7ª VOG - RC LISBOA

21-09-2021

A 7ª Visita Oficial do Governador Paulo Martins, realizou-se no dia 21 de setembro ao Rotary Clube de Lisboa, o mais antigo de Portugal, a caminho do seu 96ºAniversário.

O encontro com a Presidente Rita Simões e a Direção do clube fez-se na sua sede. Acompanhada também pelo Governador Assistente do Grupo 14, a comitiva dirigiu-se à Residência de Velhinhos da Ordem das Irmãzinhas dos Pobres, em Campolide, instituição apoiada pelo clube com entrega periódica de cestas básicas com produtos alimentares e de higiene pessoal e doméstica, assim como diversos eletrodomésticos e equipamentos de saúde como foi recentemente a entrega de camas articuladas, com o apoio de um subsídio distrital. Foi um momento de boa memória para o Companheiro Paulo Martins, regressando a uma casa que já conhecia desde 1980, onde como Rotaractista também tinha prestado serviço comunitário.

Seguiu-se a reunião de Conselho Diretor, onde foi possível ao Governador inteirar-se dos projetos e plano de atividade do clube. Por sua vez o Companheio Paulo Martins traçou linhas determinadas com os objetivos Distritais e do Plano de Ação de Rotary International, para o corrente ano, nomeadamente quanto ao aumento e manutenção do Quadro Social e contribuições dos clubes para a The Rotary Foundation e projetos Globais. O Companheio Governador teve ainda a oportunidade de se reunir com a Presidente do Rotaract Club de Lisboa, Companheira Mariana Pietro.

O Jantar Comemorativo desta visita realizou-se no Hotel Tivoli, que recebe o Clube deste a sua fundação em 1926, e contou com a presença de aproximadamente 70 participantes entre companheiros, visitantes, convidados, familiares e amigos do clube.

De salientar a presença de diversos elementos da Equipa Distrital, Presidentes de Clubes próximos e de Rotaractistas, nomeadamente da Presidente do Rotaract Clube de Lisboa e da Representante Distrital de Rotaract, Companheira Inês Grego de Oliveira.

A reunião registou ainda a presença do representante da Junta de Freguesia de Santo António, Lisboa, em cujo território se encontra a sede do clube, e de diversos representantes de empresas patrocinadoras e colaboradoras das atividades realizadas pelo clube a quem foi prestada homenagem durante o jantar.

Na sua intervenção o Governador, para além de reforçar os temas abordados na reunião de Conselho Diretor, transmitiu uma firme mensagem sobre os valores rotários e as características que devendo ser intrínsecas ao Rotários, são essenciais para a reafirmação da sua posição de líderes, para bem Servir para Transformar Vidas. 

Foi ainda a oportunidade de reconhecer os Companheiros com vinte ou mais anos de serviço dedicados a Rotary. A encerrar o encontro foram trocadas lembranças e houve lugar à assinatura do Livro de Honra Distrital.