58ª VOG - RC ALCOBAÇA

14-02-2022

No dia 14 de fevereiro o Governador deslocou-se a Alcobaça para a 58ª do ano rotário 2021/2022. O encontro no átrio da Câmara Municipal de Alcobaça, com o Presidente Rotary Club de Alcobaça, Companheiro Carlos Bonifácio , o GA Companheiro José António Correia e vários companheiros do clube deu cumprimento à apresentação de cumprimentos ao Presidente da Autarquia, Dr. Herminio Rodrigues, que confirmou a excelente relação de parceria entre o clube e Câmara Municipal, a aprofundar, nomeadamente na área das Bolsas de Estudo com apoio da Fundação Rotária Portuguesa e na área da Imagem Publica de Rotary, com a recuperação do Marco Rotário numa das rotundas da cidade. A Autarquia irá disponibilizar placards publicitários para a campanha # Juntos Salvamos Vidas, a favor do combate à Pólio. O Governador saudou o clima de cooperação existente em várias áreas entre Câmara e o histórico clube de Alcobaça, a reforçar, e agradeceu a concessão da magnifica sede ao clube local e o apoio prestado ao RC da Benedita, na organização do Seminário de Formação Distrital.

Seguiram-se breves entrevistas concedidas pelo Presidente do clube e pelo Governador ao Jornal Região de Cister.

Foi em seguimento efetuada uma visita ao histórico e belo Convento de Coz, numa localidade dos arredores de Alcobaça, que contou também com a presença de vários companheiros do clube e do Presidente da Junta de Freguesia local.

O notável marco rotário, localizado numa das rotundas da cidade, edificado em 2011 por ocasião da Conferencia D1960, ano em que foi Governador o saudoso Companheiro e Amigo Joaquim Esperança, foi a paragem que se seguiu na visita do Governador.

A reunião com o Conselho Diretor do Clube, realizada na sede, antecedida de lanche, foi a oportunidade para o Governador apreciar as linhas mestras da ação rotaria do clube, condicionadas por estes dois anos de pandemia. O clube vai reforçar o quadro e está determinado a voltar às reuniões presencial tao depressa a pandemia o permita.

O Jantar Festivo no Restaurante Trindade, fronteiro ao magnífico Mosteiro de Alcobaça, restrito aos companheiros do clube, que estiveram presentes quase a 100 %, facto muito relevante, e poucos visitantes, decorreu num ambiente caloroso e de muito companheirismo.

Estiveram também presentes, para alem Governador Assistente, representantes dos clubes de Rio Maior e de Torres Vedras. Foi emblemado um novo sócio, elevando para dezoito sócios o quadro social do Clube. O Presidente saudou os presentes e fez alusão às atividades desenvolvidas.

O Governador saudou o clube e a sua ação, a presença de fundadores e de ex-Interactistas de Alcobaça, fundado em 1964, um dos primeiros Interact Clubes fundados no mundo, encorajou os Companheiros a unir esforços com paixão e resiliência para continuarem a Servir para Transformar Vidas e reconheceu os companheiros com mais de vinte anos de vida rotaria, exaltando o seu exemplo.