D1960 - COMEMORAÇÃO DO 117º ANIVERSÁRIO DE ROTARY INTERNATIONAL

23-02-2022

Pela passagem do 117º Aniversário de ROTARY INTERNATIONAL, no dia 23 de fevereiro de 2022, por iniciativa do Governador Paulo Martins, realizou-se no Hotel Marriott, em Lisboa, um Jantar Festivo de comemoração da efeméride.

O evento, muito participado, contou com a presença do Governador Paulo Martins e esposa Teresa, dos Past-Governadores Companheiros Alberto Maia e Costa (1988/89), José Carlos Estorninho (1990/91), Mário Rebelo (2009/10) e esposa Anabela, António Mendes (2014/15) e esposa Companheira Leonor, Abílio Lopes (2016/17) e esposa Companheira Isabel, Mara Ribeiro Duarte (2019/20) e Roberto Carvalho (2020/21) e Companheira Rita.

Igualmente presentes os Representantes de Rotaract, Companheira Inês Grego de Oliveira e de Interact Companheiro André Carvalho.

Registaram ainda presença os Companheiros Governador-Eleito Vítor Cordeiro, Governador-Indicado David Valente e esposa Sónia e o Governador-Nomeado Paulo Taveira de Sousa.

Com adesão de muitos Presidentes de Clubes, elementos da Equipa Distrital, Governadores-Assistentes e jovens Rotaractistas, o evento registou a presença de companheiros dos clubes rotários de Algés, Almada, Caldas da Rainha, Cascais-Estoril, Cidade Ecológica de Maringá-Brasil, Lisboa, Lisboa-Belém, Lisboa-Benfica, lisboa-Estrela, Lisboa-International, Lisboa-Lumiar, Lisboa-Norte, Lisboa-Oeste, Lisboa-Olivais, Lisboa-Parque das Nações, Loures, Mafra, Oeiras, Parede-Carcavelos, Portela, Portimão, Santarém, Sintra, Tomar-Cidade, Tavira, dos clubes rotaract de Almada, Castelo Branco, Oeiras, Parede-Carcavelos, Shefield, do clube interact de Almada e de diversos NRDC.

Incluindo convidados e familiares, foram registadas 117 presenças, numa coincidência muito feliz.

No decorrer do programa foram admitidas para o quadro social do Rotary Clube de Lisboa, as Companheiras Isabel Diogo e Carina Coelho respetivamente com as classificações Psicologia-Recursos Humanos e Advocacia.

Seguiu-se um momento dedicado à THE ROTARY FOUNDATION onde foram entregues reconhecimentos PAUL HARRIS FELLOW pelo Companheiros Governador Paulo Martins e pela Presidente da Comissão Distrital TRF e Assistente do Coordenador Regional TRF para a Zona 20C, Mara Duarte. Receberam a Dra. Sandra Matos e os Companheiros José Rosa (RC Lisboa-Belém), José Salgado (RC Lisboa-Benfica), Amílcar Barata Salgueiro / PH+3 (RC Lisboa), Isabel Rosmaninho / PH+4 (RC Lisboa-Benfica), Isabel Lopes / Major Donnor nível2 (RC Tavira) e Abílio Lopes / Major Donnor nível2 (RC Tavira).

Foi também entregue, pelo Governador 2020/2021 Companheiro Roberto Carvalho, o Prémio Rotário AVENUES OF SERVICE ao Companheiro Jorge Lucas Coelho, do Rotary Clube de Lisboa. Este prestigioso prémio é atribuído por Rotary International em profundo apreço a um Companheiro que se tenha distinguido objetivamente pelo desempenho extraordinário no exercício das Avenidas de Serviço, com compaixão, entusiasmo, compromisso e dedicação aos Ideais de Rotary.

É sempre um momento de grande alegria a constituição de um novo clube e um verdadeiro presente quando ocorre na celebração de um aniversário de Rotary. Foi assim que se procedeu à entrega do Certificado de Constituição do INTERACT CLUB DE TOMAR-CIDADE, pelos Companheiros Governador Paulo Martins, Presidente da Comissão Distrital de Juventude, Jorge Lucas Coelho e o Representante Distrital de Interact, André Carvalho. Recebeu pelo clube patrocinador, Rotary Club de Tomar-Cidade, o Presidente Paulo Diogo que se fez acompanhar pelo Past-Presidente José António Mendes. Ficou o convite para a cerimónia festiva que se realizará na cidade de Tomar, em data a anunciar.

Durante a refeição, em regime bufete, que proporcionou momentos de caloroso companheirismo, foram executados ao vivo diversos excertos de música ligeira, ao piano e voz por Márcio Ferreira e ao saxofone por Eduardo Azevedo.

Para evocar a história de Rotary, a convite do Governador Paulo Martins, o Past-Governador Companheiro José Carlos Estorninho (1990/91) apresentou o tema 117 ANOS SERVINDO A HUMANIDADE. Começando por manifestar reconhecimento pelo convite, o Companheiro Estorninho regozijou-se pelo facto de voltarmos a realizar um evento presencial desta dimensão, no que foi de imediato aplaudido pela sala.

Na sua intervenção assente nos valores éticos e morais da génese da organização, onde DAR DE SI ANTES DE PENSAR EM SI é a base da atuação de Rotary, sempre acima de quaisquer prosperidade financeira, de fé religiosa ou tendência política, foram percorridos os mais importantes marcos históricos da vida de Rotary desde a sua fundação. "SEMPRE QUE O HOMEM SONHA, O MUNDO PULA E AVANÇA, e o movimento gerado pelo pequeno grupo de Chicago, transformou-se hoje, para orgulho de todos nós, numa gigantesca onda de serviços humanitários, que transportando na sua crista mais de cerca de um milhão e quinhentos mil exemplares cidadãos, abraça solidariamente os quatros cantos do mundo".

O Companheiro Estorninho terminou afirmando que "é na sucessão e na semente de cada dia, que a seara humana se renova, mudando paradigmas, acendendo luzes e espalhando esperança! E a esperança é um empréstimo que se pede à felicidade. Para isso há que preparar, pensar, e sobretudo adaptar Rotary à permanente evolução do mundo, mantendo obviamente o seu objetivo de Paz e Compreensão Mundial. É necessário e urgente que os bons se agrupem para praticar o bem, e neste contexto, Rotary pode e deve tomar a dianteira, num processo onde cada um de nós, à sua maneira, se comprometeu firmemente a estar do lado do que é justo, moral, verdadeiro e bom. Este é o nosso espaço e o nosso tempo. O futuro será o que fizermos de ambos. Orgulhemo-nos de ser Rotários. Vamos continuemos a servir para transformar vidas."

Agradecido pela brilhante intervenção realizada, e no seguimento de forte ovação pelos presentes, que seguiram toda a intervenção com manifesto interesse, o Governador fez entrega ao Companheiro José Carlos Estorninho da Peça do Ano.

Para encerrar esta celebração festiva, o Governador Paulo Martins dirigiu-se aos presentes agradecendo a significativa adesão a esta sua iniciativa, reconhecendo o apoio a quem ao seu lado lhe deu corpo. Manifestou grande satisfação pelos serviços humanitários universais de Rotary International e nomeadamente dos clubes do nosso Distrito 1960, realizados desde 1926 quando foi fundado o primeiro clube, O Rotary Clube de Lisboa.

Noventa e seis anos passados desde a fundação do nosso Distrito, Rotary em Portugal mantém-se cada vez mais interveniente na sociedade e cooperante com as comunidades para realçar o ideal de serviço que presidiu à sua fundação em 1905 em Chicago, EUA.

A encerrar o evento, foram cantados Parabéns a Rotary International e o Governador acompanhado pelos Past-Governadores Alberto Maia e Costa e José Carlos Estorninho apagaram as velas, acompanhados por um brinde realizado pelos presentes.