1º ENCONTRO INTERNACIONAL de AMIZADE dos PAÍSES LUSÓFONOS
Tendo como anfitrião o D1960 e o Governador David Valente, no dia 22 de junho decorreu o I Encontro Internacional de Amizade dos Países Lusófonos, com a participação de companheiros dos países que falam a língua portuguesa, mesmo os mais distantes como Timor-Leste.
A sessão de trabalhos, conforme o programa previsto, realizou-se na Universidade Lusófona, em Lisboa e contou com a participação de mais de meia centena de participantes nacionais e oriundos dos sete cantos do Mundo. Na impossibilidade de estar presente, o Presidente do Comité Executivo de Rotary do ICC, PGD Mohamed Ghammam, fez-se representar pelo PGD1960 Companheiro José Carlos Estorninho, Past-Presidente do Comité.
O foco principal deste encontro foram os projetos, em curso e em programação, que sejam dados a conhecer no universo dos países lusófonos para que possam ser desenvolvidas mais amplas parcerias e seja aumentado o impacto da nossa ação. Evidentemente os distritos portugueses, designadamente o D1960, estão aptos a desenvolver parcerias com distritos de todo o mundo e a aproximar os que envolvam populações de origem portuguesa, ou que tenham entre si laços históricos, culturais ou conexões linguísticas.
Tais parcerias são facilitadas no caso de já existiram CIPs, entre as quais destaco as relativas a Portugal-Brasil (designadamente D4391, D4521 e D4571), Portugal-África Ocidental e Portugal-Moçambique. Sem esquecer as relações que estão a ser reforçadas com a Região Administrativa Especial de Macau, Timor-Leste e Goa, onde também existem clubes rotários.
Por esse motivo, este encontro, que tem em vista partilhar projetos e ideias, desenvolver cooperação e melhores amizades entre companheiros de diversos países tem, seguramente, interesse para todos os companheiros rotários de pelo menos sete países e de dezenas de distritos. O realizado estabelecimento de parcerias estarão certamente na base de futura cooperação em projetos, nomeadamente que possam envolver a The Rotary Foundation, através de Global Grants ou outros.
O encontro que colheu muito boas vontades encerrou com um jantar comemorativo que se realizou na Casa da Cidade de Tomar.
Estão de parabéns os mentores do projeto e sobretudo o Governador David Valente que desde a primeira hora foi o seu maior impulsionador.