4ª VOG - RC ANGRA DO HEROÍSMO - CPM

06-09-2022

A 4ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, nos dias 6 e 7 de setembro ao Rotary Club de Angra do Heroísmo - Cidade Património Mundial (RCAH), com o acompanhamento da Governadora Assistente, Companheira PDG Ilda Braz.

A reunião de trabalho com o Conselho Diretor foi alargada aos restantes membros do clube e foi bastante participada, tendo o Presidente do Clube, Companheiro Paulo Caetano Ferreira e os restantes companheiros, enumerado os seus projetos e atividades. Foram enumerados os principais desafios do clube e efetuada uma excelente interação. Trata-se de um clube dinâmico, consistente do ponto de vista da realização de projetos e atividades na comunidade, com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa e nalguns casos da The Rotary Foundation.

Contámos com a participação da Drª Vânia Ferreira, Vereadora da Câmara Municipal de Praia da Vitória, em representação do seu Presidente, tendo referido o papel do RCAH na comunidade e da necessidade de se manter esta ligação.

O Companheiro PDG Afonso Malho deu-nos o prazer de participar nesta reunião festiva.

O Presidente do clube deu as boas vindas ao Governador e referiu alguns dos projetos "bandeira" que são mantidos ativos ao longo dos anos.

O Governador, referiu-se ao clube como sendo estável e consistente na sua ação, referindo a realização de alguns projetos emblemáticos para Rotary e para o Distrito. Havendo alguns companheiros profissionais de saúde, o clube empenha-se nos projetos distritais nesta área, nomeadamente o FRAD de prevenção da diabetes e também na Hepatite Zero e tem no seu plano de ação a realização de rastreios ao aneurisma da aorta abdominal. Por outro lado, tem apoiado, de forma entusiástica, a realização do Concurso de Canto Lírico na vertente regional. Atribui bolsas de estudo a alunos de famílias carenciadas, em parceria com a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo e outras entidades. Estes projetos são realizados através da Fundação Rotária Portuguesa. Há uma clara intenção de formar um clube Interact, tendo, como estratégia de captação de membros, a realização de palestras nas escolas.

Com um Quadro Social estável, presentemente com 31 membros, o clube reconhece a necessidade de apostar no seu rejuvenescimento e na diversidade, para mais facilmente encarar os desafios no futuro.

O Governador Vitor Cordeiro agradeceu todo o trabalho realizado pelo clube em prol das comunidades locais. O clube entregou um donativo para a Fundação Rotária Portuguesa, tendo o Governador reforçado a necessidade de continuarmos a apoiar esta fundação, bem como a The Rotary Foundation no cumprimento das suas missões. Agradeceu também todo o apoio e acolhimento recebido nesta VOG, que permitiu cumprir o programa estabelecido.

Reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo - Engº José Gabriel do Álamo Meneses

Realizada troca de impressões gerais sobre os projetos e as instituições apoiadas pelo RC Angra do Heroísmo - Cidade Património Mundial (RCAH) na comunidade.

A CM de Angra do Heroísmo, dedica uma parte do orçamento às bolsas de estudo, apoiado por um regulamento, onde se poderá analisar o potencial para eventual reforço da parceria existente.

A CM identificou uma potencial parceria com o RCAH na área da medicina dentária onde é premente o apoio na prevenção, dado que a estrutura e os recursos não são suficientes. O RCAH vai avaliar e verificar a possibilidade de os 3 médicos dentistas, membros do clube poderem colaborar.

O RCAH prevê avançar com o rastreio do aneurisma da aorta, pelo membro do clube, médico, Companheiro João Pina, que prevê desenvolver este projeto, tendo a CM considerado uma excelente iniciativa, colocando à disposição a sua área de comunicação e base de dados para potenciar esta iniciativa.

Nesta reunião esteve em foco o projeto Lean e foi acordado com o Presidente do RCAH avaliar a hipótese de divulgar esta metodologia, com o apoio da equipa distrital, na União das IPSS que está sediada no Município da Praia da Vitória.

Encontro com o Representante da República nos Açores - Embaixador Pedro Catarino

A delegação de Rotary foi recebida pelo Sr. Embaixador Pedro Catarino, tendo-se referido os projetos que Rotary desenvolve nos Açores em prol das suas comunidades. O Sr. Embaixador teceu considerações sobre a necessidade e a importância de Rotary continuar a exercer o seu papel na complementaridade da ação do Estado, sobretudo em áreas onde este não consegue chegar.

Considerando a ligação do Sr. Embaixador e do Governador a Macau e a Timor-Leste, onde os seus caminhos profissionais se cruzaram no passado, este encontro terminou com gratas recordações de épocas marcantes para estes lugares.