59ª VOG - RC CASTELO BRANCO

15-02-2022

A 59ª Visita Oficial do Governador Paulo Martins, realizou-se no dia 15 de fevereiro ao Rotary Club de Castelo Branco. A aguardar o Governador, no Hotel Rainha D Amelia, para um almoço de companheirismo, encontrava-se o Governador Assistente Companheiro Nuno Moniz, o Presidente do clube Companheiro Adriano Martins e vários companheiros deste histórico Clube que celebra este ano 50 anos de intensa vida rotaria.

Ao início da tarde realizou-se a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal, ao Presidente Dr. Leopoldo Rodrigues que exaltou o meritório trabalho do clube na ação humanitária na comunidade ao longo da sua historia. O Governador realçou o valor da parceria entre Rotary e a Autarquia que pode ser alargada a áreas como o Ambiente e a Educação, neste caso com atribuição mais bolsas de estudo.

A visita seguinte foi à Junta Freguesia de Castelo Branco, onde a comitiva foi recebida pelo Presidente José Dias Pires, que demonstrou o empenho da sua equipa em reforçar o trabalho conjunto com os rotários nas varias áreas de enfoque, destaque para ação social, ambiente, bolsas de estudo e prémios de mérito escolar. Também ficou em aberto a divulgação nos placards publicitários da autarquia, entre outras ações a Campanha Pólio - Juntos Salvamos Vidas.

De regresso ao Hotel para o habitual trabalho rotário da VOG realizou-se a reunião com o Conselho Diretor, no Hotel, que contou com a presença de jovens do Interact liderados pela sua Presidente Companheira Carlota Moreira, que será Representante Distrital de Interact em 2022/2023 e com quem o Governador conversou com muito entusiasmo. O Rotaract Club não marcou presença por afazeres académicos dos seus membros em Lisboa, tendo a Companheira Elizabete Correia, Conselheira para os clubes jovens, dado nota da boa saúde do clube que trabalha muito em cooperação com o Interact, que já conta com 38 anos. A Família Rotária de Castelo Branco é um exemplo também ao ser a que tem há mais anos e em permanência clubes Rotaract e Interact.

O Governador apreciou o Plano de Acão do Clube, em relançamento apos a fase mais difícil da pandemia, com reforço do Quadro Social, atribuição continuada de bolsas estudo e prémios mérito escolar, contribuições a FRP, apoio a APPACDM , instituição que acolhe e cuida de jovens e adultos com deficiência , premio a aluno de mestrado do Politécnico de Castelo Branco com Tese no domínio da Áreas de Enfoque de Rotary.

A anteceder o jantar o Companheiro Paulo Martins teve ainda a oportunidade de conceder entrevista a Jornalista que colabora com vários órgãos de comunicação da região de Castelo Branco.

O Jantar Festivo, muito participado, contou com a presença do Presidente CM Castelo Branco, representante Junta Freguesia Castelo Branco, do Diretor do Agrupamento Escolas Nuno Alvares, do Presidente RC da Covilhã, clube Padrinho do RC de Castelo Branco, do GA Companheiro Nuno Moniz que também representou o RC Portalegre, da Presidente Eleita do RC Lisboa, Companheira Alice Nobre e seu marido Carlos Azevedo, da Presidente do ITC de Castelo Branco, Companheira Carlota, jovens Interactistas e outros Companheiros, decorreu num caloroso ambiente de companheirismo.

Foram emblemados três companheiros, dois dos quais ex-Rotaractistas e entregue o Premio de Mérito Escolar "Dr. José Lopes Dias ", ao melhor aluno 12 ano do Agrupamento Escolas Nuno Alvares. Varias intervenções antecederam a palavra do Presidente do clube que fez uma retrospetiva da ação do clube durante este ano e perspetivas futuras, pleno de sentido entusiasmo. O Governador saudou os presentes e exaltou o exemplo do RC Castelo Branco na vida do nosso Distrito ao longo dos seus 50 anos de historia. Apelou a resiliência e trabalho de equipa para mais Servir para Transformar Vidas, saudou os jovens do Interact e o carinho que os companheiros do clube vêm dedicando aos projetos com e para os Jovens. Agraciou os vários Companheiros do Clube com mais de vinte anos de vida rotaria, enaltecendo o seu valioso exemplo.