Que vão os governadores eleitos de Rotary fazer em Orlando, Flórida?  

06-01-2023

artigo publicado em Opinião - Revista Portugal Rotário

Governador Eleito D1960  2023-2024 Companheiro David Valente  


Que vão os governadores eleitos de Rotary fazerem Orlando, Flórida? Garanto que não vamos visitar nenhum parque temático numa cidade onde existe uma dezena dos mais afamados.

Os governadores eleitos dos distritos 1960 e 1970, David Valente e esposa Sonia, e Duarte Besteiro e sua esposa Teresa, vão participar na Assembleia Internacional de Rotary de 2023 que decorrerá entre 8 e 12 de Janeiro, no RosenShingleCreek, na sobredita cidade americana. Além dos governadores eleitos participará também como formadora sénior a nossa companheira PGD Mara Duarte. E o programa, ao que sei, não tens sequer uma oportunidade para sair do hotel e visitar os tais parques temáticos. Vamos a Orlando para trabalhar em Rotary.

A Assembleia Internacional destina-se a formar aqueles que no ano rotário 2023-2024 vão liderar os mais de 500 distritos rotários do mundo inteiro a formação não consiste apenas na transmissão de conhecimentos ou experiências, mas visa dotar os participantes de instrumentos capazes de potenciar as suas capacidades de liderança e o fornecer-lhes o máximo possível de motivação.

Desde logo, devo dizer que é impossível não ficar entusiasmado pelo facto de estar entre as primeiras pessoas do mundo a conhecer o lema do nosso Presidente RI Gordon MacInallye tudo o que está para vir. Teremos esse privilégio logo na primeira sessão plenária dia 9 de janeiro pelas 10 horas de Orlando 14h horas de Lisboa.

Neste grande evento participarão líderes rotários de mais de 218 países e territórios do mundo inteiro uma vez que Rotary é uma organização global, eu gosto de dizer um movimento global,constituído por mais de 36000 clubes, mais de 530 distritos e uma estrutura de articulação resistente e coesa. Por isso conhecer e participar pessoalmente num evento de tal extensão não pode deixar de ser profundamente marcante e desafiante para qualquer pessoa. Na verdade, tenho expectativa de ver nesta Assembleia o Rotary como uma rede global de líderes empenhados e aperceber um mundo real onde as pessoas se podem unir e "entrar em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas nas suas comunidades e em todo o mundo". Isso significa que poderemos tomar contato com projetos, práticas e ideias que as companheiros e os companheiros rotários por esse mundo fora desenvolvem. E isto é seguramente uma experiencia apaixonante.

Na Assembleia Internacional será possível vivenciar que o Rotary em todo, organização que reúne mais de 1300000 de pessoas,é capaz de fazer a diferença e marcar a sua presença em situações de necessidade, na comunidade local ou global. É premente compreender que essas necessidades não podem ser respondidas de forma individual mas sim com pessoas em ação, como muitas pessoas em ação. E é para chamar a atenção para a importancia de atuar em conjunto aumentando o nosso impacto que o tema da primeira sessão da Assembleia Internacional e "Juntos Somos Melhores".

Caminhar juntos, escutar juntos, atuarmos juntos, no clube ou em todo o conjunto rotário, é uma forma de multiplicar as nossas respostas às necessidades da comunidade e tornar tais respostas mais eficientes e rápidas.

Penso Que a Assembleia Internacional de Orlando com os seus temas desafiantes e a sua preocupação de formação e motivação dos líderes distritais deRotary vai trazer paixão e alegria, sim alegria porque o nosso serviço é alegria, aos participantes, mormente aos Governadores Eleitos.

Mas não basta que formação e a motivação fique entre os líderes que a vão receber. É necessário que sejamos capazes de partilhar o que trouxermos.Partilhar as ideias, partilhar os projetos, partilhar os métodos e partilhar sobretudo a motivação. Partilhar com os presidentes dos clubes do distrito, com os governadores assistentes, com as equipas distritais e principalmente com a generalidade dos companheiros; assim, quando dizermos que somos pessoas em ação não estamos a repetir uma frase feita, mas a fazer uma descrição realista do nosso impacto nossas comunidades e no nosso distrito. Esta é também uma expectativa para a Assembleia Internacional: receber o muito que ela tem para dar mas ser capaz de partilhar por todos os companheiros essas competências, essas habilidades esse entusiasmo. Assim avançamos juntos.