6ª VOG - RC PICO

08-09-2022

A 6ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, nos dias 8 e 9 de setembro ao Rotary Club do Pico, com o acompanhamento e apoio do Governador Assistente, Companheiro Orlando Simas.

Após a travessia entre a Ilha do Faial e a Ilha do Pico, a Companheira Presidente do RC Pico, Maria de Fátima Santos, aguardava-nos à chegada à Madalena.

A reunião de trabalho com o Conselho Diretor foi muito profícua, tendo-se estabelecido uma boa comunicação entre todos. Tratando-se de um clube de reduzida dimensão física, procurámos esclarecer e reforçar a necessidade de otimizar o funcionamento interno, incrementando a utilização das plataformas digitais de Rotary e de algumas ferramentas de planeamento. O clube referiu os projetos e atividades que mantém na Ilha do Pico, que engloba os Concelhos de Madalena, Lajes e São Roque, com companheiros a residir nestes três concelhos, demonstrando compromisso e preocupação para com a comunidade.

Na reunião festiva contámos com a participação da Drª Cátia Salvador, Vereadora da CM de São Roque do Pico, em representação do Presidente, que se referiu à ação do clube na comunidade. Marcaram presença a maior parte dos companheiros do clube, potenciais novos companheiros e convidados.

A Presidente, Companheira Maria de Fátima, deu as boas vindas ao Governador e saudou os companheiros e convidados, referindo algumas ações previstas realizar.

O Governador caracterizou o clube: com apenas 11 membros que, embora muito empenhados e focados na realização das suas atividades, precisa crescer e rejuvenescer para poder fazer ainda mais e apostar na sua própria sustentabilidade. O clube assumiu este objetivo, pelo que continuará a desenvolver ações neste sentido.

Os projetos e atividades que estão planeados e em curso incluem: uma palestra sobre a Polio em outubro; o apoio à casa Madre Clara com computadores; o apoio ao CAO - centro de apoio a pessoas portadoras de deficiência, que apresenta algumas dificuldades; a atribuição de bolsas de estudo, com parcerias e apoios.

O Governador Vitor Cordeiro agradeceu todo o trabalho realizado pelo clube em prol das comunidades locais, o donativo e o apoio à Fundação Rotária Portuguesa, relembrando a importância do apoio à The Rotary Foundation, para que possam prosseguir com a sua missão. Agradeceu também todo o esforço no apoio e acolhimento recebido na realização desta VOG, que incluiu entrevistas a dois jornais locais, com impacto na imagem pública de Rotary.

Reunião com o Vice-Presidente da Câmara Municipal das Lajes do Pico - Dr Manuel Pimentel

Verificámos que as ações do clube são muito conhecidas pela autarquia. O Vice-Presidente deu conta das suas principais preocupações a nível social e referiu o processo de atribuição de bolsas de estudo. O RC do Pico procurará reforçar a parceria neste âmbito para potenciar resultados.

Entrevista para o Jornal O Dever - O Semanário mais antigo da Ilha do Pico

Entrevista para o Jornal Ilha Maior -Semanário da Ilha do Pico