65ª VOG - RC ALMEIRIM

25-02-2022

No dia 25 de fevereiro o Governador Paulo Martins acompanhado pela Teresa, sua esposa, dirigiu-se a Almeirim para a 65ª Visita Oficial, desta vez ao Rotary Club de Almeirim. Foi recebido pelo Presidente do clube, Companheiro Armando Barreira para uma visita à Casa-Museu José Relvas, na Quinta dos Patudos em Alpiarça, numa oportunidade para conhecer o magnifico acervo de arte, nomeadamente de pintura portuguesa, existente nesta bela Casa-Museu, cujo Diretor Dr. Nuno Prates fez uma excelente explicação durante a visita. Acompanhou o GA Luís Rodrigues.

Realizou-se em seguida um almoço de companheirismo no restaurante típico Tertúlia da Quinta, propriedade do Companheiro Sérgio Rodrigues, onde não faltou a famosa sopa da pedra, e a que se juntaram outros companheiros do clube.

Foi efetuada de seguida uma visita à CRIAL - Centro de Recuperação Infantil de Almeirim, IPSS com relevante ação humanitária na Comunidade, que tem recebido forte apoio do Rotary Club de Almeirim, em parceria com a Fundação Rotária Portuguesa e empresas locais parceiras, onde foram recebidos pelo Presidente da Direção, José Carlos Silva. Aqui foi inaugurada, pelo Governador, em conjunto com o Presidente do clube, uma sala de estímulos sensoriais.

Enquanto o Governador concedeu uma entrevista à Almeirinense TV, deixando um motivador testemunho do valor e ação do Rotary em Almeirim e no Distrito 1960, a Teresa acompanhada pela Manuela, esposa do Presidente do clube, realizou uma visita ao centro histórico de Almeirim, conduzida pelo Companheiro Eurico Henriques, a que se juntaram outros companheiros.

Seguiu-se a protocolar apresentação de cumprimentos do Governador ao Presidente da Câmara Municipal de Almeirim, Pedro Ribeiro, sócio Honorário do clube, que reconheceu o meritório trabalho do RC Almeirim no apoio humanitário à comunidade ao longo de quase duas décadas. O Governador agradeceu a parceria que deverá ser reforçada no contexto em que vivemos, para juntos mais Servir para Transformar Vidas.

Na reunião com o Conselho Diretor, que decorreu em sala cedida no edifício da Câmara Municipal, o Governador apreciou muito o excelente Plano de Ação do clube nas várias áreas de enfoque de Rotary, incluindo o reforço do quadro social e o apoio à juventude, nomeadamente com a constituição do Interact. Foi igualmente apreciada a dinâmica do clube, mesmo perante a pandemia, nas suas diversas vertentes que incluem a atribuição de bolsas de estudo, a entrega de equipamentos destinados aos cadetes dos Bombeiros Voluntários de Almeirim, a atribuição do Premio Aluno Melhor Companheiro, e o acompanhamento do projeto Dress-a-Girl em articulação com o NRDC de Almeirim. O clube mantém uma prática de apoio à The Rotary Foundation e FRP com donativos regulares.

O Jantar Festivo realizou-se no Restaurante da Quinta da Feteira, em Fazendas de Almeirim, e foi muito participado por companheiros do clube, familiares e visitantes.

Num ambiente de animado companheirismo, registaram presença o Presidente da Autarquia, o GA Luís Rodrigues, o PGD Abílio Lopes e Companheira Isabel, a PGD Mara Duarte, o GDI Paulo Taveira de Sousa, o Presidente das CDs da Juventude e da Comunicação e Imagem Publica de Rotary, Jorge Lucas Coelho e o Representante Distrital de Interact André Carvalho. Igualmente presentes com grande destaque os novos sócios do Interact Club de Almeirim, cujo certificado de Constituição foi entregue nesta data.

O Presidente Armando Barreira iniciou o jantar com uma sentida mensagem solidaria de apoio ao povo ucraniano, perante a sangrenta guerra que estava a começar, apelando a todos para um momento de reflexão e recolhimento pessoal.

Foram em seguida admitidos três companheiros Rotários, e no seguimento da entrega do Certificado ao Interact, foram emblemadas as sete jovens que integram o seu núcleo inicial.

Como é tradição neste clube, nesta reunião festiva, foram atribuídos reconhecimentos Paul Harris a diversos companheiros e familiares, nomeadamente à Presidente do Interact Club, tendo sido entregues pelo Governador, PGD Mara Duarte e PGD Abílio Lopes, respetivamente Presidente e Responsável de Doações da CD de The Rotary Foundation.

Também foi entregue um reconhecimento de Mérito da Fundação Rotária Portuguesa à Câmara Municipal de Almeirim, recebido pelo seu Presidente.

O Presidente da Câmara agradeceu a distinção efetuada ao Município reconhecido pela parceria de tantos projetos desenvolvidos em benefício da comunidade de Almeirim.

A Presidente do novo Interact Club, Companheira Carlota Barreira dirigiu palavras de agradecimento pela formação do clube ressaltando o acompanhamento próximo que tem sido manifestado pelo Rotary Club e fazendo votos que possam em conjunto desenvolver ações em prol da juventude e comunidade locais.

O Representante Distrital de Interact, André Carvalho, dirigiu uma mensagem às Interactistas, e ao clube rotário manifestando a sua satisfação pela formação deste novo clube, desejando um novo mundo de serviço às novas companheiras.

O Governador saudou a ação do clube, manifestando satisfação pela admissão de novos sócios e da formação do Interact, dando corpo ao enfoque deste ano de crescer mais para servir mais. Dirigiu palavras de incentivo aos jovens e agradeceu a forma calorosa e profícua como decorreu a visita e no final distinguiu os companheiros com mais de vinte anos de vida rotaria, o Presidente Armando Barreira e os Companheiro António Barreira e Cristina Barreira, que passaram pelo Rotaract Club de Lisboa Benfica quando ao tempo o Presidente Armando Barreira era sócio do Rotary Club de Lisboa-Benfica. Destacou por fim o exemplo do Presidente de integrar a sua família em Rotary.

A reunião encerrou com a celebração do 117º Aniversário de Rotary International, que se havia realizado no dia 23 de fevereiro, não podendo deixar de se cantar os Parabéns, com a partilha de bolo e tendo sido efetuado um brinde à grandiosa obra meritória de Rotary no mundo.