60ª VOG - RC SINES

16-02-2022

A doze visitas do final desta caminhada VOG, a 60ª Visita realizou-se no dia 16 de fevereiro, ao Rotary Club de Sines, um dos mais jovens do Distrito. O encontro ocorreu na empresa Em Viagem, no Parque Empresarial de Sines, com o Presidente do clube Companheiro João Raposo, os Companheiros Governador Assistente João Peralta, Jorge Lucas Coelho, Presidente das Comissões Distritais de Juventude e de Comunicação e Imagem Publica de Rotary, e outros companheiros do clube.

Seguiu-se a apresentação de cumprimentos na Câmara Municipal de Sines, recebidos pelo seu Vice-Presidente, Dr. Fernando Ramos que reforçou a disposição do município estabelecer parcerias com o RC Sines, reconhecendo o mérito da sua ação na comunidade, tendo o Governador por seu lado evocado o propósito de Servir para Transformar Vidas, desígnio de Rotary que a Autarquia acompanha no trabalho conjunto desenvolvido. Abordou o projeto Arvore Eterna Companheira, em que o clube planta um número de arvores igual ao número de sócios, neste caso vinte, com apoio da Autarquia e escolas, que colheu aprovação entusiástica do Autarca. Igualmente a implementação do Programa FRAD - Frente Rotaria Anti diabetes no rastreio da diabetes juntos dos habitantes de Sines.

Para melhor conhecer esta terra que foi de Vasco da Gama realizou-se uma breve caminhada pela bela zona histórica de Sines.

Ainda na companhia do Vice-Presidente da Câmara foi efetuada visita ao Espaço Sénior num dos bairros de Sines, coordenado pela Autarquia, espaço de convívio e atividades dos Seniores onde está a decorrer o projeto "Dress a Girl" com a confeção de roupas para crianças e jovens dos Palops, numa iniciativa integrada na iniciativa de Empoderamento de Meninas e que conta com o apoio do RC Sines.

A visita aos Bombeiros Voluntários de Sines, teve receção pelo seu Presidente e membros da Equipa, com visita às instalações. O Governador apreciou o trabalho dos Bombeiros no terreno como soldados da paz e a colaboração com o RC Sines, na disponibilização de uma viatura recuperada, que será entregue em Cabo Verde junto do RC Mindelo, e que será uma mais-valia para os destinatários. No momento de troca de lembranças o Governador colocou o Pin do ano ao Presidente dos Bombeiros, em reconhecimento do seu trabalho e sua equipa no servir a Comunidade.

A Radio Sines, instalada no edifício dos Bombeiros, foi a próxima paragem e a oportunidade de o Governador conceder uma entrevista sobre a Visita Oficial ao RC Sines e ação rotaria do distrito.

A comitiva dirigiu-se então ao novo Hospital HPA em Sines, em que dois dos seus Diretores integram a partir desta data o clube. Trata-se de uma excelente e nova unidade hospitalar de grande mais-valia para o litoral alentejano.

Na reunião com o Conselho Diretor, na sua sede, o Governador pode apreciar o Plano de Ação do clube nesta fase de recuperação pós-pandemia, o esforço em aumentar continuamente o quadro social e intensificar o apoio à comunidade em várias áreas de enfoque. Vão avançar com o Projeto Arvore Eterna Companheira. De registar nos diversos projetos o apoio a Cabo Verde - RC Mindelo com quem perspetivam estabelecer uma geminação, o apoio à Instituição Farol que cuida de meninas com dificuldades, o apoio ao Espaço Sénior, todos eles bons exemplos de Servir para Transformar Vidas, que o RC Sines desenvolve. Foi lançado o desafio para a formação de um clube Interact.

O Jantar Festivo no restaurante Arte & Sal, junto ao mar em São Torpes, que decorreu num ambiente descontraído e familiar, contou com a presença do Vice-Presidente da CM Sines, dos Companheiros GA João Peralta e Mário Pereira do RC Barreiro e Jorge Lucas Coelho e António Moura do RC Lisboa. Foram admitidos três sócios, tendo o Presidente do clube agradecido a visita do Companheiro Paulo Martins, reconhecido pela dedicação que este dedicou à preenchida jornada em Sines.
O Governador, numa intervenção cheia de significado, teve oportunidade de apreciar o desenvolvimento socioeconómico que a zona apresenta, salientando a importância de Rotary e do clube no desenvolvimento de projetos em parceria com a Autarquia apelando a um forte compromisso de todos para um efetivo trabalho em equipa. Desafiou os companheiros do clube a apadrinharem um clube na vasta região do litoral alentejano e a estabelecerem parcerias com os clubes do interior ou mesmo do Algarve, territórios mais próximos. Por fim salientou o entusiasmo existente em Sines para se continuar a fazer cumprir Rotary.