5ª VOG - RC HORTA

07-09-2022

A 5ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, nos dias 7 e 8 de setembro ao Rotary Club da Horta, com o acompanhamento do Governador Assistente, Companheiro Orlando Simas.

Na reunião de trabalho com o Conselho Diretor, envolvendo outros membros do clube, o Presidente, Companheiro Paulo Salvador e os restantes companheiros, enumeraram os seus projetos e atividades, tendo o Governador sido colocado ao corrente dos seus principais desafios. Tratando-se de um clube estável e que imprime dinamismo nas suas realizações, a reunião decorreu nas melhores condições e em harmonia, tendo sido esclarecidas questões levantadas, quer pelos companheiros presentes, quer pelo Governador.

A reunião festiva contou com a participação da Drª Maria Antónia Dutra, Vereadora da Câmara Municipal da Horta, em representação do Presidente, que realçou o papel do clube e do seu impacto na comunidade. Participou também o Arquiteto Pedro Garcia, Presidente da Sociedade Amor da Pátria, apoiada pelo clube, assim como o Companheiro PDG Afonso Malho.

O Presidente Paulo Salvador deu as boas vindas ao governador, companheiros e convidados e agradeceu a presença de todos. Referiu alguns projetos emblemáticos do clube e da intervenção em diversas instituições na comunidade.

Na sua intervenção, o Governador referiu-se ao clube como sendo um parceiro dinâmico nesta comunidade, que planeia e realiza bons projetos, mantendo uma excelente relação com as instituições públicas e privadas, apoia organizações sociais locais, incluindo a Santa Casa da Misericórdia e potencia a sua ação através de parcerias. Um clube formado há 41 anos, com um Quadro Social estável, presentemente com 23 membros, infelizmente com menos 1 companheiro, relativamente a 1 de julho, por ter falecido o Companheiro Manuel Goulart. Realçou o facto de o clube já ter dado um Governador ao Distrito, o Companheiro Caetano de Sousa, de cuja equipa fez parte.

Não podia deixar de referir uma parte do extenso plano de atividades do clube, incluindo: a atribuição de 10 bolsas de estudo, sendo 5 pelo clube com a Fundação Rotária Portuguesa e 4 com envolvimento de empresas; a homenagem ao Profissional do Ano; o reconhecimento ao Aluno Melhor Companheiro; distribuição de cabazes de Natal; realização de palestras sobre temas com interesse para a comunidade; recolha de fundos para a Polio Plus em outubro, que inclui a difusão desta campanha em outdoors digitais cedidos pelo Município.

O Governador agradeceu todo o trabalho realizado pelo clube em prol das comunidades locais. O clube entregou um donativo para a Fundação Rotária Portuguesa, tendo o Governador reforçado a necessidade de continuarmos a apoiar esta fundação e a The Rotary Foundation para que possam cumprir a sua missão. Agradeceu também o apoio e acolhimento recebidos nesta VOG, que possibilitou o cumprimento do programa.

Encontro com o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores - Engº Luís Garcia

Neste encontro estiveram em foco os projetos de Rotary, o que fazemos e com o que a comunidade pode contar, tendo o Presidente da Assembleia Legislativa dos Açores reconhecido e agradecido a nossa intervenção.

Reunião com o Presidente da Câmara Municipal da Horta - Dr Carlos Ferreira

O processo de atribuição de bolsas de estudo foi o tema central em discussão neste encontro, tendo o Presidente da Câmara Municipal da Horta referido que está a emitir uma revisão ao respetivo regulamento, tendo em vista a sua atualização. O RC Horta estará atento à emissão deste documento tendo em vista uma eventual parceria.

Visita ao CAO - Santa Casa da Misericórdia da Horta - Provedor Dr. Marco Paulo Neves da Silva

Fomos conhecer esta instituição secular, tendo o Sr. Provedor mostrado as instalações em pleno funcionamento e tivemos a oportunidade de interagir com técnicos e utentes. Conhecemos também a sala de snoezelen.

Tal como muitas outras instituições, também a Santa Casa dispõe de recursos escassos e por isso tem neste momento em foco a sua própria sustentabilidade. Neste sentido, ficámos de propor a esta instituição um apoio no âmbito da implementação da metodologia Lean, através da equipa distrital, no sentido de ajudarmos a contribuir para a sua sustentabilidade.