2ª VOG - RC PONTA DELGADA

05-09-2022

A 2ª Visita Oficial do Governador do Distrito 1960 foi realizada, nos dias 5 e 6 de setembro ao Rotary Club de Ponta Delgada.

Esta foi a primeira visita do Governador Vítor Cordeiro aos clubes dos Açores, tendo sido muito bem recebido e apoiado pelos companheiros do clube, com o acompanhamento da Governadora Assistente, Companheira PDG Ilda Braz.

A reunião de trabalho com o Conselho Director foi muito profícua, tendo a Presidente do Clube, Companheira Ana Andrade e os companheiros participantes, colocado o Governador ao corrente dos principais desafios, respondendo às questões colocadas, permitindo uma excelente interação. O clube tem vindo, consistentemente, a realizar projetos e atividades na comunidade local, tendo um foco também nos apoios à The Rotary Foundation e à Fundação Rotária Portuguesa, com as quais tem desenvolvido projetos locais e internacionais.

Tratando-se também da comemoração do 42º aniversário do RC Ponta Delgada e pelo facto de ser conjunta com o RC São Miguel International, esta reunião festiva teve a particularidade de integrar toda a família rotária: Rotary, Rotaract, Interact e NRDC. Contámos com a participação do Presidente do Governo Regional, Dr. José Manuel Bolieiro, do Presidente do Conselho Económico e Social dos Açores, Dr. Gualter Furtado e da Câmara Municipal de Ponta Delgada, representada pela Vereadora Drª Cristina Tavares.

O Presidente do Governo Regional, realçou o papel de Rotary nas comunidades, concentrando-se no apoio e desenvolvimento dos mais jovens no sentido de os preparar para enfrentar os desafios pessoais e profissionais. Por outro lado, a representante da Câmara Municipal de Ponta Delgada, referiu os projetos desenvolvidos, deixando clara a necessidade de se manter esta ligação de complementaridade de Rotary à ação do Município.

A Presidente Ana Andrade deu as boas vindas ao Governador e a todos os participantes focando projetos e parcerias.

O Governador, felicitou o clube pelos seus 42 anos ao serviço das comunidades locais e do mundo, tendo realçado o facto de ter dado uma Governadora ao Distrito 1960, a Companheira Ilda Braz. Um clube dinâmico, com um quadro social estável e diversificado, agora com 19 membros, clube 100% Paul Harris Fellow, mantendo uma boa relação com a Autarquia e com o Governo Regional. Referiu a necessidade de crescimento e de rejuvenescimento do seu Quadro Social, aproveitando para realçar a necessidade de acolher, integrar e formar os novos membros, conduzindo-os a uma participação ativa, aproveitando todo o seu potencial e apostando na diversidade.

Realçou os projetos, emblemáticos do clube, incluindo: a atribuição de 12 bolsas de estudo; os rastreios de saúde, visão e audição, à população escolar, com parcerias com Óticas, que providenciam óculos aos alunos necessitados; o apoio através do Grupo de Amigos da Pediatria; a parceria com a CM de Ponta Delgada no projeto Emergir - ocupar pessoas desocupadas; o apoio à Escola de Música de Rabo de Peixe, quer no ensino de disciplinas, quer no desenvolvimento de projetos relacionados com a música; o Concurso Literário realizado pelo NRDC.

O Governador Vitor Cordeiro, aproveitou o momento para entregar o diploma de reconhecimento de membro Polio Plus Society à Companheira PDG Ilda Braz e agradeceu todo o trabalho realizado pela família rotária nas suas atividades de apoio à comunidade. O clube entregou um donativo para a Fundação Rotária Portuguesa, tendo o Governador reforçado a necessidade de continuarmos a apoiar esta fundação, assim como a The Rotary Foundation no cumprimento das suas missões. 

Audiência com o Presidente do Governo Regional dos Açores - Dr. José Manuel Bolieiro

Tratou-se de um encontro destinado à troca de ideias sobre a situação atual e necessidades das comunidades. O Governo Regional sugeriu áreas de atuação para os clubes rotários nos Açores, sobretudo no apoio e desenvolvimento dos jovens nos mais variados temas, incluindo as questões da transição energética e seus impactos no futuro. Referimos quais os projeto e atividades que o Rotary tem vindo a desenvolver na área assistencialista, nomeadamente com a atribuição de bolsas de estudo e outros tipos de apoio às comunidades. Foram focados projetos na área das artes, incluindo a música, com impacto na formação dos jovens e outros com a passagem de competências profissionais que contribuem para o desenvolvimento das pessoas, permitem implementar processos com impactos de longo prazo que visam transformar comunidades e ajudam na sustentabilidade das organizações.

Reunião com o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada - Dr. Pedro Nascimento Cabral

Neste encontro, ouvimos as principais preocupações do Presidente da Autarquia na área social. Tendo em conta as parcerias existentes com os Rotary Clubs de Ponta Delgada e São Miguel International, enumerámos as áreas em que tradicionalmente os clubes rotários têm realizado intervenções e abrimos novas possibilidades. Continuaremos a atribuir bolsas de estudo e a apoiar instituições da comunidade e a realizar outros projetos e atividades. Solicitámos o apoio da autarquia na realização do Concurso Rotário de Canto Lírico, com as vertentes regional e nacional, que tem enorme impacto no futuro profissional de jovens cantores e contribui para o desenvolvimento dos jovens nesta vertente. Foi focada a necessidade de apoio num projeto conjunto com o Lions Club de Ponta Delgada e trocadas ideias sobre projetos que contribuem para o desenvolvimento de pessoas na comunidade.

Reunião com o Conselho de Administração (CA) da EDA - Eletricidade dos Açores

Fomos recebidos pelo Presidente do CA da EDA, Dr. Nuno Henrique Oliveira Pimentel, Engº Francisco Botelho e Engº Paulo Jorge da Costa André. O Governador, com uma histórica ligação profissional a esta empresa, foi atualizado sobre os seus desafios atuais. Esta reunião teve como objetivo o reforço da parceria já existente com o RC Ponta Delgada, relativamente à atribuição de bolsas de estudo a alunos provenientes de famílias carenciadas e abriu possibilidades de colaboração, no âmbito da Responsabilidade Social da EDA, noutros projetos de Rotary.