ASSEMBLEIA DISTRITAL DE FORMAÇÃO 2023-24

15-04-2023

O Auditório Agostinho da Silva da Universidade Lusófona, em Lisboa, recebeu a Assembleia Distrital de Formação do Distrito 1960 do Rotary Internacional para o ano Rotário 2023-24. Oportunidade para o Governador Eleito (GE) David Valente partilhar com todos os companheiros do Distrito 1960 quem integra a Equipa Distrital, quem são os Governadores Assistentes e os Presidentes dos Clubes que irão trabalhar para "Criar Esperança no Mundo, o lema escolhido pelo Presidente Eleito Gordon McInally.

Depois dos Seminários de Formação da Equipa Distrital e dos Governadores Assistentes em 04 de março e do Seminário de Formação dos Presidentes Eleitos em 1 de abril, esta foi uma oportunidade para partilhar um dia de formação sobre a The Rotary Foundation, os Serviços à Comunidade, a Imagem Pública, os Serviços à Juventude, a Secretaria, a Tesouraria e o Protocolo. A atuação dos alunos do Conservatório Artallis de Loures e da Tusófona - Real Tuna Lusófona, animaram os intervalos dos trabalhos.

Enaltecemos a presença do Governado Eleito do Distrito 1970, o companheiro Duarte Besteiro do Rotary Club Gaia-Sul, que saudou os restantes governadores eleitos dos cinco distritos da Zona 20C (Portugal e Espanha), como "Gente de ação com orgulho em ser rotário", tendo os Governadores dos Distritos espanhóis participado através de mensagens de vídeo gravadas para esta ocasião,

Eis algumas mensagens dos muitos que passaram pelo palco da sessão plenária: o GE David Valente referiu que a melhor forma de conhecer Rotary é criar pontes entre todo o distrito, fazer nascer novas sinergias e assim fortalecer o distrito; o PDG Luis Miguel Duarte, Instrutor Distrital 2023-24, afirmou sobre o Lema do próximo ano "Criar Esperança no Mundo" e o significado etimológico da palavra Esperança, refere que não basta ficar à espera que algo aconteça é necessário que façamos acontecer, lembrando a razão pela qual nos denominamos Pessoas de Acção; para o PDG António Mendes, a Paz constitui um campo motivador de investigação científica na área das ciências sociais e humanas, para identificar os mecanismos que geram a guerra a fim de encontrar as melhores estratégias para a construção da Paz. E que as Bolsas Rotary pela Paz são um forte contributo para este desígnio. Ser rotário é ser gente que gosta de gente, de toda a gente. E como referiu PGD Luis Miguel Duarte "Entre em Rotary para aprender, saia para servir."

A representante do Bastonário da Ordem dos Psicólogos, Raquel Raimundo Presidente da delegação sul da OPP, que participou por video-conferência, congratulou-se pelo facto de o tema da Saúde Mental ser um dos principais pontos a trabalhar no próximo ano rotário, não só internamente mas também para as comunidades onde estamos inseridos, porque em Portugal a prevalência da doença mental é muito elevada e ainda é um tabu, que precisa ser quebrado, trabalhando a saúde psicológica antes de se tornar doença.

A Universidade Lusófona apoia várias iniciativas do D1960 disponibilizando as suas Instalações há vários anos, garantindo uma parceria efectiva e duradoura.

O Rotary continua empenhado em contribuir para um mundo melhor, e exorta-nos a trabalhar na continuidade, a trazer a saúde mental e a paz positiva para o centro do nosso trabalho, a motivar pessoas em ação a apoiar e desenvolver as comunidades onde os nossos clubes estão inseridos.