INTEROTA 2023 - CONVENÇÃO MUNDIAL DE ROTARACT - TUNÍSIA

02-03-2023

No início do mês de Março (02/Março – 06/Março) realizou-se o Interota 2023 em Djerba, Tunísia, a Convenção Mundial Trienal de Rotaract. Centenas de rotaractistas de mais de 40 países dos diversos continentes juntaram-se na Tunísia para uma experiência multicultural, de partilha de valores, visão, impacto e, como não pode deixar de existir em Rotaract, diversão.

Portugal foi um dos países mais representados neste evento através de 14 participantes de ambos os distritos (1960 e 1970). E, como bons portugueses, também não faltámos ao Pré-Interota em Tunis, capital da Tunísia (28/Fevereiro – 02/Março).

Fizemo-nos acompanhar de alguns dos maiores símbolos da nossa identidade como as nossas bandeiras, cachecóis, o Galo de Barcelos, roupas típicas de Viana do Castelo e o nosso traje académico.

O Vinho do Porto, o Moscatel de Setúbal, o Alvarinho de Monção e o Gin Cacimba de Sintra representaram a componente Dionisina da nossa gastronomia (representaram ainda alguns danos na sobriedade de muitos admiradores).

A representar o desporto-rei, não faltaram equipamentos desportivos alusivos ao país, entre os quais a camisola do melhor clube de futebol do país… o meu Gil Vicente Futebol Clube.

A cultura musical portuguesa também esteve representada na Tunísia, destacando-se:

  • "A Portuguesa", o nosso hino nacional;
  • O hit português mais conhecido internacionalmente, interpretado pelo "artista" Cristiano Ronaldo e que mereceu uma versão exemplar da vice-presidente de Rotary International, Nicki Scott: "SIIIIIIIII";
  • E, como não poderia deixar de ser, acarinhámos os ouvidos dos restantes participantes com música popular portuguesa, liderada pelo inigualável Quim Barreiros.

Levámos muita coisa, sem dúvida. Mas trouxemos muito mais.

Reforçámos laços de amizade, conhecemos pessoas de todo o Mundo, compreendemos melhor as suas culturas e o impacto de Rotaract em cada uma delas.

Impactámos a comunidade local através da renovação de uma escola primária em Beni Khdech e instalação de computadores.

Deixámo-nos envolver pela paixão de Djerbahood, um autêntico museu ao ar livre de arte de rua, com mais de 250 trabalhos realizados por centenas de artistas de mais de 30 nacionalidades.

O Interota levou-nos a "Santorini, Itália". Confuso? É porque ainda não conheceram Sidi Bou Said.

Por falar em Itália, também nos "deslocámos até Roma". Confuso? É porque ainda não conheceram o Anfiteatro de El Jem, o maior coliseu do norte de África e o terceiro maior do Mundo.

Não estivéssemos nós junto ao Mar Mediterrâneo, e não deixámos de deixar de aproveitar as belas praias de Hammamet e Monastir.

Os fãs de Star Wars deliciaram-se ao conhecer Tataouine, um oásis do deserto do Saara, que inspirou o planeta deserto fictício "Tatooine".

A religião é um dos traços indissociáveis da Tunísia, sendo que tivemos a oportunidade de conhecer a vivência da religião muçulmana na Tunísia, mas também El Ghriba Synagogue, templo religioso da religião judaica e a mais antiga sinagoga do Norte de África.

Terminámos o evento com um anúncio: o Interota 2026 será no Líbano. E todos esperamos lá estar para mais uma experiência extraordinária.

Filipe Sousa - Presidente 2022-23/Rotaract Club de Lisboa