3º Seminário de Formação Distrital - Portalegre

13-11-2021

Realizou-se no dia 13 de novembro o 3º Seminário de Formação Distrital 2021/2022 com organização logística do Rotary Club de Portalegre, no Auditório do Museu da Tapeçaria - Guy Fino, gentilmente cedido para o efeito, e integrado no Programa de Formação do D1960, previsto para o presente ano rotário.

Marcou presença a Equipa Distrital para apresentação dos temas programados: Serviços Internacionais pelo Companheiro Álvaro Ribeiro; Juventude pelo Companheiro Jorge Lucas Coelho e Serviços à Comunidade pela Companheira Isabel Rosmaninho. No final foi efetuada uma breve apresentação pela Comissão Executiva da Fundação Rotária Portuguesa, representada pelos seus Administradores Companheiros José Carlos Rosmaninho e Jorge Lucas Coelho, com o objetivo de partilhar experiências e informar o funcionamento da FRP.

As apresentações foram dinâmicas ilustrando o papel das Comissões Distritais, das suas áreas de atuação, mas sobretudo exemplificando procedimentos e informando sobre o Plano de Ação do Distrito e de Rotary. Foram complementadas com vídeos e testemunhos dos participantes instados a partilhar boas práticas dos seus clubes.

A destacar a presença dos Past-Governadores Mário Rebelo e Ilda Braz, dos Governadores Assistentes dos Grupos 7 e 9, respetivamente os Companheiros Luís Rodrigues e Nuno Moniz e do Companheiro Jorge Gruart do RC de Mérida, Espanha. A assembleia apesar de reduzida mostrou-se participativa sendo de realçar uma significativa presença de companheiros do clube organizador e da Equipa Distrital.

O almoço de convívio no intervalo entre as sessões, proporcionou um pequeno passeio e a oportunidade de se registar em foto a presença dos participantes.

A jornada foi enriquecedora, e nas palavras da Presidente do Clube Companheira Conceição Miranda e do Governador Companheiro Paulo Martins, constituiu uma oportunidade singular de quebrar o isolamento que por vezes os clubes mais remotos do distrito padecem. Registaram presença os Rotary Clubs de Abrantes, Castelo Branco, Lisboa, Lisboa-Benfica, Lisboa-Norte, Ponta Delgada, Portalegre, Santarém, Sintra e Tavira.