13ª VOG - RC MOITA

08-10-2020

A visita ao RC da Moita, realizou-se no dia 8 de outubro, com inicio no marco Rotário, um símbolo de Rotary numa área muito frequentada, na proximidade do Centro de Saúde da cidade. Seguiu-se a visita à Câmara Municipal para a habitual reunião institucional com o seu Presidente, Rui Garcia, com análise da realidade local e parcerias com o movimento Rotário local e nacional.

Foi depois efetuada uma visita pelo território da autarquia com passagem pelos pontos tradicionais e turísticos da Moita e localidades contíguas e a visita ao estaleiro naval do Mestre Jaime. O estaleiro Jaime Ferreira propriedade da sociedade Costa & Irmão, Lda. ergueu-se e vingou pela bem-sucedida transmissão das artes e saberes da construção naval tradicional, e teve continuação até aos dias de hoje no atual mestre do estaleiro, Jaime Costa, Presidente atual do Rotary Club da Moita. É neste estaleiro em Sarilhos Pequenos que a frota dos barcos grandes do Tejo encontra operários especializados para a manutenção cuidada de embarcações centenárias. Ali, preservam-se não só os barcos, mas também técnicas ancestrais de construção naval, configurando um notável e único capital técnico e humano. Uma visita fantástica num espaço único.

Na reunião de trabalho com o Conselho Diretor foi analisado o passado, o presente e o futuro do clube de acordo com o indicado pelo Presidente Holger Knaack e apreciados os projetos em curso e previstos.

O jantar festivo que se seguiu, em franco ambiente rotário, consideradas as contingências sanitárias vigentes, contou com a presença do Presidente da Câmara, do Vice Governador Companheiro Afonso Malho, PGD 2017/2018 e demais companheiros do clube e visitantes.