51ª VOG - RC FARO

01-02-2022

Para a 51ª Visita Oficial do Governador, realizada em 1 de fevereiro, o Companheiro Paulo Martins foi recebido no Hotel Eva pela Presidente do clube Companheira Helena Louro.

Seguiram então para o centro histórico de Faro para um almoço de companheirismo com as presenças do Governador Assistente Companheiro José Galamba e vários Companheiros.

O Governador e comitiva foram depois recebidos na Câmara Municipal de Faro pelo seu Vice-Presidente Paulo Santos a quem foram apresentados os protocolares cumprimentos. Foi reconhecido pela Autarquia o relevante papel do clube no apoio à comunidade ao longo dos sessenta anos da sua história, tendo o Governador apelado a que seja dada continuidade a excelente cooperação entre o clube e a autarquia.

Antecedendo a Realização da Reunião com o Conselho Diretor e numa visita guiada ao Museu da Cidade o Governador pode apreciar diversas marcas da presença romana e árabe na cidade.

A reunião de trabalho realizada na sede do clube, no centro da cidade foi a oportunidade para o Governador apreciar o Plano de Atividades reforçando o dinamismo do clube na ação de Servir para Transformar Vidas, no apoio à Fundação Rotária Portuguesa e à The Rotary Foundation, neste último caso com a atribuição de dois reconhecimentos Paul Harris Fellow, cujo valor será destinado ao Fundo Anual Programas. Esta em curso a formação de um Rotaract ligado a Universidade do Algarve. Relevante ainda a participação em projetos humanitários em parceria com outros clubes e o projeto "Ver bem para aprender melhor" no apoio aos jovens com problemas de visão. O clube está geminado com o RC Chaves (D1970) e ambos empenhados em dinamizar o conhecimento da histórica Estrada Nacional 2, em parceria com outros Clubes por onde ela passa nos seus vastos 738 km.

O Jantar Festivo, que se realizou no Hotel Eva, contou com a presença de companheiros visitantes e convidados e do GA José Galamba, num ambiente de caloroso companheirismo.

O Governador recordou a marca que o Rotary Clube de Faro, o primeiro a ser formado na zona mais a sul do distrito, em 1961, tem colocado na sua ação humanitária de Servir para Transformar Vidas. Apelou ao trabalho em equipa, em que "a união faz a força", como diz o ditado popular, mais relevante em momentos de adversidade como este da pandemia e suas consequências. Agraciou os Companheiros com mais de vinte anos de vida rotária, recordando como é importante evocar o passado para afirmar o presente e construir o futuro.