118º ANIVERSÁRIO DE ROTARY INTERNATIONAL

23-02-2023

Para festejar o 118º Aniversário de Rotary, o Distrito 1960, sob a orientação do Governador Vítor Cordeiro e a colaboração da equipa distrital e dos Rotary Clubs de Parede Carcavelos, Lisboa-estrela e Lisboa-Belém, realizou-se no dia 23 de fevereiro um Jantar de Gala, no Hotel Vila Galé Ópera, em Lisboa.

Com a presença de aproximadamente 100 participantes, entre Rotarios, Rotaractistas, Interactistas, familiares e convidados, a sessão com representação de 25 clubes iniciou-se com um recital de canto lírico acompanhado ao piano, realizado pela escola de Música Artística do Conservatório Nacional, integrado nos Concertos das Quatro Estações, desenvolvidos com o objetivo de angariação de Bolsas de Estudo que permitem a estes alunos frequentarem Summer Classes e Master Classes, no país e no estrangeiro.

Após o jantar houve oportunidade de ouvir uma apresentação pelo Governador 2021-22, Companheiro Paulo Martins, subordinada ao tema: "Rotary – 118 Anos de Ação Humanitária. Regresso ao Futuro".

Nesta intervenção que nos recordou notas da história de Rotary, desde a criação do seu estandarte, passando pelos lemas presidenciais mais significativos, foi possível enunciar os Valores de Rotary demonstrativos de "uma cultura diversificada, equitativa e inclusiva, essencial para a concretização da sua Visão de um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras. Assim, valorizam a diversidade e relevam a contribuição de todas as pessoas na sua ação humanitária, independentemente da sua origem, idade, etnia, raça, limitação de capacidades, religião, nível socioeconómico, cultura, estado civil, género, orientação sexual, bem como as diferenças de ideias, valores e crenças. Promovem também desde sempre a diversidade profissional nos Clubes".

Das etapas sublinhadas, foi naturalmente evidenciada a campanha de combate e erradicação da Poliomielite e os apoios de catástrofe inseridos na magnífica ação da The Rotary Foundation.

Projetando o Rotary para os tempos vindouros, foram colocadas duas perguntas: "continuamos a ser úteis?" e que "ação num regresso ao futuro, que futuro?"

Afirmou o nosso Companheiro Paulo Martins que "a resposta afirmativa parece óbvia, mas para tal temos que manter o foco e o compromisso na ação rotária. As comunidades precisam cada vez mais de nós - Família Rotária - tantas são as suas necessidades, como as crises que emergem, de natureza climática, ambiental ou sócio-económica.

Como Líderes Profissionais Voluntários na Ação Humanitária, Crescer mais para Servir Mais, com critério e envolvimento sólidos, deve ser um desafio rotário permanente. Importa não esquecer que o Rotary somos Nós, a energia de Rotary passa por cada um de nós, pelos nossos Clubes, que têm de ser ainda mais atrativos e mobilizadores para as diversas gerações. A atenção dada ao Quadro Social da nossa Família Rotária ( Rotary / Rotaract / Interact / NRDC ), assim como a sua formação e capacitação vão continuar a ser decisivas para nos afirmarmos como Pessoas de Ação e em Ação.

Como Rotários desejamos, acreditamos e vamos continuar a trabalhar para edificar um Futuro que inverta estas preocupantes tendências. Rotary com o seu exemplo ético e de ação transformadora tem que continuar a dizer presente, de uma forma cada vez mais consistente e reconhecida pela Comunidade e pelo público em geral. Não chega agir e impactar positivamente as Comunidades que servimos, há que mostrar o valor da nossa ação, reforçando assim a imagem publica de Rotary, atraindo mais cidadãos e parceiros para as nossas causas.

Como a maior Organização Não Governamental de Serviços Humanitários no Mundo, Rotary deve cuidar também do seu próprio futuro tanto a nível global, como dos seus Clubes e Equipas de Trabalho. Uma Organização é um sistema vivo, com os seus ciclos de vida, uns mais positivos que outros, e deve estar atenta e cuidar também da sua saúde".

Em seguimento foram entregues simbolicamente dois reconhecimentos Paul Harris Fellow - PHF e PHF+5.

O evento terminou com uma alocução do Governador Vítor Cordeiro e como não podia deixar de ser com os participantes a cantarem os Parabéns a Rotary International a que se seguiu a partilha de um bolo de aniversário e um brinde de vida longa para a nossa organização.