44ª VOG - RC SESIMBRA (em conjunto c/ RE-Clube Portugal D1960)

11-01-2022

Realizaram-se a 11 de janeiro as 44ª e 45ª Visitas Oficiais do Governador 2021/2022, respetivamente aos Rotary Club de Sesimbra e E-Club Portugal D1960

Para dar início à VOG ao RC Sesimbra, a aguardar o Companheiro Paulo Martins na Universidade Sénior do Rotary Clube de Sesimbra, encontrava-se o Presidente do clube, Companheiro Carlos Sargedas e demais companheiros.

O Governador apresentou cumprimentos aos Rotários dirigentes da Universidade Sénior, com destaque para a Diretora Companheira Maria Margarida Moreira, aos Professores e dirigiu umas palavras de motivação aos cerca de 20 alunos presentes na aula de História Contemporânea, cujo professor Dr. Cesar Pratas viria a ingressar no RC Sesimbra no Jantar Festivo da VOG.

Seguiu-se a visita a Empresa Imobiliária Cote de Azur liderada por Rachid Timchara, que também nesta data viria a ingressar no clube, e que tem colaborado em ações humanitárias e bolsas estudo com o Clube, tendo sido homenageado Profissional Ano 2021, e lidera na área da Responsabilidade Social a Instituição Humanitária 4 Estações, apoiando os mais carenciados da Comunidade com bens de primeira necessidade angariados por donativos.

Após o almoço de Companheirismo, realizado em restaurante junto ao mar, realizou-se a reunião com o Conselho Diretor numa esplanada na Praia da Califórnia, onde o Governador apreciou o esforço do Clube para relançar a sua atividade, com foco na Universidade Sénior, nas 15 Bolsas de Estudo atribuídas, na Cerimónia de Homenagem aos Profissionais (em sessão publica agendada para 26 de janeiro), na recuperação do seu Quadro Social com admissão de uma companheira e dois companheiros nesta data.

Na Companhia do Presidente do RE-Clube Portugal D1960, Companheiro José Manuel Casqueiro e demais sócios deste clube foi visitado o Marco Rotário do RC Sesimbra, comemorativo do 20ª Aniversário do Clube em 2011.

A comitiva composta pelos dois clubes dirigiu-se então à Câmara Municipal de Sesimbra para apresentação de Cumprimentos ao Presidente do Município, Dr. Francisco Jesus. O Presidente da Autarquia realçou o relevante trabalho que os Clubes Rotários do Concelho têm desenvolvido em prol das Comunidades que servem, manifestando o propósito de continuar a dar o seu apoio, muito relevante em particular nas Bolsas de Estudo e instalações Universidade Sénior e Sede do RC Sesimbra. O Governador reforçou a importância do trabalho em parceria e emblemou o Presidente com o Pin do Ano.

O Jantar Festivo das Visitas Oficiais, realizado conjuntamente pelos dois clubes, realizou-se na Associação Raio de Luz, em ambiente muito familiar e de franco companheirismo, respeitando as regras da DGS , foi preparado e servido pelas Companheiras do Rotary E-Club Portugal D1960.

Durante o jantar que contou com a presença do Presidente da Assembleia Municipal de Sesimbra - Dr. João Narciso, foram admitidos três socios representativos para o RC Sesimbra, Dr. Cesar Pratas, Dra. Andreia Conceição e Sr. Rachid Timchara. 

Foi ainda entregue um reconhecimento Paul Harris Fellow à Companheira Maria Margarida Moreira. Os Presidentes Carlos Sargedas do RC Sesimbra e José Carlos Casqueiro do RC E Club Portugal D1960 expressaram calorosas palavras nas respetivas intervenções referindo as ações dos clubes e agradecendo a presença e apoio do Governador. O Companheiro Governador saudou os Clubes por em boa hora terem decidido realizar a Visita Oficial em conjunto, o que constituiu uma excelente jornada rotaria ao longo do dia. Reforçou a importância das parcerias, do trabalho em equipa para superar as adversidades da conjuntura em que vivemos, saudando os novos Companheiros para juntos, Servir para Transformar Vidas.

De registar a presença e acompanhamento da PGD Teresa Mayer que fez a visita guiada à Instituição Raio de Luz, que dirige. A referir igualmente o acompanhamento durante a tarde e presença empenhada do GA Companheiro Carlos Proença

A finalizar o Governador entregou Diplomas de Reconhecimento aos sócios com mais de vinte anos em Rotary.