71ª VOG - RC OLHÃO

11-03-2022

A 71ª VOG do Governador Paulo Martins realizou-se ao Rotary Club de Olhão no dia 11 Marco de 2022. Em substituição do Presidente do clube, Companheiro António Andrade, impedido de comparecer por motivos de saúde, estavam a Secretária do clube, Companheira Carmo Justo, demais companheiros do clube anfitrião e o Companheiro José Galamba do Rotary Club de Almancil Internacional. Seguiu-se a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal de Olhão, onde foram recebidos pela Vereadora Dra. Elsa Barreira, em representação do Presidente Dr. António Pina. Foi saudado o meritório trabalho que o RC Olhão vem desenvolvendo no apoio à comunidade, ao longo dos dezassete anos de vida. O Governador evocou o propósito de se reforçar a cooperação entre a Autarquia e o clube, nesta conjuntura adversa em que vivemos.

A comitiva dirigiu-se em seguida ao Museu Municipal de Olhão, localizado no emblemático Edifício do Compromisso Marítimo, com exposição de um belo testemunho da história e características da região envolvente de Olhão, a cidade cubista.

Na reunião com o Conselho Diretor na sede do clube, liderada pela Companheira Carmo Justo, com presença digital do Presidente do clube, foi apresentado o Plano de Acão do clube, cuja implementação tem sido condicionada pela pandemia. Existem boas perspetivas de crescimento do quadro social, nomeadamente com admissão de novo sócio nesta data. As atividades desenvolvidas de atribuição de bolsas de estudo em parceria com a FRP-Fundação Rotária Portuguesa; de trabalho na área do Empoderamento das Meninas em parceria com o clube de Tavira , denominado projeto Caleidoscópio, junto do Centro Social Nossa Senhora Fátima que acolhe e cuida de meninas de famílias disfuncionais promovendo dinâmicas de grupo e abordagem de temas de interesse humanitário e sessões pratico-didáticas; de apoio à terceira idade junto da Santa Casa Misericórdia, com aquisição de camas articuladas e colchões especiais para idosos, são alguns dos vários projetos de Serviço para Transformar Vidas dos mais necessitados, desenvolvidas pelos clubes.

O Jantar festivo no Restaurante O António, na vila de Moncarapacho, muito participado, presidido pela Vice-Presidente do clube, Companheira Ana Paula Ferreira, registou a presença da Vereadora Dra. Elsa Barreira, do Past-Governador Abílio Lopes e Companheira Isabel, da Governadora assistente Isabel Goncalves, dos Governadores Assistentes José Galamba e Silvério Guerreiro, e diversos Companheiros de clubes vizinhos.

A Presidente em exercício saudou os presentes salientando o ambiente de caloroso companheirismo vivido, referiu-se ao Plano Ação do clube e agradeceu a forte cooperação com a Autarquia. O Governador agradeceu a larga participação de companheiros naquela que foi a última Visita Oficial a clubes do Algarve, onde se deslocou por sete desde setembro em vistas a clubes. Exaltou a determinação e resiliência com que o clube está a superar os constrangimentos colocados pela pandemia, apelou ao trabalho em equipa entre os clubes do Algarve, que tem sido um exemplo no sentido de chegarmos mais longe, cumprindo Rotary e Servir para Transformar Vidas.

No final colocou o pin do ano à Vereadora da Câmara Municipal de Olhão lançando o desafio para que em breve possa vir a integrar o quadro social do clube.