Mensagem de DEZEMBRO do Governador Paulo Taveira de Sousa

13-12-2024

NATAL, MAGIA E INCLUSÃO!

Queridas Companheiras e queridos Companheiros:

Já faltam muito poucos dias para uma das épocas mais mágicas do ano: o Natal! Provavelmente muitos já terão começado os seus preparativos e por isso já estarão imbuídos do espírito que marca este período.

O Natal é uma celebração de origem cristã, como bem sabemos. Mas há muito que, pelo menos nas comunidades de influência ocidental, o seu significado vai muito para além das suas origens religiosas, para se transformar num evento congregador e pacificador, comungado por pessoas dos mais diversos credos e convicções.

O Natal é um momento de encontro e de encontros, muitas vezes reencontros.

Nesta época, muitos aproveitam para estar mais próximos dos mais esquecidos e marginalizados. E procuram traduzir as suas preocupações em ações concretas, em serem verdadeiramente úteis aos seus semelhantes, em especial os mais carenciados. Não vou aqui enumerar todo o tipo de iniciativas que são levadas a cabo, pois qualquer descrição pecaria por incompleta. Recordamos os que estão isolados, os que padecem de doenças mais ou menos incapacitantes, os idosos em situações de solidão, os reclusos que, pelos mais diversos motivos, foram atirados para caminhos desviantes, as crianças sem amparo, enfim todos aqueles que, com maior ou menor responsabilidade própria, ficaram para trás, excluídos dos bens da civilização.

Mesmo para os que não têm este tipo de envolvimento, o Natal é a época em que juntamos a Família, em que enviamos mensagens de fraternidade aos nossos amigos ou simples conhecidos, mesmo que seja, por vezes, a única vez em que o fazemos ao longo do ano, em que nos juntamos em celebrações de amizade e de comunhão de ideais.

O Natal é também um período de balanço e de recomeço, em que revemos a nossa experiência passada e projetamos o futuro próximo, retemperando a nossa esperança e a fé no que podemos fazer.

Para nós, rotários, o Natal sintetiza tudo aquilo em que acreditamos. Nós somos aqueles que vêem um mundo em que as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras nas suas comunidades, em todo o Mundo e em si mesmas (Declaração de Visão do Rotary). Um mundo em que as pessoas se movem por boas vontades para construção da harmonia entre todos. Em que se respeita a identidade de cada um, na sua irredutível diversidade, mas em que se procura a integração das diferenças para construir algo mais poderoso e rico. Um mundo em que cada pessoa tem lugar na mesa comum.

Vivemos tempos difíceis e incertos, em que este espírito está muito longe de estar garantido. Mas é nestes tempos que mais necessária se torna a nossa voz e testemunho, a força dos nossos Valores, a coerência dos nossos comportamentos e exemplos.

Edmund Burke disse um dia; "a única coisa necessária para que o Mal triunfe é que os homens bons não façam nada". Está ao nosso alcance, de cada um de nós, evitar que tal aconteça. Bastará simplesmente que espalhemos irresistivelmente a Magia do Rotary!

Aproveito para desejar a todos e cada um de vós e respetivas Famílias umas Festas muito Felizes e que o espírito do Natal prevaleça em 2025.

Paulo Taveira de Sousa | Governador D1960 2024-25