8ª VOG - RC FÁTIMA

26-09-2022

A 8ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, no dia 26 de setembro ao Rotary Club de Fátima (RCF), com o acompanhamento do Companheiro Jorge Lucas Coelho.

O Governador foi recebido pelo Presidente Pedro Custódio e outros companheiros do RCFátima para uma visita às instalações da Empresa Manulena, do Companheiro Presidente. Trata-se de um excelente exemplo de inovação, uma empresa muito orgânica por revelar capacidade de adaptação ao mercado nacional e internacional, respondendo a fortes exigências de qualidade, com um apreciável portfólio de produtos. Precisamos de muitos destes bons exemplos no nosso tecido empresarial para ganhar escala.

Fomos recebidos pelo executivo da Junta de Freguesia de Fátima (JFF), que realçou os projetos desenvolvidos pelo RCF. Pela forma como o Presidente da JFF se referiu ao clube percebemos a importância desta parceria e o valor que aporta à comunidade. Nesta reunião também foram enumeradas algumas necessidades e prioridades da comunidade, para as quais o clube foi solicitado a colaborar.

Tivemos o privilégio de realizar uma visita guiada às 4 rotundas onde o RCF fez intervenções e colocou obras de arte de enorme significado e beleza estética, tendo a 4ª rotunda incorporado a temática das velas, numa clara alusão à peregrinação ao Santuário.

Seguiu-se a reunião de trabalho com o Conselho Diretor e a presença do Governador assistente Companheiro João Machado, onde abordámos o planeamento estratégico do clube, focado na Sustentabilidade, Energia e Ambiente. O clube demonstra preocupações de continuidade na ação ao envolver e comprometer nas suas decisões os presidentes dos 2 próximos anos rotários e tem projetos anuais e outros em função das necessidades da comunidade. Se o clube der uma maior visibilidade às suas ações irá atrair potenciais novos membros e incrementar a sua capacidade de realização.

A reunião festiva da VOG, envolveu muitos companheiros do clube, incluindo um dos seus fundadores, o Companheiro António Vieira, o Governador Assistente, o Companheiro PDG Afonso Malho, o Companheiro Jorge Lucas Coelho, visitantes e convidados.

O Presidente Pedro Custódio deu as boas vindas ao Governador e traçou a estratégia do clube, referindo-se aos projetos realizados e em carteira.

O Governador, agradeceu a forma como foi recebido e deu os parabéns ao clube pela sua enorme capacidade de realização em prol da comunidade de Fátima ao longo dos seus 42 anos de existência. Não resistiu a enumerar alguns dos projetos e atividades, incluindo: o projeto Escrita Criativa, com impacto na educação e que já vai na sua 22ª edição, contando com Moita Flores; a atribuição de bolsas de estudo com o apoio da FRP; a "Árvore de Natal", que acumula valores expressivos, tendo já permitido a entrega de ambulâncias; o Torneio de Golfe Solidário; a realização de conferências ligadas à sua orientação estratégica nas áreas da sustentabilidade, energia e ambiente, chamando a atenção para estas temáticas e desenvolvendo a comunidade. De referir que, nas suas parcerias com as empresas, estas delegam uma parte da realização da sua Responsabilidade Social no clube, confiando na sua capacidade de realização.

Como já vai sendo hábito, o Governador reforçou o papel da Fundação Rotária Portuguesa (FRP) no apoio aos projetos dos clubes e da The Rotary Foundation para os projetos de maior dimensão, assim como a necessidade de os clubes apoiarem estas estruturas para incrementarem a sua capacidade de resposta às necessidades das comunidades. Neste âmbito, o clube entregou o seu donativo para a FRP.

O clube é forte, coeso e coerente na ação, sendo composto por 25 membros. O Governador reforçou algumas mensagens da Presidente Jennifer Jones, relativamente a esta vertente, referindo os cuidados na liderança aplicando medidas que contribuem para reter e atrair novos membros, incorporando preocupações com a diversidade, equidade e inclusão e o seu desenvolvimento e motivação para potenciar a realização. Estiveram também em foco os principais desafios de Rotary.