7ª VOG - RC SANTARÉM

20-09-2022

A 7ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, no dia 20 de setembro ao Rotary Club de Santarém (RCS), com o acompanhamento do Governador Assistente, Companheiro Luís Soares Rodrigues.

O Governador foi recebido pelo Presidente Marcelo Morgado e outros companheiros do RCS, tendo visitado a Câmara Municipal de Santarém (CMS), onde fomos recebidos pela Srª Vereadora Carmen Antunes, com quem trocámos ideias no sentido de potenciar a ação do RCS nesta comunidade. Estiveram em foco vários temas, incluindo: a parceria com a CMS na atribuição das bolsas de estudo; o sucesso do ATL, iniciativa do RCS, que ocupou jovens carenciados neste Verão; a participação de Rotary no processo de integração de refugiados, no âmbito da parceria com a Plataforma de Apoio aos Refugiados e dos contributos na assistência humanitária à Ucrânia. Referimos os projetos de organização e melhoria contínua que temos em curso em IPSSs, que foi apreciado pela Srª Vereadora, por conhecer esta metodologia de gestão.

Visitámos o Projeto "Agir+", gerido pelo Lar Evangélico Nova Esperança, que desenvolve atividades com jovens carenciados e que funciona em instalações cedidas pela CMS num bairro social da cidade. Trata-se de uma iniciativa meritória que tem merecido a atenção e apoio do RCS.

Terminámos o ciclo das visitas aos parceiros na comunidade no Lar de Santo António, instituição centenária, que serve os Distritos de Leiria e Santarém e que acolhe jovens e crianças provenientes de famílias destruturadas e outras como resultado de falhas em processos de adoção. Alguns dos companheiros do RCS têm incorporado os seus corpos dirigentes e o próprio clube tem apoiado muitas das suas iniciativas e projetos, incluindo através de subsídios globais da The Rotary Foundation.

A reunião festiva da VOG, que incluiu a comemoração do 59º Aniversário do RCS, foi muito participada: Past Governadores, companheiros da equipa distrital, companheiros de vários clubes e convidados. A Vereadora Carmen Antunes, representou o Presidente da CMS e a Professora Margarida Pinto o Presidente da União das Juntas de Freguesia da Cidade de Santarém (JFS), que enumeraram algumas ações realizadas e em que o RCS fez a diferença. O Presidente do RCS deu as boas vindas ao Governador e referiu alguns dos projetos emblemáticos do clube e outros inovadores, incluindo o ATL recentemente realizado que foi considerado um sucesso.

O Governador, deu os parabéns pelo aniversário do clube, agradecendo os 59 anos de serviço à comunidade de Santarém e ao mundo, referiu o dinamismo do clube, a sua estabilidade e as excelentes ações que desenvolve, focando o empenho concreto de companheiros do clube nalgumas instituições apoiadas. Enumerou algumas das suas atividades, incluindo: a atribuição de bolsas de estudo com a parceria da JFS e de empresas e a concessão de prémios escolares, que promove também o civismo; o projeto EcoRotary, que consiste na limpeza da zona da Ribeira de Santarém em parceria com a JFS, integrando a comunidade; a ocupação de tempos livres para jovens; o reconhecimento do profissional do ano e prémios carreira.

O Governador reforçou o papel da Fundação Rotária Portuguesa no apoio aos clubes e da The Rotary Foundation para os projetos de maior dimensão. O quadro social deste clube é forte e composto por 25 membros, teve um crescimento significativo no ano 2021/2022 e enfrenta o desafio do rejuvenescimento. O Governador reforçou algumas mensagens da Presidente Jennifer Jones, no que concerne ao Quadro Social e os cuidados na liderança, incluindo nas decisões os membros mais antigos e os mais recentes e a necessidade de medidas que contribuem para reter e atrair novos membros, o seu desenvolvimento e motivação para potenciar a realização de ações.