SEMINÁRIO DE QUADRO SOCIAL - LISBOA

27-01-2024

O Seminário Distrital de Formação do Quadro Social, teve lugar no passado dia 27 de janeiro na Universidade Lusófona. A abertura foi efetuada pelo Vice-Governador do D1960, PDG Miguel Real Mendes, que Caracterizou o Quadro Social do Distrito e a sua evolução nos últimos anos.

O PDG Roberto Carvalho tratou a temática da Retenção e Atratividade dos Clubes, demonstrando a necessidade de cuidar da saúde interna dos clubes, criando condições para o envolvimento e compromisso dos companheiros, através da ação nas comunidades. Considerou as realizações dos clubes como elementos de motivação, desenvolvendo o sentido de pertença, que é fundamental para a retenção. A avaliação contínua da saúde dos clubes, com ferramentas disponíveis para ajudar a compreender e a analisar as condições e para desenvolver estratégias para a retenção, ajudam a perspetivar e a introduzir medidas. Há que criar uma visão clara para o clube, comunicar de modo assertivo, utilizar as ferramentas de comunicação disponíveis, realizar as necessárias mudanças e ter em conta a diversidade, as competências dos membros e sobretudo apostar na inovação, na flexibilidade, no impacto do clube na comunidade e na sua própria sustentabilidade.

O Companheiro Acílio Gala falou-nos de Reuniões Atrativas, como elemento fundamental para a participação ativa dos companheiros na vida dos clubes, envolvendo-os e comprometendo-os na elaboração do plano estratégico e no plano de ação, em que cada um tem o seu papel. Referiu a necessidade de agendas variadas e interessantes, da implementação de novas dinâmicas, com workshops para tratar de múltiplos temas de interesse, mas também da ajuda da tecnologia para potenciar a comunicação, quer interna, quer externa. O envolvimento dos companheiros, através de várias iniciativas, como por exemplo "quem sou eu", motiva e consolida relações, assim como o networking, a ligação à comunidade e o feedback e avaliação contínua. Para que tudo funcione da melhor forma as várias comissões deverão ser eficazes. O alinhamento de todos na consolidação da cultura organizacional é importante, garantindo os princípios e os valores, assim como um esforço constante na comunicação: não apenas ouvir, mas demonstrar humildade para escutar e compreender os companheiros, partilhando ideias de modo aberto e construtivo. No fundo, levar a que os companheiros sintam prazer ao participar nas reuniões e na vida do clube.

Na parte final foi realizado um Workshop, dinamizado pelo PDG Vítor Cordeiro, para tratamento de temas fundamentais no âmbito do Quadro Social, utilizando a metodologia brainwriting. Foram formados quatro grupos de trabalho, envolvendo todos os participantes, em que cada grupo refletiu, de forma rotativa, sobre quatro grandes questões:

  • Crescimento do Quadro Social dos Clubes;
  • Retenção de Membros nos Clubes;
  • Atratividade dos Clubes;
  • Gestão da Mudança e Incerteza – Impacto no Quadro Social.

Verificou-se uma excelente participação de todos no desenvolvimento e na discussão dos temas tendo como resultado uma súmula de excelentes contributos, apresentados pelos grupos.

Nota: O Governador encontrava-se ausente para o 90º Aniversário do RC Funchal e receção ao PRI Eleito Mário César que foi o convidado especial do evento.