11ª VOG - RC LISBOA-ESTRELA

03-10-2022

A 11ª Visita Oficial do Governador Vítor Cordeiro foi realizada, no dia 3 de outubro ao Rotary Club de Lisboa-Estrela (RCLE), com o acompanhamento do Governador Assistente Amílcar Barata Salgueiro.

Com a Presidente do RCLE, Companheira Augusta Vieira e outros companheiros do clube, visitámos a Associação Santa Teresa de Jesus, apoiada pelo RCLE, que exerce a sua atividade na Quinta do Barros, Alvalade, em instalações cedidas pela CM Lisboa. Fomos recebidos pela Presidente da Associação, Irmã Júlia Barroso e pelas Técnicas que nos mostraram o trabalho ali realizado que desenvolve as mulheres do Bairro, passando-lhes competências, que lhes permitem desenvolver atividades e vir a adquirir alguma autonomia nas áreas da costura e cozinha. O valor dos produtos vendidos reverte para as pessoas que ali trabalham, no âmbito do Combate à Pobreza e Empoderamento de Meninas. Um outro vetor é a empregabilidade, preparando e ajudando as pessoas a encontrar emprego. A outra vertente é a educação, formação cívica de jovens e a ocupação dos seus tempos livres, estando a associação a promover novos hábitos e atitudes, focando-se na sustentabilidade.

Foi realizada a reunião de trabalho do Governador com o Conselho Diretor, aberta a outros companheiros do clube. Foram tratados os temas da vida interna do clube, da sua interação com o mundo rotário e com a comunidade. Estiveram em foco as atividades e projetos, tendo em conta potenciar a sua ação e o envolvimento de todos os companheiros.

A reunião festiva da VOG contou com a participação de Companheiros do clube, dos Companheiros PDGs Afonso Malho e Roberto Carvalho, dos Companheiros GAs Alexandra Costa Artur, Amílcar Barata Salgueiro, Luís Soares Rodrigues e Paulo Taveira de Sousa, Companheiro deste clube e também Governador Indicado para 2024-2025. Presentes ainda 2 Companheiros Presidentes de Clubes de Lisboa e elementos da equipa distrital, de Companheiros de outros clubes e convidados. Tivemos a participação de Companheiros do Rotaract Club Lisboa-Estrela. Participou a Presidente da Associação Santa Teresa de Jesus, Irmã Júlia Barroso, no âmbito da parceria com o clube. Contámos com a representação do Lions Club - Companheiro Carlos Manito Torres.

A Presidente Companheira Augusta Vieira deu calorosas boas vindas ao Governador, Companheiros e convidados e referiu algumas das atividades e projetos do clube.

O Governador referiu-se ao clube como sendo dinâmico, com um Quadro Social estável de 37 membros, crescendo agora para 39, com a admissão de 2 novos Companheiros. O Rotaract Lisboa-Estrela, recentemente reativado, conta com 11 Companheiros. O RCLE, além do já referido, mantém outras atividades e projetos, incluindo: as bolsas de estudo a alunos do Conservatório Nacional, desde 2001 e com 175 bolsas acumuladas; o FRAD, desde 2002; o reconhecimento ao Profissional do Ano; o Concurso de Canto Lírico, com o apoio da Fundação Rotária Portuguesa (FRP); o projeto "Bem ouvir e ver para melhor aprender" de rastreios de visão e audição, apoiando, também, a sua realização noutras comunidades; o apoio ao Museu de Tiflologia, Castelo de Vide. Os Companheiros do Clube empenham-se na realização das ações e destacámos o Companheiro Medeiros de Sousa, que ao longo dos anos e de forma consistente, tem dinamizado projetos na área da cultura, saúde e bem-estar.

Tendo decorrido já o primeiro Trimestre do Ano Rotário, o Governador apelou à necessidade de se fazer o balanço do ano e corrigir a rota onde se revelar necessário para que possamos atingir os objetivos. Sendo o mês de outubro dedicado, em Rotary, ao Desenvolvimento Económico Comunitário, importa refletir e realizar ações nas nossas comunidades que tenham em vista tornar as pessoas e as instituições que apoiamos mais autónomas, ajustando o formato da nossa ação para potenciar resultados.

Como habitualmente referiu o papel da FRP e da The Rotary Foundation e a necessidade de serem apoiadas para que possam cumprir o seu papel, tendo registado um donativo do RCLE à FRP.