Conferência DEI - DIVERSIDADE, EQUIDADE E INCLUSÃO

21-01-2023

Sob o patrocínio do Governador Vítor Cordeiro, GD 2022-2023 D1960, realizou-se no dia 21 de janeiro de 2023, uma Conferência organizada pelas Comissões Distritais de Serviços Profissionais e de DEI sob o tema "DEI - Diversidade, Equidade e Inclusão".

A exemplo de Conferências anteriores o evento teve lugar nas instalações da Universidade Lusófona, em Lisboa, que gentilmente cedeu o espaço, com o objetivo de sensibilizar os participantes (rotários e não rotários), para a importância da temática da integração no mercado de trabalho de cidadãos com dificuldades intelectuais e de desenvolvimento.

O tema DEI é um conceito que reúne três termos com o objetivo de incentivar a maior pluralidade de pessoas na sua vida pessoal, social e nos espaços de trabalho. Pode parecer que estes termos se confundem, mas na verdade são complementares, pois, para garantir que haja promoção da inclusão, é preciso oferecer diversidade e equidade. É como se todos eles estivessem entrelaçados, ou seja, a diversidade é o começo, a equidade é o caminho a percorrer e a inclusão é o destino final.

Por isso na organização desta conferência foram comtemplados vários olhares e experiências com a participação de oradores de diferentes contextos e que nos apresentaram diferentes perspetivas.

Na primeira intervenção "DEI nas estatísticas da Educação" coube ao Diretor-Geral Nuno Neto Rodrigues, da Direção Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, a apresentação de dados estatísticos nacionais, demonstrativos que os alunos do 1.º ciclo ao ensino secundário, abrangidos pelas medidas da educação inclusiva, apresentam taxas acima dos 90% de sucesso.

De seguida tivemos a participação de quatro associações que, entre outras valências, apoiam a integração dos cidadãos no mercado de trabalho.

Primeiro, a Associação VILA COM VIDA, representada pela Presidente da Direção, Filipa Pinto Coelho, que na sequência de um episódio pessoal criou a Associação VILA COM VIDA para potenciar talentos, recorrendo à comunicação positiva, procurando desmistificar preconceitos e integrar cidadãos com dificuldades intelectuais ou de desenvolvimento. A associação é a representante em Portugal dos Cafés Joyeux, um modelo sustentável de trabalho com propósito, que emprega para formar e em que não se regista absentismo.

De seguida da Associação ACAPO, a Secretária da Direção, Marta Pinheiro partilhou o quanto significou, em termos de independência e exercício de cidadania, poder testar o voto eletrónico para pessoas cegas ou com baixa visão. Destacou o trabalho das 12 delegações espalhadas pelo país, que fazem a diferença na vida das pessoas em tarefas tão díspares como usar o computador ou o telemóvel, ler um livro ou como se apresentar melhor. É um trabalho que não se vê, mas que é absolutamente decisivo para uma plena integração na sociedade e no mercado de trabalho, quase sempre com um desempenho que se destaca.

Ficámos depois a conhecer o programa VALOR-T da SCML-Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, apresentado por João Mendes e que consiste numa plataforma eletrónica lançada a 1 de maio de 2020, Dia do Trabalhador. Esta plataforma digital visa aproximar cidadãos e o mercado de trabalho, estabelecendo para o efeito parcerias com as empresas, promovendo entrevistas com os candidatos, e realizando a mediação entre ambos. Um dos fatores críticos de sucesso que destacou é a rede de parcerias estabelecida.

A encerrar este conjunto de intervenções recebemos a Associação SALVADOR, com o testemunho na primeira pessoa, do Presidente e Fundador Salvador Mendes de Almeida. Esta é uma Associação fundada há 20 anos e que se dedica às pessoas com mobilidade reduzida e que não depende de fundos públicos. A sua ação assenta em mecenato, voluntariado e consignação de IRS, tendo movimentado cerca de 2 milhões de euros só no último ano. Ajuda os cidadãos a preparar o processo para obter o financiamento para cadeiras de rodas junto da Segurança Social. Apoia na adaptação de automóveis para pessoas com mobilidade reduzida e a realizar obras em casa. Outra das áreas de atuação é o desporto, realizam diversos eventos de convívio e apoiam 9 modalidades de desporto adaptado, realizam também, ações de emprego ativo, ações de sensibilização em escolas e autarquias. Por último partilhou que as empresas estão cada vez mais proativas na integração de pessoas com dificuldades intelectuais ou de desenvolvimento e partilhou alguns bons exemplos dessa integração.

A finalizar tivemos a participação da Presidente da Comissão Distrital DEI, Companheira Past-Governadora Mara Duarte, que desenvolveu o tema "Ser e Estar mais diverso, equitativo e inclusivo em Rotary", ressaltando a importância destes temas para os rotários, que desde sempre os abraçaram com atenção e agora com redobrada energia.

Em conclusão, a destacar a inclusão como primeiro patamar de mudança na educação e os vários olhares de associações dedicadas à integração plena de cidadãos com dificuldades intelectuais ou de desenvolvimento, que tocam vidas e contribuem decisivamente para a sua transformação onde um longo e árduo caminho medeia a segregação de outrora e a plena integração e realização pessoal e profissional dos nossos dias.

A inclusão e a supressão das dificuldades intelectuais e de desenvolvimento deve, pois, ser encarada como um direito.

Uma frase sintetiza esta conferência rotária: "Como as aves, as pessoas são diferentes em seus voos, mas iguais no direito de voar."

Comissão Distrital de Serviços Profissionais