Mensagem de AGOSTO do Governador Jorge Lucas Coelho
SE CUIDARMOS DOS ROTÁRIOS, ELES CUIDARÃO DE ROTARY

Ser Rotário, não é simplesmente uma forma de estar. É um modelo de vida, ao serviço do outro. Recordando o nosso lema, MAIS SE BENEFICIA, QUEM MELHOR SERVE, reconhecemos o muito que está realizado e o caminho ainda a percorrer.
Por isso é tão estranho encontrar, neste início de ano, clubes com apenas cinco, quatro, três ou dois associados.
Porque existem clubes que não desenvolvem o quadro social? Qual a razão de existirem tão poucos apadrinhamentos?
Porque não convidamos mais frequentemente os nossos amigos, familiares, colegas e conhecidos a participarem nos nossos projetos, eventos ou apenas nas reuniões? Quem sabe se estarão à espera de um convite para entrarem num clube?
Estas são as perguntas que espero que os companheiros respondam durante este mês de agosto, em que Rotary nos pede ação e reflexão sobre o Quadro Social.
A saúde dos nossos clubes começa no conhecimento que temos de Rotary e daqueles que nos rodeiam. É urgente dar mais atenção a Rotary e à família Rotária.
Se é verdade que necessitamos de atrair mais jovens, é igualmente verdade que devemos valorizar os mais velhos. Nos mais jovens procuramos vitalidade e ideias inovadoras, força e vontade de realizar mais rápido. Nos mais velhos encontramos paciência, compreensão e resiliência, o valor imenso da experiência e serviço.
Em Rotary não devem existir muros que impeçam a concretização das nossas ideias, nem caminhos que não possam ser percorridos, e todos serão bem-vindos.

Devemos estar atentos à qualidade da nossa ação e ser atrativos. Precisamos de ser líderes com um sonho claro para Rotary, um objetivo audacioso que inspire os companheiros, mas também todos os que trabalham connosco para concretizar os nossos sonhos.
A exemplo do mês passado, em agosto continuaremos a efetuar visitas aos clubes e a realizar reuniões digitais com companheiros, assistentes de governador e equipas. E a participar em reuniões digitais internacionais. Por vontade dos clubes as VOGs serão retomadas em setembro.
Na reunião distrital da The Rotary Foundation (TRF) com os responsáveis de clube foram abordadas as nossas responsabilidades e apresentadas ferramentas para uma maior ligação com a nossa Fundação de Rotary International. Foi igualmente reforçada a importância da concretização de parcerias entre os clubes para a realização de projetos de maior dimensão e concretização através de subsídios da TRF.
Na reunião distrital do Quadro Social, com presidentes e responsáveis de clube, foram apresentados objetivos e instrumentos para a apreciação da saúde de clube e ampliação do quadro social. Abordámos modelos de clube e de reunião, tendo sempre em vista uma maior participação e a satisfação dos sócios.
Realizamos, como tradicionalmente, a 1ª VOG ao clube do Past-Governador imediato, o Rotary Club Lisboa-Estrela, um clube coeso e dinâmico apostado num futuro sustentável com novos projetos e contínuo aumento do quadro social.
Visitámos ainda dois clubes Rotaract. No RTC Lisboa encontrámos um clube ativo, com jovens originários de diversos pontos do globo e uma ambição de concretização de conexões e realização de projetos internacionais. No RTC Castelo Branco, em resultado de uma renovação completa do quadro social, com predominância de jovens vindos do Interact (também este em renovação), assistimos à vontade de jovens empenhados em continuarem o seu caminho em parceria com o RC Castelo Branco, ao serviço da comunidade local.
Estamos em momento de férias e muitos de nós privilegiamos acertadamente o convívio com a família e em Rotary a realização de eventos conjuntos, de partilha e companheirismo. Boas Férias!

Mas Rotary não pára e nós também não! Aproveitemos este tempo para nos concentrarmos no MAR – MODELO, AÇÃO e REFLEXÃO.
Um abraço amigo,
Jorge Lucas Coelho | Governador D1960 | 2024-25