32º VOG - RC ALMADA

23-11-2021

A 32ª Visita Oficial do ano rotário 2021/2022 realizou-se ao Rotary Club de Almada, o quarto clube mais antigo do Distrito 1960, no dia 23 de novembro, com inicio de manhã e encontro no Tryp Hotel da Costa da Caparica onde o Governador Paulo Martins, acompanhado pelo Companheiro Jorge Lucas Coelho Presidente das Comissões Distritais de Juventude e da Comunicação e Imagem Publica de Rotary, foram recebidos pelo Presidente do clube Companheiro Augusto Silva, e pelos Companheiros Vítor Marujo, Presidente eleito 2022/2023 e João Rafael de Almeida que integra a Comissão Distrital de Serviços Profissionais. 

A comitiva dirigiu-se então para o Campus da Faculdade de Ciência e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, sediado no Monte da Caparica onde foi recebida pelos sócios Honorários do clube, os Professores Rodrigo Martins, Presidente da Academia Europeia de Ciências e Elvira Fortunato, Vice-Reitora da Universidade Nova para a Investigação, para uma visita às instalações da CENIMAT/UNINOVA onde foi efetuada uma apresentação detalhada pela Professora Elvira Fortunato sobre o trabalho de inovação e grande excelência de investigação desenvolvida a nível mundial na área da nanotecnologia e de materiais para aplicação sustentável nas diversas áreas do desenvolvimento e tecnologia, na saúde, industria e consumo. O Companheiro Paulo Martins convidou os Professores, que aceitaram estarem presentes, para a 76ª Conferencia do Distrito 1960 que se realizará em Sintra - nos dias 6 a 8 de maio de 2022. A esta visita juntou-se o Companheiro André Carvalho, Representante Distrital de Interact, aluno na Faculdade.

Seguiu-se um almoço de Companheirismo a que se juntou o Governador Assistente do grupo 19, Companheiro Carlos Proença e o Comandante Rocha e Abreu, companheiro fundador do extinto Rotary Clube do Seixal e atualmente Sócio Honorário do Rotary Club de Almada e que serviu de interlocutor da visita que se seguiu ao Alfeite da Marinha, sito em Almada.

Para esta visita o Companheiro Governador e a comitiva fora recebidos pelo Comandante da Unidade da Marinha Portuguesa de Sub-Superficie, Comandante Batista Pereira que acompanhado pelo Comandante Robalo Rodrigues e Capitão Tenente Macedo da Silva fizeram uma apresentação pormenorizada e muito interessante sobre o papel dos submarinos na defesa do espaço marítimo português, um dos maiores do Mundo, em área dezassete vezes superior ao território à superfície, e dos mergulhadores em varias ações da Marinha Portuguesa, de apoio à sociedade civil, acompanhamento de atividade económica e em particular no plano da defesa nacional e integração em diversas missões internacionais de defesa e ataque. Face ao limitado tempo disponível ficou aprazada para nova data uma visita a bordo de um dos dois submarinos que integram a atual frota de navios da Marinha Portuguesa

Seguiu-se a apresentação de cumprimentos à Autarquia com receção pela Presidente da Câmara Municipal de Almada, Dra. Inês de Medeiros, recém-eleita para um segundo mandato. O encontro decorreu em ambiente muito cordial em que o Governador e o Clube puderam expor os desafios da Acão Rotária no ano em curso e receber de uma forma mais aberta a intenção e compromisso da autarquia em colaborar nesta missão conjunta de Servir para transformar Vidas. De salientar a disponibilidade da Câmara para acompanhar o Distrito 1960 na divulgação da campanha JUNTOS SALVAMOS VIDAS para erradicação da Pólio.

Foi então o momento de registar a passagem pela Rua Rotary International, marco rotário do clube e objeto de homenagem concedida pela Autarquia ao serviço prestado pelo Rotary na Comunidade.

De visita à sede do Clube para a reunião com o Conselho Diretor, que contou com a Presença do PGD António Mendes, instrutor do clube, o Governador Paulo Martins pode apreciar o trabalho em curso, que será intensificado nesta fase de regresso gradual ao presencial, não esquecendo o reforço do Quadro Social. Foi muito apreciado o trabalho com a Juventude, no acompanhamento ao Interact e Rotaract, na atribuição de Bolsas de Estudo e trabalho realizado com instituição particular de apoio a 120 jovens, na sua integração social e desenvolvimento de competências extracurriculares. O Rotary Clube de Almada é um dos seis clubes do D1960 com família alargada de Rotary, Interact e Rotaract.

De regresso ao hotel realizou-se o Jantar Comemorativo da VOG em ambiente muito caloroso, num reencontro do Companheiro Paulo Martins com vários rotários antigos rotaractistas, seus Amigos e Companheiros dos tempos de Rotaract nos anos 80.

Para além da presença do PGD António Mendes, do Governador Assistente do grupo 19, Companheiro Carlos Proença, e de Companheiros dos Rotary Clubs de Barreiro, Bombarral, Lisboa, Lisboa-Norte, Lisboa-Oeste, Moita e Setúbal, assistiram ainda o Representante Distrital de Interact, Companheiro André Carvalho do Interact Club de Almada e o Companheiro João Artur Silva do Rotaract Club de Almada, em representação dos seus respetivos clubes, e o Padre Lourenço Eiró, Diretor da Associação Centro Juvenil e Comunitário Padre Amadeu Pinto, apoiada pelo clube.

O Governador saudou o Rotary Club de Almada pelos seus 70 anos celebrados no ano rotário em curso, entregou um Diploma de Reconhecimento ao clube pelo facto, enaltecendo o exemplo do clube na relevante Acão de Servir ao longo da sua historia, destacando a Visão de Rotary e o propósito de em equipa continuarmos a Servir para Transformar Vidas. Agraciou ainda os Companheiros com 20 ou mais anos de Rotary pelo seu exemplo e dedicação.