The Power of One! Irresistivelmente.
Paulo Taveira de Sousa | Governador do D1960