28 de Julho - Dia Mundial das Hepatites Virais

28-07-2022

DGS promoveu, a partir da Câmara Municipal de Lisboa, uma sessão, com transmissão através do canal YouTube, sobre as Hepatites Virais.

O Prof. Doutor Rui Tato Marinho, Diretor do Programa Nacional para as Hepatites Virais, companheiro do Rotary Club Parede-Carcavelos, apresentou o Relatório do Programa Nacional para as Hepatites Virais 20/22. 

Realçou os avanços atingidos em Portugal relativamente ao tratamento e prevenção da Hepatite: porque uma injeção ou um comprimido pode curar em pouco tempo e se formos a tempo. Mostrou as parcerias realizadas, que incluem o Grupo de Rotário em Ação (RAG) e a Subcomissão Distrital Hepatite Zero Portugal, com ações concretas na prevenção e na erradicação da Hepatite C até 2030, sobre o tema "as hepatites não podem esperar".Referiu a vacinação, à nascença, das crianças em Portugal para prevenir a Hepatite B, que apenas se realiza em metade dos países do mundo.Anunciou a realização da World Hepatitis Submit 2024 em Lisboa, Portugal onde estarão presentes 121 países.Ainda referiu mais uma vez que se deve fazer a Análise ATL que para além de diagnosticar a hepatite ainda permite identificar mais 15 doenças.

Seguiram-se as intervenções como no programa se referia para reflexão sobre o relatório apresentado e ainda sobre o desígnio para 2022-2024.

A Drª Elsa Belo, Diretora Técnica da Associação Ares do Pinhal, com quem temos feito parceria no apoio a esta instituição, lembrou a necessidade de uma maior coordenação entre entidades de saúde e a melhoria dos procedimentos para uma maior eficácia na prevenção e no diagnóstico. Relembrou a opinião de muitos parceiros, para a necessidade de realizar testes também nos Centros de Saúde, nas farmácias comunitárias etc. Se possível, devem ser descentralizados os tratamentos, tendo em conta as equipas que estão no terreno, porque se perdem muitos utentes enquanto esperam pela autorização dos tratamentos hospitalares, que exigem demasiada burocracia. Os Serviços Prisionais referiram que, nas prisões, além do teste à entrada, as pessoas deveriam realizar um teste ao final de um ano e outro à saída.

Foi focado o alinhamento entre as entidades em torno do objetivo da erradicação da Hepatite C até 2030 e a Drª Iciar Indave do European Monitoring Centre for Drugs and Drug Addiction referiu o Best Practice Portal como uma excelente fonte de informação para profissionais.

A Drª Mafalda Castro da DG Reinserção e Serviços Prisionais fez o ponto de situação da doença nestes serviços e para terminar tivemos o testemunho de Gabriel Gomes, um caso de sucesso de cura da Hepatite C.

À margem da sessão o Companheiro Governador Vítor Cordeiro, que foi um dos convidados para este evento, em conversa com o Dr. Rui Tato Marinho sobre as ações que Rotary poderá realizar em Portugal, percebeu que é importante continuarmos a promover ações de esclarecimento, oferecermos mais kits para a realização de testes rápidos e se possível avançar com um projeto de subsídio global para a aquisição de equipamentos de teste.

Estamos no bom caminho para ajudar a erradicar a Hepatite C até 2030 e contamos com todos.