24ª VOG - RC CALDAS DA RAINHA

08-11-2021

Em 8 de novembro, a Visita Oficial ao Rotary Club de Caldas da Rainha, iniciou-se no Hospital Termal e Museu das Caldas, onde o Governador Paulo Martins era esperado pelo Presidente do clube, Companheiro Ovídio Diniz, o Assistente do Governador para o grupo 4, Companheiro António Carmo e demais elementos do clube, onde efetuou uma visita a este que será um dos mais antigos hospitais do mundo e ao seu museu. As propriedades terapêuticas das águas desta região são conhecidas desde a época dos romanos. No séc. XIII, as nascentes designadas por Caldas de Óbidos eram frequentadas por leprosos e doentes de reumatismo que aqui procuravam a cura.Foi D. Leonor, que dá nome ao Hospital, mulher de D. João II e dona das terras de Óbidos, que em 1485 instituiu o que seria o primeiro Hospital Termal do mundo, dando origem a uma nova povoação, as Caldas da Rainha.

Para apresentação de cumprimentos protocolares o Companheiro Paulo Martins e comitiva foram recebidos na Câmara Municipal, pela nova equipa autárquica, liderada pelo Presidente Vitor Marques, durante uma sessão de Câmara, como é já habitual nesta visita ao clube. O Governador agradeceu a colaboração que tem existido entre a Autarquia e o RC Caldas da Rainha e reforçou a importância de se intensificar essa relação em benefício da comunidade que ambas as instituições servem.

A reunião com o Conselho Diretor, realizada na histórica sede do clube, que já conta 67 anos, foi uma sessão de trabalho muito viva e profícua, para apreciação dos projetos do clube e transmissão de informações referentes ao Plano de Ação Distrital e respetivo desenvolvimento local.

Ao Jantar Festivo que registou a presença do Presidente da Câmara, do PGD e Vice-Governador Companheiro Mário Rebelo, de Companheiros, familiares e amigos do clube e visitantes, entre os quais alguns Presidentes dos clubes vizinhos, têm destaque a Companheira Rita Simões, Presidente do Rotary Clube de Lisboa, padrinho do RC Caldas da Rainha, a Presidente do Rotaract Club das Caldas da Rainha, Companheira Mariana Canas e o representante do NRDC do clube. 

Durante o jantar foi admitida uma nova sócia e entregue um diploma de subscritor de mérito da Fundação Rotária Portuguesa. Na sua intervenção o Companheiro Paulo Martins evocou os laços que o ligam às Caldas Rainha, desde o tempo em que foi Rotaractista, pois foi lá que tomou posse como Representante Distrital de Rotaract D1960 em 1985, tendo sido também na cidade que foi realizado o Congresso Nacional de Rotaract em 1986. Apelou ao trabalho em equipa e desenvolvimento de parcerias com empresas e entidades públicas, para mais cumprirmos Rotary e assim Servir para Transformar Vidas. A finalizar o Governador fez entrega de Diplomas de Reconhecimento Mérito Rotário aos Companheiros com vinte ou mais anos de Rotary.