68ª VOG - RC PORTO DE MÓS

04-03-2022

A 68ª VOG decorreu no dia 4 de março ao Rotary Club de Porto de Mós. A esperar o Companheiro Governador para um almoço de companheirismo encontravam-se a Presidente do clube, Companheira Cátia Silva, o GA João Machado e mais companheiros do clube.

Seguiu-se uma visita a Porto de Mós e a apresentação de cumprimentos ao Presidente Câmara Municipal, Dr. Jorge Vala e à sua equipa. O Presidente da Autarquia expressou o enorme reconhecimento pelo trabalho que o clube rotário vem desenvolvendo no apoio à Comunidade. O Governador saudou a parceria forte que existe entre Rotary e a Câmara, recordando o inspirador lema deste ano "Servir para Transformar Vidas".

Passagem pelo magnifíco Castelo de Porto de Mós, no ponto alto da cidade, com uma bela vista panorâmica, seguida de visita ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, em São Jorge, onde foram apreciadas as exposições e a relevante apresentação audiovisual sobre evento significativo e marcante na História de Portugal.

A reunião com o Conselho Diretor, numa sala do Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota, foi antecedida de um lanche de companheirismo. Durante a reunião o Governador apreciou o Plano de Ação do clube, em várias áreas de enfoque, numa estreita cooperação com a autarquia, estando previsto para 20 de marco a inauguração do Marco Rotário numa das principais rotundas, na entrada da cidade. Quanto ao quadro social é louvável o esforço para o reforçar mesmo em pandemia.

Na área do ambiente o clube assume o compromisso de plantação de arvores no concelho, na Serra dos Candeeiros, e integra o Projeto Rios, para recuperação de riacho na povoação do Juncal. O clube mantém a atribuição de bolsas de estudo, o apoio ao Lar Cruz da Légua, desenvolve ações na gestão racional de utilização da água, e aderiu à Iniciativa Presidencial de Empoderamento de Meninas, nomeadamente com jornadas de sensibilização contra a violência no namoro. Continuarão a implementar o Projeto FRAD - Frente Rotaria Anti Diabetes e o apoio a famílias carenciadas com cabazes alimentares. Muito relevante a manutenção da Universidade Sénior de Porto Mós, no seio do seu NRDC, com destaque para a sua forte vocação musical com um magnifico agrupamento de cavaquinhos.

Foi efetuada visita à magnifica Igreja de São Miguel Arcanjo, na vila do Juncal.

No Jantar Festivo, muito participado, foi feita uma recolha de bens para enviar aos Ucranianos flagelados pela guerra, em articulação com a Autarquia.

Estiveram presentes o GA João Machado, o Presidente da Autarquia, Dr. Jorge Vala, vários Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho, a Presidente do Clube Padrinho RC Benedita - Companheira Maria Vicente e representantes de vários Clubes Rotários. Os membros do NRDC e Universidade Sénior de Porto de Mós, apresentaram um belo momento musical com os seus cavaquinhos, tendo como maestro o Sr. Manuel Maria Sousa. Destaque para a presença elementos da administração das empresas parceiras do clube. Momento de grande alegria foi a admissão de dois sócios.

A Presidente do RC Porto Mós, Companheira Cátia Silva congratulou-se pela larga presença de companheiros, familiares e convidados, evocou a forma muito positiva como decorreu a jornada da VOG e aludiu às principais ações realizadas e em curso pelo clube.

O Governador Paulo Martins saudou a dinâmica apresentada na ação, mesmo no contexto da pandemia, saudou o trabalho da Universidade Sénior e NRDC em parceria com o clube, felicitou a entrada de sócios, recordando que temos de Crescer Mais para Servir Mais. Destacou a importância das parcerias com a Autarquia, as Escolas e Empresas que registou serem uma efetiva realidade em Porto Mos, para reforçar o Servir para Transformar Vidas.