1ª VOG - RC Algés

Teve lugar, no dia 21 de julho, a primeira VOG - Visita Oficial do Governador, deste ano rotário, que seguindo a tradição, foi ao Rotary Club de Algés, o clube da Companheira Governadora cessante.
O Governador acompanhado pelo Secretário Distrital e Governadora Assistente do grupo 11, foi recebido pelo Presidente do Clube, Companheiro Manuel Dias Antunes e demais elementos da direção do clube, tendo visitado 3 instituições a que se seguiu a reunião de trabalho com a direção e finalizou com a reunião mista ZOOM e presencial seguida de jantar.

A primeira instituição visitada foi o "Ninho da Cegonha" em Outurela, a qual segue o inspirador lema "Cuidamos, Acarinhamos e Educamos", um equipamento social da APOIO-Associação de Solidariedade Social, em funcionamento desde 2009 que acolhe 69 crianças num ambiente estimulante e com materiais de qualidade, o que permite às crianças usufruírem de escolhas e experiências ativas em espaços organizados e flexíveis. A iniciativa de criação pertenceu ao Rotary. O Governador foi recebido pela Dra. Eduarda Correia, Diretora Técnica da Creche.

Seguiu-se o Centro de Dia da APOIO a funcionar desde 1988 no apoio social a seniores, quer no regime de centro dia quer, nestes tempos de COVID, essencialmente no apoio domiciliário que chega a atingir visitas 4 vezes ao dia ao mesmo utente para suprir as suas necessidades básicas de alimentação e higiene.

Por fim a visita prosseguiu para o Centro da Sagrada Família - Centro da Fundação da Obra Social das Irmãs Religiosas Dominicanas Irlandesas que desenvolve as suas atividades nas instalações da Quinta do Leonel em Algés, inseridas num amplo espaço verde usado nas valências de creche e pré-escolar, numa obra com apoio pontual do Rotary.

A gestão/direção de cada uma das 3 instituições integra companheiros do clube, demonstrando o forte comprometimento com a sua atividade e sucessos. Três exemplos de excelência que exemplificam o nosso lema: Rotary-Pessoas de Ação. Em todas foram trocadas lembranças tendo sido entregue pelo Governador a peça alusiva ao lema do ano.

Na reunião de conselho diretor, presencial e via ZOOm para os elementos ausentes, foram apreciadas as 4 áreas do plano estratégico de Rotary: Aumentar o impacto das nossas ações, expandir o nosso alcance, adaptabilidade e o envolvimento dos sócios e discutidos os projetos do clube para o ano em curso.

Tendo em conta o momento COVID a cerimonia protocolar antecedeu o jantar, ambos realizados na sede da APOIO, para poder ser transmitida via ZOOM. Contou no modelo misto com a presença de 9 Past Governadores, um Coordenador Ibérico entre vários presidentes de clubes e membros da equipa distritaisl, representando cerca de 20 clubes rotários e um rotaract. No final foram trocadas lembranças.

Na sua mensagem final ao clube o Governador referiu que como dizia Madre Teresa de Calcutá, "por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse essa gota". Acrescentou ainda que "cada rotário é uma gota e que devemos aumentar as gotas para que o nosso mar possa banhar mais comunidades e possa chegar mais além. Venham mais exemplos de boas práticas, Venham mais gotas".

#somosrotary
#orotaryabreoportunidades