72ª VOG - RC LISBOA-NORTE

16-03-2022

A última Visita Oficial do Governador do Distrito 1960, realiza-se tradicionalmente ao clube de origem do Companheiro que desempenha a função. Assim foi em 16 de março quando o Companheiro Paulo Martins visitou o seu próprio clube, o Rotary Club de Lisboa- Norte, onde ingressou em 1991, depois de ter sido rotaractista desde 1980 no Rotaract Club Lisboa-Norte.

Depois desta longa caminhada iniciada em 7 de setembro, para a 72ª VOG, encontravam-se no Hotel Marriott, para receber o Governador, o Presidente do clube, Companheiro José Morgado Ribeiro e demais companheiros da Direção.

Realizou-se de seguida a reunião com o Conselho Diretor onde o foi possível apreciar o esforço e resiliência do clube para ultrapassar esta fase complicada da pandemia que vem condicionando a sua ação. As reuniões estão a voltar ao presencial e muitas vezes envolvendo o Rotaract. Foi registado com apreço o reforço do Quadro Social, com a admissão, nesta VOG, de duas sócias.

O Jantar Festivo, realizado no mesmo hotel, registou a presença de mais de uma centena de participantes, que não quiseram deixar de acompanhar o Governador Paulo Martins nesta visita ao seu clube. A registar a presença da família do Companheiro Paulo Martins (mulher, filhos, mãe, irmaos e cunhado). Estiveram também presentes os Past-Governadores Alberto Maia e Costa, José Carlos Estorninho, Abílio Lopes e Isabel, António Mendes e Leonor, Ilda Braz, Mara Duarte, Roberto Carvalho e Rita, o Governador Eleito Vítor Cordeiro, o Governador Indicado David Valente, o Governador Designado Paulo Taveira Sousa, a Representante Distrital do Rotaract D1960 Inês Grego Oliveira, o Presidente do Rotaract Club Lisboa Norte- Francisco Figueiredo, Presidentes de Clubes, diversos Governadores Assistentes, nomeadamente para o clube, o Companheiro Alexandre Vieira, vários Companheiros da Equipa Distrital e visitantes em representação de muitos clubes e ainda jovens do Rotaract Lisboa Norte, familiares e amigos.

O clube anfitrião fez-se representar pela quase totalidade dos seus sócios, facto reconhecido com apreço pelo Governador. Em nome dos sócios do clube o Companheiro Jorge Oliveira dirigiu sentidas palavras evocativas deste relevante momento. Foram admitidas duas jovens companheiras, uma delas que havia sido Rotakids em Loulé, há cerca de 20 anos.

Na sua intervenção o Presidente Companheiro José Morgado Ribeiro saudou os presentes e deu as boas-vindas ao Governador, salientando ser um dos empenhados membros do clube, referindo que estava de regresso à sua casa.

No momento da sua intervenção o Governador saudou todos os que se quiseram associar a esta última etapa da longa Caminhada VOG, iniciada seis meses antes, tendo muitos dos presentes participado em várias das visitas, salientando que apesar da adversidade sempre foi sua determinação que todas as visitas decorressem presencialmente, o que aconteceu com um saldo foi muito positivo. Evocou o enorme gosto de estar a visitar oficialmente o seu clube, na senda dos anteriores Governadores de distrito oriundos do seu clube, os Companheiros António Russel -1983/ 84, José Maria Goncalves Pereira - 1994/95, Joaquim Esperança - 2010/11, guardando de todos excelentes memórias.

Recordou ainda, com emoção, os companheiros que partiram nos últimos três anos e que tanto gostariam de estar hoje aqui, como o seu Pai, Companheiro Vasco Martins.

Reforçou a importância dos pilares em que assenta a Visão de Rotary para termos uma organização mais forte e de ação - somos Pessoas de Ação e em Ação que escolheram Servir para Transformar Vidas.

Destacou a importância do desenvolvimento do quadro social - Crescer Mais para Servir Mais, exortando que aqueles que são apenas afilhados sejam também padrinhos de outros companheiros.

Em reconhecimento à sua família próxima distinguiu a sua mulher Teresa Lameiras com o reconhecimento PAUL HARRIS FELLOW, que estendeu também aos filhos Constança e Francisco, pelo apoio sempre disponível e sacrifício familiar durante este ano rotário, a que se seguiram palavras sentidas de agradecimento da Teresa, ilustrando as qualidades rotárias e paixão colocadas ao serviço do Distrito pelo Companheiro Paulo Martins.

O Governador reconheceu diversos companheiros do clube com vinte ou mais anos de Rotary (ele incluído), um exemplo a seguir de dedicação e entrega à causa rotaria.

Seguiu-se a troca de lembranças entre o Governador e o Presidente do clube, a entrega de um galhardete do lema do ano ao Presidente do Rotaract Club Lisboa Norte, tendo o Governador solicitado a seu lado o Companheiro Acílio Gala que foi o primeiro Presidente do Rotaract Club Lisboa-Norte, hoje rotário no clube de Lisboa-Benfica.

A reunião festiva terminou com uma surpresa para o Governador, a oferta pela irmã Maria João e Irmão Rui, de uma reprodução em tela da fotografia oficial do Companheiro Paulo Martins, enquanto Governador do Distrito 1960, e que em seguimento partilharam com os presentes, palavras de orgulho e muito carinho pelo trabalho desenvolvido em Rotary pelo Irmão mais velho, um apaixonado pelo movimento rotário desde 1980, nos tempos do Rotaract.