62ª VOG - RC LISBOA-LUMIAR

21-02-2022

A VOG ao Rotary Club de Lisboa-Lumiar, a 62ª realizou-se no dia 21 de fevereiro e teve receção, para visita à Academia do Lumiar, pelo Presidente Companheiro Artur Botão, GA Companheiro Amílcar Barata Salgueiro e outros companheiros do clube. A Academia Musical 1 Junho, foi fundada em 1893 e é uma referência socio- cultural no Lumiar, atualmente presidida pelo Companheiro Artur Botão.

De seguida foi visitado o Marco Rotário localizado numa das entradas da cidade de Lisboa, no bairro do Lumiar, numa afirmação da imagem publica de Rotary.

A comitiva dirigiu-se depois à empresa Valorsul, que opera na área da triagem de resíduos sólidos, localizada na freguesia, no Vale do Forno. Na visita, conduzida pela Companheira Sandra Silva, Administradora da empresa, foi apreciado todo o processo de triagem dos resíduos nas suas diversas fases antes de seguirem para outras unidades de reciclagem. Destacado o relevante papel da empresa na vertente ecológica e que com o clube, desenvolve parceria na ação humanitária.

Seguiu-se a visita à Junta de Freguesia do Lumiar, localizada num edifício que preserva os traços dum "Lumiar bucólico do seculo passado", e em cujo pátio foram rodadas passagens do filme " Canção de Lisboa ", bem perto dos antigos Estúdios de Cinema da Tóbis. Foram apresentados cumprimentos ao Presidente Dr. Ricardo Mexia, que saudou o clube e a meritória Acão dos Rotários.

Numa sala, gentilmente disponibilizado no edifício da Junta de Freguesia, realizou-se a reunião com o Conselho Diretor onde o clube apresentou o plano de ação em desenvolvimento com resiliência face à conjuntura adversa da pandemia. O clube vai aderir ao Projeto " Arvore, eterna Companheira ", dando continuidade a plantação de arvores que habitualmente fazem com o apoio da Junta Freguesia. Participam em projetos de parceria com outros clubes de Lisboa, como no apoio à Associação Cotolengo e à Casa da Praia que cuida de alunos com dificuldades cognitivas. Atribuem prémios de Mérito escolar e está em avaliação virem a criar em breve um NRDC.

O Jantar Festivo, realizado como habitualmente no Hotel Radisson Blue, ao Campo Grande em Lisboa, registou as presenças do GA Amílcar Barata Salgueiro, do GE Vítor Cordeiro, do Presidente da JF Lumiar Dr. Ricardo Mexia, do Presidente da Assembleia de Freguesia do Lumiar e de vários companheiros visitantes.

O Presidente Artur Botão saudou os presentes e aludiu ao trabalho desenvolvido clube em prol da comunidade ao longo dos 33 anos de vida, tendo como padrinho o RC Lisboa Norte, e um dos seus fundadores o saudoso Companheiro Vasco Martins, Pai do Companheiro Paulo Martins.

O Governador saudou os sócios do clube e a forma resiliente como estão a enfrentar a pandemia, enaltecendo o seu trabalho em equipa no apoio à comunidade, em Servir para Transformar Vidas. No final agraciou os companheiros do clube com mais de vinte anos de Rotary, afirmando o quanto é importante honrar o passado para afirmar o presente e construir o futuro.