Discursos das Representantes de ROTARACT e de INTERACT na cerimónia de Transmissão de Tarefas
Bom Dia
Em primeiro lugar gostaria de cumprimentar em nome do companheiro Paulo Taveira de Sousa todas as companheiras e companheiros aqui presentes
A roda volta a girar, entrarmos neste Novo Ano Rotário com a Magia de Rotary depois de Criarmos Esperança no Mundo.
Antes demais, quero reconhecer o trabalho desenvolvido pela Representadoria do Rotaract deste ano rotário, especialmente à nossa Representante, companheira Inês Benquerença que nos mostrou a sua resiliência e a sua força na liderança do nosso distrito. Por isso, à Inês, à Luana, ao David, à Mariana, ao Rafael e ao Rui fica um enorme obrigada pelo vosso trabalho.
E à Bruna, representante distrital de Interact, parabéns pelo teu sucesso, pelo teu trabalho e pela tua força ao longo deste ano
E ao companheiro David Valente, parabéns pelo seu trabalho desenvolvido.
E agora, começo por agradecer aos clubes pela confiança depositada e um agradecimento especial à minha equipa. Ao André e ao André, à Carolina e à Carolina, à Clarisse, ao David, ao Fernando, à Mariana e à Marta e ao Pedro e à Rita, um enorme obrigada por serem loucos o suficiente para aceitarem este desafio comigo.
A ti Leonor, desejo todo o sucesso, ser Representante distrital de Interact é um enorme desafio, mas também é uma enorme experiência de aprendizagem que eu sei que saberás aproveitar. Sabes muito bem que poderás contar sempre comigo e com todos os elementos desta equipa para te apoiar e ajudar no que for preciso.
Ao Companheira Taveira de Sousa, o nosso governador, desejo todo o maior sucesso, sei com certeza que em conjunto com todos os companheiros e companheiras irá tornar o Rotary irresistível
Como Representante Distrital, é uma enorme honra representar e inspirar os rotaractistas do nosso distrito. Ser Representante é mais do que um cargo – é a oportunidade de fazer a diferença, de moldar o presente e o futuro da nossa organização.
O próximo ano chega-nos com objetivos definidos para o Rotaract, a capacitação dos sócios e dos clubes, as colaborações estratégias, o fortalecimento da cooperação entre clubes Interact, Rotaract e Rotary e o desenvolvimento da imagem pública do Rotaract, serão os nossos guias para a nossa atividade. É a formação dos jovens em indivíduos ativos, com ideias e as capacidades para as concretizar que nos levará a bom porto.
Os jovens não são o futuro, são o presente. Palavras do nosso companheiro Past Governador Abilio Lopes que sempre acreditou nos jovens e no seu potencial e cujos ensinamentos moldaram não só a mim, mas a muitos interactistas, rotaractistas e rotários aqui presentes.
E por isso não podia deixar de destacar a marca que o companheiro nos deixou e continuará a deixar não só nesta iniciativa da equipa distrital cessante nos apresenta, mas também com a companheira Isabel Lopes, que sempre nos apoiou, nos ajudou, e que tanto nos fala da necessidade de empatia e a importância das conexões interpessoais. Exemplos da verdadeira magia de Rotary e do impacto que podemos ter nos outros.
O lema do próximo ano rotário demonstra a magia que os rotaractistas têm nos seus projetos, nos seus clubes e em si próprios. Não vamos tirar coelhos de cartolas, mas iremos trabalhar para melhorar o nosso distrito.
A todos vocês, o meu muito obrigada por fazerem parte desta jornada. Juntos vamos fazer deste ano algo memorável e transformador!
Muito obrigada.
Catarina Lourenço |Representante Distrital de Rotaract D1960 | 2024-25
Minha querida família rotária,
No ano em que celebramos os 120 anos de Rotary Internacional, tenho o privilégio de assumir um novo desafio no nosso movimento.
Mas não são apenas 120 anos a «dar de si antes de pensar em si», são 120 anos a transformar vidas, a marcar comunidades, a abandonar a inércia e partir para a ação.
Rotary mudou a vida de milhares de crianças vítimas da pólio, o Rotaract mudou a vida de comunidades e o Interact uniu mundos e mudou também a vida de vários jovens e eu, não sou exceção.
Foi há 5 anos que iniciei a minha caminhada por este movimento que me moldou numa cidadã ativa, desejando fazer mais e melhor pela minha comunidade.
O Interact foi para mim, não só o início do serviço ao próximo, mas uma escola da vida, que me forneceu as ferramentas necessárias para ser capaz de enfrentar e resolver os mais diversos desafios que encontramos ao longo do nosso percurso.
O Interact permitiu-me alargar horizontes e ter novas perspetivas, mas uma das aprendizagens que guardo para sempre é que não somos apenas um grupo de jovens entre os 12 e os 18 anos, somos uma família, somos um grupo alargado de amigos que se une para cada vez fazer mais e melhor, somos um grupo de jovens que são os líderes do hoje e do manhã, mas acima de tudo, somos um grupo que se preocupa com pessoas, e que procura o garante da dignidade humana.
E o Interact é a prova viva de que os jovens conseguem mudar mundo com as suas ambições, de que os jovens conseguem mudar o mundo com os seus projetos e, por isso, não podia estar mais grata por fazer parte desta família.
À minha família rotária abrantina e aos meus amigos e companheiros que me ajudaram a crescer e que me levaram até aqui, um obrigada por tudo.
Obrigada por me terem dado todas as ferramentas para chegar até aqui, obrigada por me apoiarem, mas acima de tudo obrigada por terem acreditado em mim.
Este movimento é feito de pessoas, e que boas pessoas fui capaz de encontrar aqui. Cada ano é uma caminhada e cada ano é diferente, mas consigo afirmar com segurança que adoraria ver o interact crescer de uma forma sustentável, priorizando a experiência de cada um.
Mas o Interact não pode crescer apenas em número, é crucial para mim oferecer todas as ferramentas para que os clubes se tornem cada vez mais ambiciosos, realizando projetos cada vez mais inovadores.
Como representante distrital assumo a responsabilidade de representar os interactistas, e a minha prioridade será a experiência de cada um, assim a minha missão é garantir que a sua passagem pelo movimento lhes traga tanta alegria como a mim me trouxe e me continua a trazer.
Olhando para este ano com muita esperança, mas com um enorme sentido de dever e responsabilidade, espero contar convosco para fazer cumprir esta missão e assim desejo que, para o ano, com o vosso apoio, consiga com a companheira Catarina e com o companheiro Paulo, deixar também a minha própria marca neste movimento.
Que ao longo deste ano nos lembramos do porquê de estarmos aqui, que nos lembremos do quão belo é dedicarmos a nossa vida a ajudar os outros, de quão belo é seguirmos o lema de «Dar de si antes de pensar em si» e de quão belo é, no próximo ano, procurarmos juntos a magia de servir na nossa família rotária.
Obrigada.