69ª VOG - RC ENTRONCAMENTO

09-03-2022

No dia 9 de março o Governador Paulo Martins realizou a Visita Oficial ao Rotary Club do Entroncamento. O encontro com o Presidente do clube, Companheiro Sérgio Gomide realizou-se no Hotel Gameiro.

Seguiu-se a apresentação de cumprimentos ao Presidente da Câmara Municipal do Entroncamento, Dr. Jorge Faria e sua equipa, que realçou o valioso trabalho do clube no apoio à comunidade. O Governador saudou a profícua parceria entre a Autarquia e o clube ao longo das últimas quatro décadas. Foram debatidos temas como o apoio aos refugiados ucranianos e comungando neste domínio da ideia que a cooperação deve ser palavra de ordem.

Foi em seguida efetuada visita à Unidade de Cuidados Continuados da Santa Casa da Misericórdia do Entroncamento, relevante unidade de serviços médicos e sociais que serve a região envolvente do Entroncamento. A visita foi liderada pelo Senhor Provedor Filinto Falcão que é Rotário e membros equipa médica. Esta unidade tem merecido apoio regular do clube.

A reunião com o Conselho Diretor ocorreu na sede do clube, na qual o Governador pode apreciar o Plano de Ação, a sua excelente parceria na ação humanitária não só com a CM Entroncamento como com a CM Golegã e CM Vila Nova da Barquinha. De acentuar o relevante apoio à educação com atribuição de nove bolsas de estudo, parte delas com apoio da Fundação Rotária Portuguesa e diversos Prémios de Mérito Escolar. O clube mantém contribuições regulares para a FRP e TRF, plantação de arvores em várias zonas dos concelhos que o Clube serve, apoia famílias carenciadas com bens alimentares e desenvolve o projeto PARE, inovador no apoio ao envelhecimento com a parceria com um grupo de voluntários.

O Jantar Festivo realizado na Vila Nova da Barquinha, registou grande adesão com a presença de companheiros visitantes próximos, dos Presidentes das Autarquias do Entroncamento, Dr. Jorge Faria, da Golegã, Dr. António Camilo e da Vereadora de Vila Nova da Barquinha, Dra. Paula Pontes, a quem o Governador entregou galhardetes do ano.

Momento alto da celebração foi a homenagem ao Profissional do Ano, atribuída ao empresário João Alberto Cardoso. Foi atribuído ao Presidente do clube, um reconhecimento Paul Harris Fellow, cujo emblema foi aposto pelo Governador. O Presidente saudou os presentes, abordou as atividades do clube para o ano em curso e apreciou a forma com estava a decorrer a VOG, o que foi enaltecido pelo Governador Paulo Martins, sem perder de vista a importância do trabalho em equipa no seio do clube e interclubes para fazer face aos desafios e recordou o ditado "a união faz a força", determinante para o reforço de Servir para Transformar Vidas.

No final da sua intervencao o Companheiro Paulo Martins Diplomas de reconhecimento aos companheiros com vinte ou mais anos de vida rotaria, destacando o seu exemplo.