1ª VOG - RC LISBOA-NORTE

27-07-2022

A primeira Visita Oficial do Governador do Distrito 1960 foi realizada, no dia 27 de julho, ao clube de origem do anterior Governador, cumprindo-se assim a tradição do nosso Distrito. O Companheiro Governador 2021/2022 Paulo Martins ingressou neste clube em 1991 e foi membro do Rotaract Club Lisboa-Norte desde 1980.

O Governador Vítor Cordeiro foi recebido na sede do clube pelo seu Presidente Francisco Leão e pelos companheiros do Conselho Diretor, onde se realizou uma frutífera reunião de trabalho, tratando-se dos mais variados temas relacionados com a vida interna do clube e com a sua ação na comunidade.

Tratando-se de um clube, presentemente com 17 sócios, com uma média etária elevada, estiveram em foco o crescimento, a renovação e o rejuvenescimento. Nesta linha, salientamos a admissão, ainda em 2021/2022, de duas jovens companheiras, Ana Rita e Mónica, as primeiras mulheres no clube, a quem já foram atribuídas funções no Conselho Diretor. Foi firmado o objetivo de aumentar a capacidade do clube para 20 companheiros, para incrementar a ação, incorporando novas ideias e formas de realização, assim como uma maior interação com as plataformas digitais de Rotary.

Nesta fase de retoma das atividades, que foram extremamente afetadas pela Pandemia Covid-19, ficou bem clara a necessidade de intensificar e reforçar as ações conjuntas com outros clubes, em parceria com o Rotaract, com as três Juntas de Freguesia da comunidade e de voltar a realizar os projetos com as instituições parceiras que o clube apoia. O clube pretende voltar a realizar ações com a APADP - Associação de Pais e Amigos de Deficientes Profundos; ACREDITAR - Associação Apoio Crianças com Cancro; FPA - Federação Portuguesa de Autismo; CAPITI, Associação de Acamados Profundos; atribuir prémios escolares e bolsas de estudo a estudantes carenciados. Por outro lado, vai intensificar os contatos com os clubes de outros distritos, com os quais se encontra geminado. Foi referida a necessidade de o clube reforçar a sua imagem pública, com uma maior intervenção nas várias plataformas, para dar a conhecer as ações realizadas.

A cerimónia comemorativa teve lugar no Hotel VIP Executive, onde se juntaram muitos companheiros de outros clubes e convidados, incluindo os companheiros PDG Roberto Carvalho, GE David Valente, GI Paulo Taveira de Sousa, do GA António Ribeiro (deste clube), dos GAs Amílcar Barata Salgueiro, Solange Falé, João Machado e Nilza de Assis. Marcaram presença companheiros da equipa distrital e presidentes de clubes.

O companheiro Presidente Francisco Leão, na sua animada e personalizada intervenção, procurou referir-se a todos os companheiros do clube, revelando as suas características, associando as realizações do clube a cada um. Foi atribuído um Paul Harris Fellow (PHF) a um dos companheiros, contribuindo para os "100% de companheiros PHF". Foi igualmente entregue um donativo a uma instituição parceira (APADP) e à Fundação Rotária Portuguesa, como é tradição.

Na sua intervenção, o Governador Vítor Cordeiro saudou todos os presentes e fez jus à longa história deste clube que perfez 62 anos, tendo formado um clube Rotaract há 42 anos. Um clube que já teve quatro Governadores: António Russel -1983/1984; José Maria Goncalves Pereira - 1994/1995; Joaquim Esperança - 2010/2011; Paulo Martins - 2021/2022. Referiu a excelente relação de trabalho rotário que teve com o Compº Joaquim Esperança no âmbito do distrito. Enalteceu a coordenação e o trabalho de continuidade realizado no ano 2021/2022 com o Compº Paulo Martins, enaltecendo a sua ação enquanto Governador, numa fase difícil, que levou o Distrito 1960 a níveis superiores de desempenho, tendo promovido uma salva de palmas de reconhecimento. Referiu os objetivos acordados com o clube para o presente ano rotário, incluindo os projetos e o rejuvenescimento do Quadro Social. Salientou a necessidade de compreender os companheiros, as suas razões de estar em Rotary, incrementando a sua motivação para potenciar a ação e realizar mais, impactando a comunidade.

Terminou, com a frase de Jennifer Jones, vamos "imaginar um mundo que merece o nosso melhor, onde acordamos todos os dias sabendo que podemos fazer a diferença."

Sabendo da ligação do Governador a Macau, o Presidente Francisco Leão ofereceu uma medalha evocativa do seu pai, nascido naquele território, assim como de um livro em Patuá da Fundação Á-Má-Kok. O Governador ofereceu a peça do ano, da autoria da Escultora Aida Sousa Dias, companheira do RC Parede-Carcavelos, explicando o conceito.