70ª VOG - RC SETÚBAL

10-03-2022

No dia 10 de março, realizou-se a 70ª VOG, a antepenúltima Visita Oficial do Governador Paulo Martins aos clubes rotários do Distrito 1960, sendo esta ao Rotary Club de setúbal, o terceiro clube mais antigo do Distrito.

A aguardar o Governador, na Av. Luísa Todi, encontrava-se o Presidente do clube, Companheiro António Domingos e o Companheiro Alberto Vale Rego, de onde seguiram para visita à Câmara Municipal de Setúbal e protocolar apresentação de cumprimentos ao seu Presidente, Dr. André Martins e equipa, antecedida de visita às salas dos Paços do Concelho, com exposição alusiva à história do Município. O Presidente da Autarquia recordou o valioso trabalho humanitário que o clube tem desenvolvido em prol da comunidade de Setúbal, ao longo de quase 8 décadas de vida. O Governador agradeceu as palavras e reforçou o propósito de cooperação do Rotary com a Autarquia para juntos continuarem a Servir para Transformar Vidas, num contexto em que se torna cada vez mais importante unir esforços.

A comitiva seguiu então para visita à Clínica Social Dentária de Nossa Senhora da Conceição, relevante instituição setubalense, ligada à paróquia, que visa dar assistência medica dentaria aos mais carenciados. Com o apoio do clube em parceria com a FRP-Fundação Rotária Portuguesa e a TRF-The Rotary Foundation, têm sido prestados diversos apoios nomeadamente na aquisição de material para 500 próteses dentarias. Seguiu-se a visita ao restaurante comunitário associado a esta instituição, que promove diariamente a distribuição de refeições aos mais carenciados, ação ainda mais relevante nesta fase da pandemia.

Na reunião com o Conselho Diretor do clube, na excelente sede cedida pela Câmara Municipal, foi analisado de forma exaustiva o magnifico Plano de Acão do clube por áreas / projetos e seus coordenadores. Destaque para o Projeto de fornecimento material para 500 próteses dentarias já referido; apoio à educação com atribuição de Bolsas de Estudo com o apoio da FRP, projeto Saúde Brincando de animação às crianças internadas nos hospitais, na área da pediatria; realização a 30 Abril de Concerto Solidário cujas receitas vão apoiar Bolsa Educacional destinada ao Grupo Coral Luísa Todi; apoio na divulgação do Projeto FRAD - Frente Rotaria Anti Diabetes, apoio com material a APPDA - Associação Portuguesa Perturbações de Desenvolvimento e Autismo; apoio à Associação A Casa / Tacho Solidário com entrega de bens alimentares e de vestuário; e apoio ao Restaurante Social com entrega de Alimentos recolhidos no supermercado Auchan. Na área cultural o clube está a desenvolver um Ciclo de Palestras denominado "Celebrar Setúbal e os Seus Maiores", em que são evocadas figuras setubalenses de relevo tais como Bocage, Luísa Todi, Lima de Freitas ou Zeca Afonso. E ainda a realização de passeios rotários aliando a cultura, a gastronomia e o companheirismo. O Governador saudou o clube pela ação desenvolvida e em curso, no ano da celebração dos setenta e oito anos de atividade do Clube (setenta e seis registo em Rotary International).

O Jantar Festivo da VOG e celebração do 78º aniversario do clube, muito participado, contou com a presença do representante do Presidente da Câmara, do vereador Dr. Carlos Rabaçal, dos PGD Frederico Nascimento, José Coelho e António Mendes, Artur Almeida e Silva e de convidados e visitantes de diversos clubes.

Num ambiente caloroso de Companheirismo, os presentes puderam apreciar um belo momento musical de guitarra e uma evocação da longa e rica história do Rotary em Setúbal, pelo sócio honorário Francisco Mendes Fernandes, tendo sido Governador do distrito em 1997-98. O Presidente António Domingos referiu se ao trabalho que o clube vem desenvolvendo, cumprindo Rotary na ação de Servir para Transformar Vidas, e em particular no plano de ação em curso neste ano rotário. O Governador felicitou o clube pelo seu aniversario, agradecendo todo o empenho dos companheiros na ação humanitária de apoio à comunidade, sendo uma referência na história do Rotary em Portugal. A finalizar entregou Diplomas de Reconhecimento aos companheiros com vinte ou mais anos de vida rotária, um exemplo a destacar. No final foi brindado com espumante o aniversario do Clube e saboreado o respetivo bolo.